II Congresso RJE | VII Congresso Inaciano de Educação

 

Em comemoração aos 10 anos da Rede Jesuíta de Educação (RJE), será realizado, de 06 de 09 de agosto, nas dependências da PUC-Rio e do Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ), o II Congresso da Rede Jesuíta de Educação Básica | VII Congresso Inaciano de Educação. O evento receberá membros das equipes diretivas das 17 unidades educativas da RJE, educadores, famílias e estudantes, com o objetivo de proporcionar experiências significativas e reflexões à luz da Identidade Inaciana, partilhar experiências e ações de inovação pedagógica, considerando os desafios emergentes e impactos na educação jesuítica.

A programação inclui conferências, mesas redondas e oficinas. A primeira edição do Congresso, realizada em 2019 no Colégio São Luís, em São Paulo (SP), reuniu aproximadamente 380 pessoas.

Este será o tema central do Congresso. Ele retoma a visão de futuro, traçada ainda no primeiro ciclo de Planejamento Estratégico da Rede, que tem como horizonte o ano de 2025: “Ser uma rede de centros inovadores de aprendizagem integral que educam para a cidadania global, com uma gestão colaborativa e sustentável”. 

No I Congresso, o foco foi Cidadania Global e, para 2024, a proposta é destacar o empenho que tem sido empreendido na  consolidação de “centros inovadores de aprendizagem integral”. Essa busca pela constituição de centros inovadores poderia nos levar a movimentos disruptivos em relação às práticas tradicionais.  Entretanto, no contexto educativo da Companhia de Jesus, a inovação nos aproxima da nossa tradição,  e não o contrário. A tradição jesuítica, que é viva e atenta aos sinais dos tempos, inspira abertura e  ousadia para construir projetos e processos que respondam aos desafios da sociedade  contemporânea. A reflexão sobre inovação pedagógica tem sido o motor que impulsionou os principais  movimentos da Rede nesses últimos anos.

Conferências

Conferência de abertura

A tradição espiritual e pedagógica inaciana propulsora de inovações educacionais

 07 de Agosto | 8h15

Pe. José Alberto Mesa, SJ

Secretário mundial para a Educação Básica da Companhia de Jesus

 

Mediador: Pedro Risaffi secretário-executivo da RJE, coordenador geral do Congresso

Conferência 

Inovação na educação contemporânea em vista de um futuro cheio de esperança

 07 de Agosto | 10h45

Por que educamos hoje?

David Martín Díaz

Educador espanhol

Membro do Conselho Consultivo da Fundação Tomillo

Autor da obra Por que educamos?

Novas abordagens para a Pedagogia Inaciana

Pe. Johnny Go, SJ

Educador filipino

Decano do Gokongwei Brothers School of Education and Learning Design

Autor da obra Aprender por Refração

Mediadora: Ana Loureiro, assessora pedagógica da RJE

Conferência 

Futuro da Educação

08 de Agosto | 16h15

Inovações em curso na educação brasileira

Claudia Costin

Fundadora e diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (FGV-CEIPE)

Professora visitante na Faculdade de Educação de Harvard

Ex-diretora global de Educação do Banco Mundial

Tecnologias podem qualificar as inovações em educação?

Rafael Parente

Professor

Autor da obra Como educar famílias para futuros desafiadores

Ex-secretário de Educação do Distrito Federal (DF)

Mediador: Gustavo Borba, decano da Indústria Criativa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), conselheiro da Canadian Playful Schools Network (Recel/CPSN), palestrante e pesquisador na área do Design Estratégico.

Conferência 

Inovações em curso e necessárias na Educação Católica

09 de Agosto | 8h15

Irmã Adair Aparecida Sberga, FMA

Diretora executiva da Rede Salesiana de Escolas

Conselheira 1ª vice-presidente da Anec

Pe. Sérgio Mariucci, SJ

Secretário para a educação da Província dos Jesuítas do Brasil

Reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Presidente do Conselho Superior da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec)

Oficinas

Ignatian Leadership

Oficina sobre a obra recém-publicada pelo autor: Leading with Depth, tematizando a liderança inaciana.

Oficina realizada em inglês.

Pe. Johnny Go, SJ

Learning by Refraction 

Oficina sobre a obra Aprender por Refração.

Oficina realizada em inglês.

Pe. Johnny Go, SJ

Educación Changemaker

Las personas necesitan convertirse en «agentes de cambio» («changemakers») con el fin de hacer frente a los problemas del día a día, de sus propias vidas y al cúmulo de problemas humanos y medioambientales que perturban el bienestar colectivo. Por ello, fomentan las capacidades de colaboración, creatividad, innovación, resolución de problemas y aprendizaje constante.

