![banner-1900x600](https://redejesuitadeeducacao.com.br/wp-content/uploads/2024/04/banner-1900x600-1.jpg)
II Congresso RJE | VII Congresso Inaciano de Educação
Em comemoração aos 10 anos da Rede Jesuíta de Educação (RJE), será realizado, de 06 de 09 de agosto, nas dependências da PUC-Rio e do Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ), o II Congresso da Rede Jesuíta de Educação Básica | VII Congresso Inaciano de Educação. O evento receberá membros das equipes diretivas das 17 unidades educativas da RJE, educadores, famílias e estudantes, com o objetivo de proporcionar experiências significativas e reflexões à luz da Identidade Inaciana, partilhar experiências e ações de inovação pedagógica, considerando os desafios emergentes e impactos na educação jesuítica.
A programação inclui conferências, mesas redondas e oficinas. A primeira edição do Congresso, realizada em 2019 no Colégio São Luís, em São Paulo (SP), reuniu aproximadamente 380 pessoas.
Este será o tema central do Congresso. Ele retoma a visão de futuro, traçada ainda no primeiro ciclo de Planejamento Estratégico da Rede, que tem como horizonte o ano de 2025: “Ser uma rede de centros inovadores de aprendizagem integral que educam para a cidadania global, com uma gestão colaborativa e sustentável”.
No I Congresso, o foco foi Cidadania Global e, para 2024, a proposta é destacar o empenho que tem sido empreendido na consolidação de “centros inovadores de aprendizagem integral”. Essa busca pela constituição de centros inovadores poderia nos levar a movimentos disruptivos em relação às práticas tradicionais. Entretanto, no contexto educativo da Companhia de Jesus, a inovação nos aproxima da nossa tradição, e não o contrário. A tradição jesuítica, que é viva e atenta aos sinais dos tempos, inspira abertura e ousadia para construir projetos e processos que respondam aos desafios da sociedade contemporânea. A reflexão sobre inovação pedagógica tem sido o motor que impulsionou os principais movimentos da Rede nesses últimos anos.
Pré-Congresso
Os educadores das unidades educativas da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) estão convidados a postarem, na plataforma Educate Magis, o resultado das suas reflexões e conversas locais sobre o documento Inovação pedagógica: contexto e proposta da Rede Jesuíta de Educação Básica, lançado no mês de maio. Todo o material coletado neste processo será subsídio para uma futura edição do Projeto Educativo Comum (PEC) da RJE. Clique aqui e participe.
Conferências
Conferência de abertura
A tradição espiritual e pedagógica inaciana propulsora de inovações educacionais
07 de Agosto | 8h15
Pe. José Alberto Mesa, SJ
Secretário mundial para a Educação Básica da Companhia de Jesus
Mediador: Pedro Risaffi secretário-executivo da RJE, coordenador geral do Congresso
Conferência
Inovação na educação contemporânea em vista de um futuro cheio de esperança
07 de Agosto | 10h45
Por que educamos hoje?
David Martín Díaz
Educador espanhol
Membro do Conselho Consultivo da Fundação Tomillo
Autor da obra Por que educamos?
Novas abordagens para a Pedagogia Inaciana
Pe. Johnny Go, SJ
Educador filipino
Decano do Gokongwei Brothers School of Education and Learning Design
Autor da obra Aprender por Refração
Mediadora: Ana Loureiro, assessora pedagógica da RJE
Conferência
Futuro da Educação
08 de Agosto | 16h15
Inovações em curso na educação brasileira
Claudia Costin
Fundadora e diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (FGV-CEIPE)
Professora visitante na Faculdade de Educação de Harvard
Ex-diretora global de Educação do Banco Mundial
Tecnologias podem qualificar as inovações em educação?
Rafael Parente
Professor
Autor da obra Como educar famílias para futuros desafiadores
Ex-secretário de Educação do Distrito Federal (DF)
Mediador: Gustavo Borba, decano da Indústria Criativa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), conselheiro da Canadian Playful Schools Network (Recel/CPSN), palestrante e pesquisador na área do Design Estratégico.
