Motivados pelo aperfeiçoamento técnico em tempos de atividades a distância, em abril, a RJE ofereceu dois ciclos de formações para a comunidade educativa e contou com a participação de mais de 2.000 professores. A primeira, ministrada pela Profª. Monica Py e Prof. Jones Quadros da UNISINOS, teve como foco o técnico ferramental, abordando o uso do Microsof Teams, responsável por integrar pessoas, conteúdo e ferramentas. Dias depois, aconteceu uma nova formação focada no didático-metodológico sobre “A experiência da aprendizagem na sala de aula virtual”, dada pelos educadores Bruno Bittencourt, Dinara Dal Pai e Gustavo Borba, todos professores da UNISINOS.
As formações aconteceram na plataforma Teams e foram organizadas em várias turmas para atender a toda comunidade educativa.
Na formação “A experiência da aprendizagem na sala de aula virtual” foram abordados tópicos como: Engajamento e empatia; Uso do Moodle; Orientações técnicas para a gravação das aulas; Check-out, Feedbacks e Check-list de aula; além de uma série de atividades práticas que poderão ser realizadas com os estudantes. A aula com duração de 1h30min está disponível na plataforma Moodle para consulta, link: https://www.moodlerje.com.br/course/view.php?id=10045
Para o Diretor-Presidente da Rede Jesuíta de Educação Básica, Irmão Raimundo Ramos, SJ, dar conta das exigências do trabalho com as diversas tecnologias tem sido um desafio e colaborar com a formação é um caminho muito importante que todos devem trilhar. “Temos gerado oportunidades espetaculares de novos aprendizados e deslocamentos do nosso fazer pedagógico, relacional e humano”, destaca.
Participante das duas formações, a Orientadora Educacional da Unidade de Ensino I do Colégio Catarinense, Adriana Maurina, partilhou que “os eventos estão sendo de grande capacitação e abertura dos insights criativos nos professores, fazendo-os vivenciar e transformar os conteúdos com novas estratégias para aplicação com os estudantes”.
De acordo com um dos professores e coordenador do Instituto de Formação de Professores da UNISINOS, Prof. Dr. Gustavo Borba, o principal legado daquele momento é o fato de agora terem uma comunidade com mais de 2.000 professores interagindo e compartilhando na plataforma Moodle. Segundo o professor, o espaço é para os educadores baixarem os materiais da atividade e também colocar materiais complementares e dicas. E ele anima: “se quiserem gravar vídeos explicando suas práticas, seria muito legal. Nossa ideia é colocar estes vídeos, documentos e práticas na seção final da nossa comunidade no Moodle – criamos dois fóruns para isso: um geral e um para professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais”.
Diversas iniciativas sobre novos métodos das atividades a distâncias já foram realizadas pelas Unidades da RJE, é possível conhecer algumas seguindo nossas redes sociais e site.