Oficina realizada em espanhol.

Prof. David Díaz

Aprendizagem refrativa aplicada ao projeto inter e multidisciplinar utilizando o design thinking

Equipe do Colégio São Francisco Xavier (Sanfra)

Hospitalidade e democracia: experiências com migração e refúgio nos Anos Finais do Ensino Fundamental II do Colégio Medianeira

Equipe do Colégio Medianeira

As Experiências Oportunizadas pela Integração Curricular como Prática de Inovação na Educação Infantil

Equipe do Colégio dos Jesuítas

Potencializando o Acompanhamento dos Estudantes do Ensino Médio através do Power BI.

Equipe do Colégio dos Jesuítas

Núcleos Acadêmicos como espaços de aprendizagens em trânsito: a experiência do Núcleo Acadêmico de Incentivo ao Conhecimento (NAIC) no Colégio Antônio Vieira.

Equipe do Colégio Antônio Vieira

Aprendendo a Aprender – acompanhando a avaliação da aprendizagem escolar.

Equipe do Colégio Anchieta (RJ)

Avaliação no Mapa das Aprendizagens: Um desafio para a Educação Integral.

Equipe do Colégio Anchieta (RS)

A relação entre o cérebro e a música e seus efeitos na aprendizagem: uma abordagem neurocientífica.

Equipe do Colégio Anchieta (RS)

A Mentoria como experiência de acompanhamento dos estudantes no Colégio Santo Inácio-Rio.

Equipe do Colégio Santo Inácio (RJ)

O trabalho com eixos de série como possibilidade para um currículo integrado

Equipe do Colégio Santo Inácio (RJ)

O uso de Círculos de Construção de Paz e Práticas Restaurativas na Mediação de Conflitos (Transformando conflitos em aprendizado de reconciliação e justiça).

Equipe do Colégio Loyola

Automatize seu CRM com a Inteligência Artificial.

Equipe do Colégio Loyola

Miniempresa.

Equipe do Colégio Catarinense

Pausa inaciana: o cultivo da vida interior no cotidiano da escola.

Equipe do Colégio São Luís

Redes Sociais, proteção de dados e Inteligência Artificial.

Equipe do Colégio São Luís

Projeto Liderança Cidadã.

Equipe da ETE FMC

Projeto Integrado: um novo modelo de avaliação prática interdisciplinar gamificada.

Equipe da ETE FMC

Laboratórios de Vida: Implementações no currículo das dimensões “espiritualidade”, “desenvolvimento socioemocional” e “protagonismo, liderança e empreendedorismo social”.

Equipe do Colégio Diocesano

Projeto curricular ‘O Peregrino’: Um caminho para a formação integral inspirado em Inácio de Loyola.

Equipe do Colégio Diocesano

Diretrizes da Língua Inglesa na Educação Infantil.

Equipe da Escola Nhá Chica

Mesas-Redondas

Educação Jesuíta: Aspectos históricos 

    • Dr. Pe. Mário Sündermann (Colégio Loyola) – PROJETO EDUCATIVO COMUM E GESTÃO COLABORATIVA EM REDE NO CONTEXTO INSTITUCIONAL DA REDE JESUÍTA DE EDUCAÇÃO NO BRASIL. 
    • Dr. Ir. Epifanio Barbosa Lima – CONTRIBUIÇÕES DA PRODUÇÃO INTELECTUAL DO PE. PETER HANS KOLVENBACH, SJ PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NAS INSTITUIÇÕES JESUÍTAS NO BARSIL (1983 A 2008).
    • Dr. Dário Schneider (Colégio Anchieta POA) – EDUCAÇÃO JESUÍTICA: DIÁLOGO ENTRE TRADIÇÃO E ATUALIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS ORIENTADORES DA GESTÃO EDUCACIONAL DA REDE JESUÍTA DE EDUCAÇÃO (1980 A 2019).

Mediação: A confirmar

Educação Jesuíta: Aspectos formativos

  • Dr. Alessandro França Quadrado (Medianeira) – POR UMA PRÁXIS EDUCATIVA JESUÍTA: A FORMAÇÃO DE JOVENS PESQUISADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMETIDOS COM A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. 
  • Dr. Ir. Jorge de Paula (SANFRA) – TESSITURAS SOBRE O PAR DOCÊNCIA E CORPO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA EDUCACIONAL ENTRE 2018 E 2022. 
  • Dr. Paulo Henrique Cavalcanti (Loyola) – A FORMAÇÃO HUMANA NA EDUCAÇÃO JESUÍTA: FINALIDADES E PROPÓSITOS FORMATIVOS. 