Conferência
Inovações em curso e necessárias na Educação Católica
09 de Agosto | 8h15
Irmã Adair Aparecida Sberga, FMA
Diretora executiva da Rede Salesiana de Escolas
Conselheira 1ª vice-presidente da Anec
Laura Habckost Dalla Zen
Decana da Escola da Indústria Criativa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Gestão Educacional (Unisinos)
Mediador: Pe. Sérgio Mariucci, SJ, secretário de educação da Província dos Jesuítas do Brasil, reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e presidente do Conselho Superior da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec)
Horários
1º dia – 06 de agosto | Terça-feira (PUC-Rio) |
||
Horário |
Atividade |
Local |
15h | Credenciamento | Pilotis Ala Kennedy |
16h30 | Missa de abertura Pres.: Cardeal Orani Tempesta, O.Cist. Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro |
Igreja do Sagrado Coração de Jesus |
17h30 | Cerimônia de abertura | Pilotis Ala Kennedy |
18h30 | Confraternização | Pilotis Ala Kennedy |
21h30 | Encerramento | Pilotis Ala Kennedy |
2º dia – 07 de agosto | Quarta-feira (PUC-Rio) |
||
Horário | Atividade | Local |
8h | Oração da manhã | Pilotis Ala Kennedy |
8h15 | Conferência de abertura: A tradição espiritual e pedagógica inaciana propulsora de inovações educacionais. | Pilotis Ala Kennedy |
10h | Intervalo / Exposição de pôsteres | Pilotis Ala Kennedy |
10h45 | Conferência: Inovação na educação contemporânea em vista de um futuro cheio de esperança. | Pilotis Ala Kennedy |
Atividade paralela para os alunos participantes.
|
||
12h30 | Almoço | |
14h | Experiências de Inovação Pedagógica: Oficinas | 1º andar Ala Kennedy |
15h30 | Intervalo / Exposição de pôsteres | Pilotis Ala Kennedy |
16h15 | Experiências de Inovação Pedagógica: Oficinas | Salas 1º andar Ala Kennedy |
17h45 | Pausa Inaciana | Pilotis Ala Kennedy |
18h | Encerramento | Pilotis Ala Kennedy |
3º dia – 08 de agosto | Quinta-feira (PUC-Rio) |
||
Horário | Atividade | Local |
8h | Oração da manhã | Pilotis Ala Kennedy |
8h15 | Provocações estudantis | Pilotis Ala Kennedy |
10h15 | Intervalo / Exposição de pôsteres | Pilotis Ala Kennedy |
11h | Experiências de Inovação Pedagógica: Mesas-Redondas | Salas 1º andar Ala Kennedy |
12h30 | Almoço | |
14h | Experiências de Inovação Pedagógica: Oficinas | Salas 1º andar Ala Kennedy |
15h30 | Intervalo / Exposição de pôsteres | Pilotis Ala Kennedy |
16h15 | Conferência: O futuro da educação | Pilotis Ala Kennedy |
18h15 | Pausa Inaciana | Pilotis Ala Kennedy |
18h30 | Encerramento | Pilotis Ala Kennedy |
4º dia – 09 de agosto | Sexta-feira (Colégio Santo Inácio) |
||
Horário | Atividade | Local |
8h | Oração da manhã | Auditório Padre Arrupe |
8h15 | Conferência: Inovações em curso e necessárias na Educação Católica | Auditório Padre Arrupe |
Atividade para os estudantes: Elaboração da Carta dos Estudantes do II Congresso da RJE |
Auditório Antônio Vieira | |
9h40 | Intervalo | Pátio do Sino |
10h10 | Cerimônia de encerramento do Congresso | Auditório Padre Arrupe |
11h30 | Missa de Encerramento | Igreja Santo Inácio |
12h30 | Opcional e mediante inscrição: almoço e visita guiada ao Colégio Santo Inácio. |
Mesas-Redondas
1. Educação Jesuíta: Aspectos históricos
Mediação: Prof. Dr. Rodrigo Manoel Dias da Silva (Unisinos) |
2. Educação Jesuíta: Aspectos formativos
Mediação: Prof. Dr. Roberto Rafael Dias da Silva (Unisinos) |
3. A sociedade contemporânea: tendências e desafios
Mediação: Dr. Alexandre Marins (Anchieta RJ) |
4. Processos de Inovação Educacional
Mediação: Ms. Caroline L. Ribeiro (ETE FMC) |
5. Formação de Professores e Acompanhamento docente
Mediação: Profª. Drª. Ana Cristina Ghisleni (Unisinos) |
