II Congresso RJE | VII Congresso Inaciano de Educação

 

Em comemoração aos 10 anos da Rede Jesuíta de Educação (RJE), será realizado, de 06 de 09 de agosto, nas dependências da PUC-Rio e do Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ), o II Congresso da Rede Jesuíta de Educação Básica | VII Congresso Inaciano de Educação. O evento receberá membros das equipes diretivas das 17 unidades educativas da RJE, educadores, famílias e estudantes, com o objetivo de proporcionar experiências significativas e reflexões à luz da Identidade Inaciana, partilhar experiências e ações de inovação pedagógica, considerando os desafios emergentes e impactos na educação jesuítica.

A programação inclui conferências, mesas redondas e oficinas. A primeira edição do Congresso, realizada em 2019 no Colégio São Luís, em São Paulo (SP), reuniu aproximadamente 380 pessoas.

Este será o tema central do Congresso. Ele retoma a visão de futuro, traçada ainda no primeiro ciclo de Planejamento Estratégico da Rede, que tem como horizonte o ano de 2025: “Ser uma rede de centros inovadores de aprendizagem integral que educam para a cidadania global, com uma gestão colaborativa e sustentável”. 

No I Congresso, o foco foi Cidadania Global e, para 2024, a proposta é destacar o empenho que tem sido empreendido na  consolidação de “centros inovadores de aprendizagem integral”. Essa busca pela constituição de centros inovadores poderia nos levar a movimentos disruptivos em relação às práticas tradicionais.  Entretanto, no contexto educativo da Companhia de Jesus, a inovação nos aproxima da nossa tradição,  e não o contrário. A tradição jesuítica, que é viva e atenta aos sinais dos tempos, inspira abertura e  ousadia para construir projetos e processos que respondam aos desafios da sociedade  contemporânea. A reflexão sobre inovação pedagógica tem sido o motor que impulsionou os principais  movimentos da Rede nesses últimos anos.

Pré-Congresso


Os educadores das unidades educativas da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) estão convidados a postarem, na plataforma Educate Magis, o resultado das suas reflexões e conversas locais sobre o documento
Inovação pedagógica: contexto e proposta da Rede Jesuíta de Educação Básica, lançado no mês de maio. Todo o material coletado neste processo será subsídio para uma futura edição do Projeto Educativo Comum (PEC) da RJE. Clique aqui e participe.

Conferências

Conferência de abertura

A tradição espiritual e pedagógica inaciana propulsora de inovações educacionais

 07 de Agosto | 8h15

Pe. José Alberto Mesa, SJ

Secretário mundial para a Educação Básica da Companhia de Jesus

 

Mediador: Pedro Risaffi secretário-executivo da RJE, coordenador geral do Congresso

Conferência 

Inovação na educação contemporânea em vista de um futuro cheio de esperança

 07 de Agosto | 10h45

Por que educamos hoje?

David Martín Díaz

Educador espanhol

Membro do Conselho Consultivo da Fundação Tomillo

Autor da obra Por que educamos?

Novas abordagens para a Pedagogia Inaciana

Pe. Johnny Go, SJ

Educador filipino

Decano do Gokongwei Brothers School of Education and Learning Design

Autor da obra Aprender por Refração

Mediadora: Ana Loureiro, assessora pedagógica da RJE

Conferência 

Futuro da Educação

08 de Agosto | 16h15

Inovações em curso na educação brasileira

Claudia Costin

Fundadora e diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (FGV-CEIPE)

Professora visitante na Faculdade de Educação de Harvard

Ex-diretora global de Educação do Banco Mundial

Tecnologias podem qualificar as inovações em educação?

Rafael Parente

Professor

Autor da obra Como educar famílias para futuros desafiadores

Ex-secretário de Educação do Distrito Federal (DF)

Mediador: Gustavo Borba, decano da Indústria Criativa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), conselheiro da Canadian Playful Schools Network (Recel/CPSN), palestrante e pesquisador na área do Design Estratégico.