Mediação: A confirmar

A sociedade contemporânea: tendências e desafios 

  • Ms. Vinicius Soares Pinto (Medianeira) – O MAGIS INACIANO FRENTE ÀS TENDÊNCIAS NEOLIBERAIS NA ESCOLA JESUÍTA. 
  • Ms. Welerson Spada (Jesuítas) – GRUPOS DE DISCUSSÃO NO WHATSAPP COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA. 
  • Ms. Fabiano Carneiro (Loyola) – FAMÍLIA E ESCOLA: DOS GRUPOS DE WHATSAPP À PARCERIA DO ACOMPANHAMENTO. 

Mediação: Dr. Alexandre Marins (Anchieta RJ)

Processos de Inovação Educacional  

  • Ms. Douglas Rodolfo Papale (ETE) – A EDUCAÇÃO 4.0 NA ESCOLA TÉCNICA DE ELETRÔNICA FRANCISCO MOREIRA DA COSTA: PERCEPÇÕES DE GESTÃO E DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 
  • Ms. Ciro Pablo Costa Soares (Loyola) – A INOVAÇÃO NO ENSINO MÉDIO NA PERCEPÇÃO DOS ATORES ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO LOYOLA. 
  • Ms. Danielle Maria Vieira França Simas (Jesuítas) – A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL: UM OLHAR PARA OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM. 

Mediação: Ms. Caroline L. Ribeiro (ETE)

Formação de Professores e Acompanhamento docente 

  • Ms. Paula Motta Batista (Loyola) – A PRÁTICA DO PROFESSOR DISCERNIDOR E A RESPONSABILIDADE DO GESTOR NA CONDUÇÃO DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS. 
  • Ms. Danieli de Sousa Trigueiro (Padre Arrupe) – A FORMAÇÃO DOCENTE EM SERVIÇO: A CONSTRUÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL, FUNDAMENTADA NA EDUCAÇÃO JESUÍTICA COM VISTAS À FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO. 
  • Ms. Valdiléa Queiroz Pontes (Vieira) – AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE À LUZ DOS DOCUMENTOS NORTEADORES E DA PERCEPÇÃO DOS SUJEITOS AVALIADOS. 

Mediação: A confirmar

Formação integral e protagonismo estudantil 

  • Ms. Marcio Longhi (Anchieta POA) – OS PROJETOS FORMATIVOS COMO MEIO DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E ESPIRITUAIS-RELIGIOSAS: UMA ABORDAGEM NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INTEGRAL. 
  • Ms. Mariana Consulmagno Fávero (Jesuítas) – FORMAÇÃO INTEGRAL: UM ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO DOS ESTUDANTES NA DIMENSÃO SOCIOEMOCIONAL NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. 

Mediação: A confirmar

Currículo integrado e inovação pedagógica

  • Ms. Emily Silva – INTEGRAÇÃO CURRICULAR BILÍNGUE NA PROMOÇÃO DA CIDADANIA GLOBAL: ESTUDOS SOBRE PRÁTICAS CURRICULARES INTEGRADORAS EM CENÁRIO BILÍNGUE NO COLÉGIO ANCHIETA DE NOVA FRIBURGO. (Anchieta NF)
  • Ms. Andréa da Silva Oliveira – INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Reinvenção das Relações de Ensino e Aprendizagem? (Vieira)

Mediação: Ms. Louisa Schroter (CC)

Liderança e gestão na perspectiva da formação integral 

  • Ms. Luciane Costa dos Santos (Anchieta POA) – “Formação para a liderança e a gestão no Colégio Anchieta: uma proposição formativa” 
  • Ms. Adriana Maurina C. S. de Araújo (Catarinense) – “Os ditos e os não ditos da estrutura organizacional: um estudo dos limites e das possibilidades das relações estabelecidas na estrutura organizacional de uma escola jesuíta”.
  • Ms. Maria Dalva S. R. Mendes (Padre Arrupe) – “Gestão educacional e formação integral: experiências e desafios em escolas e colégios da Rede Jesuíta de Educação”.

Mediação: Ms. Sérgio S. de Santana (Vieira)

O trabalho em rede na Província dos Jesuítas do Brasil:  Assistência Social e Comunicação

  • Sra. Leila Pizzato e Ms. Tatiane Sant’Ana – Coordenadoras de Assistência Social da BRA
  • Ms. Paulo Moregola – Coordenador da Comunicação BRA

Mediação: A confirmar

Notícias do Congresso

Informações gerais

Locais: PUC-RioRua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea | Rio de Janeiro – RJ
              Colégio Santo InácioRua São Clemente, 226 – Botafogo | Rio de Janeiro – RJ

Datas: 06 a 09 de agosto