6. Formação integral e protagonismo estudantil
Mediação: Profª. Drª. Maria Aparecida Marques da Rocha (Unisinos) |
7. Currículo integrado e inovação pedagógica
Mediação: Ms. Louisa Schroter (CC) |
8. Liderança e gestão na perspectiva da formação integral
Mediação: Ms. Sérgio S. de Santana (Vieira) |
9. O trabalho em rede na Província dos Jesuítas do Brasil: Assistência Social e Comunicação
Mediação: Dr. Pe. Roberto Barros, SJ |
Oficinas
1. Ignatian LeadershipOficina sobre a obra recém-publicada pelo autor: Leading with Depth, tematizando a liderança inaciana. Oficina realizada em inglês. |
|
2. Learning by RefractionOficina sobre a obra Aprender por Refração. Oficina realizada em inglês. |
|
3. Educación ChangemakerLas personas necesitan convertirse en «agentes de cambio» («changemakers») con el fin de hacer frente a los problemas del día a día, de sus propias vidas y al cúmulo de problemas humanos y medioambientales que perturban el bienestar colectivo. Por ello, fomentan las capacidades de colaboración, creatividad, innovación, resolución de problemas y aprendizaje constante. Oficina realizada em espanhol. |
|
4. Aprendizagem refrativa aplicada ao projeto inter e multidisciplinar utilizando o design thinking |
|
5. Hospitalidade e democracia: experiências com migração e refúgio nos Anos Finais do Ensino Fundamental II do Colégio Medianeira |
|
6. As Experiências Oportunizadas pela Integração Curricular como Prática de Inovação na Educação Infantil |
|
7. Potencializando o Acompanhamento dos Estudantes do Ensino Médio através do Power BI |
|
8. Núcleos Acadêmicos como espaços de aprendizagens em trânsito: a experiência do Núcleo Acadêmico de Incentivo ao Conhecimento (NAIC) no Colégio Antônio Vieira |
|
9. Aprendendo a Aprender – acompanhando a avaliação da aprendizagem escolar |
|
10. Avaliação no Mapa das Aprendizagens: Um desafio para a Educação Integral |
|
11. A relação entre o cérebro e a música e seus efeitos na aprendizagem: uma abordagem neurocientífica |
|
12. A Mentoria como experiência de acompanhamento dos estudantes no Colégio Santo Inácio-Rio |
|
13. O trabalho com eixos de série como possibilidade para um currículo integrado |
|
14. O uso de Círculos de Construção de Paz e Práticas Restaurativas na Mediação de Conflitos (Transformando conflitos em aprendizado de reconciliação e justiça) |
|
15. Automatize seu CRM com a Inteligência Artificial |
|
16. Miniempresa |
|
17. Pausa inaciana: o cultivo da vida interior no cotidiano da escola |
|
18. Redes Sociais, proteção de dados e Inteligência Artificial |
|
19. Projeto Liderança Cidadã |
|
20. Projeto Integrado: um novo modelo de avaliação prática interdisciplinar gamificada |
|
21. Laboratórios de Vida: Implementações no currículo das dimensões “espiritualidade”, “desenvolvimento socioemocional” e “protagonismo, liderança e empreendedorismo social” |
|
22. Projeto curricular ‘O Peregrino’: Um caminho para a formação integral inspirado em Inácio de Loyola |
|
23. Diretrizes da Língua Inglesa na Educação Infantil |
|
Pôsteres
Expositores |
Unidade |
Título do Pôster |
Lívia da Silva Moraes |
Anchieta – RJ |
Assembleia Anchietana – Líderes do Amanhã |
Elaine Machado da Silva Guaralde |
Anchieta – RJ |
Trilhas Ecológicas – Reconectando Vidas |
Juliana Sens |
Catarinense |
Educação Musical: A importância do aprendizado musical a partir dos preceitos inacianos |
Deane Monteiro Gomes |
Catarinense |
Os Compromissos da Pedagogia Inaciana no Colégio Catarinense: O papel da fidelização na busca por laços duradouros |
Melissa Misiuk de Castro |
Catarinense |
Avaliação em sua Conduta Inaciana: Desafios e oportunidades para novos tempos. |