Conferência 

Inovações em curso e necessárias na Educação Católica

09 de Agosto | 8h15

Irmã Adair Aparecida Sberga, FMA

Diretora executiva da Rede Salesiana de Escolas

Conselheira 1ª vice-presidente da Anec

Laura Habckost Dalla Zen

Decana da Escola da Indústria Criativa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Gestão Educacional (Unisinos)

Mediador: Pe. Sérgio Mariucci, SJ, secretário de educação da Província dos Jesuítas do Brasil, reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e presidente do Conselho Superior da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec)

Horários

1º dia 06 de agosto | Terça-feira  (PUC-Rio)

Horário

Atividade

Local
15h  Credenciamento Pilotis Ala Kennedy
16h30  Missa de abertura
Pres.: Cardeal Orani Tempesta, O.Cist.
Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro
Igreja do Sagrado Coração de Jesus 
17h30 Cerimônia de abertura 
18h30  Confraternização Pilotis Ala Kennedy
21h30 Encerramento

 

 2º dia – 07 de agosto | Quarta-feira (PUC-Rio)

Horário Atividade Local
8h Oração da manhã Pilotis Ala Kennedy
8h15  Conferência de abertura: A tradição espiritual e pedagógica inaciana propulsora de inovações educacionais. 
10h  Intervalo / Exposição de pôsteres Pilotis Ala Kennedy
10h45  Conferência: Inovação na educação contemporânea em vista de um futuro cheio de esperança. 
Atividade paralela para os alunos participantes.
12h30  Almoço 
14h  Experiências de Inovação Pedagógica: Oficinas  1º andar Ala Kennedy
15h30  Intervalo / Exposição de pôsteres Pilotis Ala Kennedy
16h15  Experiências de Inovação Pedagógica: Oficinas 1º andar Ala Kennedy
17h45  Pausa Inaciana 
18h Encerramento

 

3º dia – 08 de agosto | Quinta-feira (PUC-Rio)

Horário Atividade Local
8h Oração da manhã Pilotis Ala Kennedy
8h15  Provocações estudantis 
10h15  Intervalo / Exposição de pôsteres  Pilotis Ala Kennedy
11h Experiências de Inovação Pedagógica: Mesas-Redondas  Miniauditórios
12h30  Almoço 
14h Experiências de Inovação Pedagógica: Oficinas 1º andar Ala Kennedy
15h30  Intervalo / Exposição de pôsteres  Pilotis Ala Kennedy
16h15  Conferência: O futuro da educação  Pilotis Ala Kennedy
18h15 Pausa Inaciana
18h30  Encerramento

 

4º dia – 09 de agosto | Sexta-feira (Colégio Santo Inácio)

Horário Atividade Local
8h Oração da manhã 
8h15 Conferência: Inovações em curso e necessárias na Educação Católica Auditório Padre Arrupe
Atividade para os estudantes: Elaboração da Carta dos Estudantes
do II Congresso da RJE
Auditório Antônio Vieira
9h40  Intervalo
10h10 Cerimônia de encerramento do Congresso  Auditório Padre Arrupe
11h30  Missa de Encerramento Igreja Santo Inácio
12h30 Opcional e mediante inscrição: almoço e visita guiada ao Colégio Santo Inácio.

Mesas-Redondas

1. Educação Jesuíta: Aspectos históricos 

    • Dr. Pe. Mário Sündermann (Colégio Loyola) – PROJETO EDUCATIVO COMUM E GESTÃO COLABORATIVA EM REDE NO CONTEXTO INSTITUCIONAL DA REDE JESUÍTA DE EDUCAÇÃO NO BRASIL. 
    • Dr. Ir. Epifanio Barbosa Lima – CONTRIBUIÇÕES DA PRODUÇÃO INTELECTUAL DO PE. PETER HANS KOLVENBACH, SJ PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NAS INSTITUIÇÕES JESUÍTAS NO BRASIL (1983 A 2008).
    • Dr. Dário Schneider (Colégio Anchieta POA) – DIÁLOGO ENTRE TRADIÇÃO E ATUALIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS ORIENTADORES DA GESTÃO EDUCACIONAL DA REDE JESUÍTA DE EDUCAÇÃO (1980 A 2019).

Mediação: Prof. Dr. Rodrigo Manoel Dias da Silva (Unisinos)

2. Educação Jesuíta: Aspectos formativos

  • Dr. Alessandro França Quadrado (Medianeira) – POR UMA PRÁXIS EDUCATIVA JESUÍTA: A FORMAÇÃO DE JOVENS PESQUISADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMETIDOS COM A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. 
  • Dr. Ir. Jorge de Paula (SANFRA) – TESSITURAS SOBRE O PAR DOCÊNCIA E CORPO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA EDUCACIONAL ENTRE 2018 E 2022. 
  • Dr. Paulo Henrique Cavalcanti (Loyola) – A FORMAÇÃO HUMANA NA EDUCAÇÃO JESUÍTA: FINALIDADES E PROPÓSITOS FORMATIVOS. 