Emanuelly Elanny Andrade Pinheiro |
Esar |
A aprendizagem integral do sujeito relacionada aos espaços de aprendizagem escolar extra sala de aula |
Francisco Murilo Soares de Matos |
Esar |
A apropriação de tecnologias digitais como ampliadores da formação em cidadania global |
Giulianna Gomes de Almeida |
Jesuítas |
A importância do desenvolvimento das habilidades socioemocionais para a formação integral dos estudantes |
Daniela Bigonha Bovareto Silveira |
Jesuítas |
Um olhar sobre a formação integral no contexto educacional do Colégio dos Jesuítas |
Roberta Souza Pascoal Fortunato |
Jesuítas |
A prática de incluir: Concepções e possibilidades |
Guilherme Araújo Nascimento |
Loyola |
Práticas de Inclusão Escolar e o Impacto no Atendimento de Estudantes com Altas Habilidades na RJE |
Luiz Felipe da Silva |
Medianeira |
A Compreensão da Espiritualidade Inaciana pelos Educadores do Colégio Medianeira: Perspectivas para a formação docente em vista da missão educativa |
Suzana Fernanda Ferreira de Brito |
Medianeira |
A necessidade do olhar inaciano na construção de sujeitos em um contexto de rápidas mudanças |
Manoel Araújo Granja Neto |
Medianeira |
Valorização dos Seres e seus Saberes – Ressignificando Aprendizados |
Letícia Estela Cavichiolo Espindola |
Medianeira |
Da Aprendizagem Integral Inovadora à Formação de Lideranças Socioambientais |
Fabíola Jéssica da Silva Godoy Pereira |
Medianeira |
Dimensão Espiritual Religiosa nas Práticas Pedagógicas da Educação Infantil de uma Escola Jesuíta |
Allan Beckmann Costa |
Medianeira |
Um Olhar para os Documentos Norteadores do Componente de História de uma Escola Jesuíta, na Perspectiva da Didática da História |
Karina Sayuri Itiyama |
Medianeira |
Mão da América |
Fernando Damian Cruz Lopez |
Sanfra |
Passaporte para a Cidadania Global |
Jaqueline Kuroshima Capalbo |
Sanfra |
Pedagogia Inaciana: Formação Integral e as habilidades socioemocionais |
Kátia Dos Santos Monteiro |
Sanfra |
Ferramentas tecnológicas: impacto na prática na Educação Infantil diante da pandemia. |
Cesar Augusto Tovar Silva |
Santo Inácio – RJ |
Os Jesuítas e a Arte: as linguagens artísticas nos documentos educacionais da Companhia de Jesus |
Danielle Leal de Brito Melo |
Santo Inácio – RJ |
Pedagogia Inaciana e Experiência de Fé Transformadora: uma abordagem considerando as três primeiras séries do Ensino Fundamental 1 |
Sílvia de Oliveira Fernandes |
Santo Inácio – RJ |
A importância da Pedagogia Inaciana para formação dos estudantes do século XXI |
Bruno Alves Baião e Michelle Gonçalves Custódio |
Santo Inácio – RJ |
Cidadãos no e para o Mundo: construindo cidades sustentáveis |
Renilda Teixeira Pereira |
São Luís |
A Constituição do Educador Magis no Ambiente Escolar Inaciano: Elementos Essenciais |
Rosilene Aparecida de Oliveira |
São Luís |
Os Referenciais de Construção Identitária dos Alunos do 6º Ano do Colégio São Luís e a Pedagogia Inaciana como Fundamento Influenciador |
Notícias do Congresso
Vídeos
Informações gerais
Locais: PUC-Rio – Av. Padre Leonel Franca, s/n – Gávea | Rio de Janeiro – RJ
Colégio Santo Inácio – Rua São Clemente, 226 – Botafogo | Rio de Janeiro – RJ
Datas: 06 a 09 de agosto
Patrocinadores:
![4](https://redejesuitadeeducacao.com.br/wp-content/uploads/2024/07/4.png)
![2](https://redejesuitadeeducacao.com.br/wp-content/uploads/2024/07/2.png)
![3](https://redejesuitadeeducacao.com.br/wp-content/uploads/2024/07/3.png)
![1](https://redejesuitadeeducacao.com.br/wp-content/uploads/2024/07/1.png)
![5](https://redejesuitadeeducacao.com.br/wp-content/uploads/2024/07/5.png)
![Design sem nome (1)](https://redejesuitadeeducacao.com.br/wp-content/uploads/2024/07/Design-sem-nome-1-9.png)