Mediação: Prof. Dr. Roberto Rafael Dias da Silva (Unisinos)

3. A sociedade contemporânea: tendências e desafios 

  • Ms. Vinicius Soares Pinto (Medianeira) – O MAGIS INACIANO FRENTE ÀS TENDÊNCIAS NEOLIBERAIS NA ESCOLA JESUÍTA. 
  • Ms. Welerson Spada (Jesuítas) – GRUPOS DE DISCUSSÃO NO WHATSAPP COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA. 
  • Ms. Fabiano Carneiro (Loyola) – FAMÍLIA E ESCOLA: DOS GRUPOS DE WHATSAPP À PARCERIA DO ACOMPANHAMENTO. 

Mediação: Dr. Alexandre Marins (Anchieta RJ)

4. Processos de Inovação Educacional  

  • Ms. Douglas Rodolfo Papale (ETE) – A EDUCAÇÃO 4.0 NA ESCOLA TÉCNICA DE ELETRÔNICA FRANCISCO MOREIRA DA COSTA: PERCEPÇÕES DE GESTÃO E DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 
  • Ms. Ciro Pablo Costa Soares (Loyola) – A INOVAÇÃO NO ENSINO MÉDIO NA PERCEPÇÃO DOS ATORES ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO LOYOLA. 
  • Ms. Danielle Maria Vieira França Simas (Jesuítas) – A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL: UM OLHAR PARA OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM. 

Mediação: Ms. Caroline L. Ribeiro (ETE FMC)

5. Formação de Professores e Acompanhamento docente 

  • Ms. Paula Motta Batista (Loyola) – A PRÁTICA DO PROFESSOR DISCERNIDOR E A RESPONSABILIDADE DO GESTOR NA CONDUÇÃO DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS. 
  • Ms. Danieli de Sousa Trigueiro (Padre Arrupe) – A FORMAÇÃO DOCENTE EM SERVIÇO: A CONSTRUÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL, FUNDAMENTADA NA EDUCAÇÃO JESUÍTICA COM VISTAS À FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO. 
  • Ms. Valdiléa Queiroz Pontes (Vieira) – AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE À LUZ DOS DOCUMENTOS NORTEADORES E DA PERCEPÇÃO DOS SUJEITOS AVALIADOS. 

Mediação: Profª. Drª. Ana Cristina Ghisleni (Unisinos)

6. Formação integral e protagonismo estudantil 

  • Ms. Marcio Longhi (Anchieta POA) – OS PROJETOS FORMATIVOS COMO MEIO DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E ESPIRITUAIS-RELIGIOSAS: UMA ABORDAGEM NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INTEGRAL. 
  • Ms. Mariana Consulmagno Fávero (Jesuítas) – FORMAÇÃO INTEGRAL: UM ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO DOS ESTUDANTES NA DIMENSÃO SOCIOEMOCIONAL NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. 

Mediação: Profª. Drª. Maria Aparecida Marques da Rocha (Unisinos)

7. Currículo integrado e inovação pedagógica

  • Ms. Emily Silva – INTEGRAÇÃO CURRICULAR BILÍNGUE NA PROMOÇÃO DA CIDADANIA GLOBAL: ESTUDOS SOBRE PRÁTICAS CURRICULARES INTEGRADORAS EM CENÁRIO BILÍNGUE NO COLÉGIO ANCHIETA DE NOVA FRIBURGO. (Anchieta NF)
  • Ms. Andréa da Silva Oliveira – INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Reinvenção das Relações de Ensino e Aprendizagem? (Vieira)

Mediação: Ms. Louisa Schroter (CC)

8. Liderança e gestão na perspectiva da formação integral 

  • Ms. Luciane Costa dos Santos (Anchieta POA) – “Formação para a liderança e a gestão no Colégio Anchieta: uma proposição formativa” 
  • Ms. Adriana Maurina C. S. de Araújo (Catarinense) – “Os ditos e os não ditos da estrutura organizacional: um estudo dos limites e das possibilidades das relações estabelecidas na estrutura organizacional de uma escola jesuíta”.
  • Ms. Maria Dalva S. R. Mendes (Padre Arrupe) – “Gestão educacional e formação integral: experiências e desafios em escolas e colégios da Rede Jesuíta de Educação”.

Mediação: Ms. Sérgio S. de Santana (Vieira)

9. O trabalho em rede na Província dos Jesuítas do Brasil:  Assistência Social e Comunicação

  • Sra. Leila Pizzato e Ms. Tatiane Sant’Ana – Coordenadoras de Assistência Social da BRA
  • Ms. Paulo Moregola – Coordenador da Comunicação BRA

Mediação: Dr. Pe. Roberto Barros, SJ

Oficinas

1. Ignatian Leadership

Oficina sobre a obra recém-publicada pelo autor: Leading with Depth, tematizando a liderança inaciana.

Oficina realizada em inglês.

Pe. Johnny Go, SJ

2. Learning by Refraction 

Oficina sobre a obra Aprender por Refração.

Oficina realizada em inglês.

Pe. Johnny Go, SJ

3. Educación Changemaker

Las personas necesitan convertirse en «agentes de cambio» («changemakers») con el fin de hacer frente a los problemas del día a día, de sus propias vidas y al cúmulo de problemas humanos y medioambientales que perturban el bienestar colectivo. Por ello, fomentan las capacidades de colaboración, creatividad, innovación, resolución de problemas y aprendizaje constante.

Oficina realizada em espanhol.

Prof. David Díaz

4. Aprendizagem refrativa aplicada ao projeto inter e multidisciplinar utilizando o design thinking

Equipe do Colégio São Francisco Xavier (Sanfra)

5. Hospitalidade e democracia: experiências com migração e refúgio nos Anos Finais do Ensino Fundamental II do Colégio Medianeira

Equipe do Colégio Medianeira

6. As Experiências Oportunizadas pela Integração Curricular como Prática de Inovação na Educação Infantil

Equipe do Colégio dos Jesuítas

7. Potencializando o Acompanhamento dos Estudantes do Ensino Médio através do Power BI

Equipe do Colégio dos Jesuítas

8. Núcleos Acadêmicos como espaços de aprendizagens em trânsito: a experiência do Núcleo Acadêmico de Incentivo ao Conhecimento (NAIC) no Colégio Antônio Vieira

Equipe do Colégio Antônio Vieira

9. Aprendendo a Aprender – acompanhando a avaliação da aprendizagem escolar

Equipe do Colégio Anchieta (RJ)

10. Avaliação no Mapa das Aprendizagens: Um desafio para a Educação Integral

Equipe do Colégio Anchieta (RS)

11. A relação entre o cérebro e a música e seus efeitos na aprendizagem: uma abordagem neurocientífica

Equipe do Colégio Anchieta (RS)

12. A Mentoria como experiência de acompanhamento dos estudantes no Colégio Santo Inácio-Rio

Equipe do Colégio Santo Inácio (RJ)

13. O trabalho com eixos de série como possibilidade para um currículo integrado

Equipe do Colégio Santo Inácio (RJ)

14. O uso de Círculos de Construção de Paz e Práticas Restaurativas na Mediação de Conflitos (Transformando conflitos em aprendizado de reconciliação e justiça)

Equipe do Colégio Loyola

15. Automatize seu CRM com a Inteligência Artificial

Equipe do Colégio Loyola

16. Miniempresa

Equipe do Colégio Catarinense

17. Pausa inaciana: o cultivo da vida interior no cotidiano da escola

Equipe do Colégio São Luís

18. Redes Sociais, proteção de dados e Inteligência Artificial

Equipe do Colégio São Luís

19. Projeto Liderança Cidadã

Equipe da ETE FMC

20. Projeto Integrado: um novo modelo de avaliação prática interdisciplinar gamificada

Equipe da ETE FMC

21. Laboratórios de Vida: Implementações no currículo das dimensões “espiritualidade”, “desenvolvimento socioemocional” e “protagonismo, liderança e empreendedorismo social”

Equipe do Colégio Diocesano

22. Projeto curricular ‘O Peregrino’: Um caminho para a formação integral inspirado em Inácio de Loyola

Equipe do Colégio Diocesano

23. Diretrizes da Língua Inglesa na Educação Infantil

Equipe da Escola Nhá Chica

Pôsteres

Expositores

Unidade

Título do Pôster

Lívia da Silva Moraes

Anchieta – RJ

Assembleia Anchietana – Líderes do Amanhã 

Elaine Machado da Silva Guaralde

Anchieta – RJ

Trilhas Ecológicas – Reconectando Vidas

Juliana Sens

Catarinense

Educação Musical: A importância do aprendizado musical a partir dos preceitos inacianos

Deane Monteiro Gomes

Catarinense

Os Compromissos da Pedagogia Inaciana no Colégio Catarinense: O papel da fidelização na busca por laços duradouros

Melissa Misiuk de Castro

Catarinense

Avaliação em sua Conduta Inaciana: Desafios e oportunidades para novos tempos.

Emanuelly Elanny Andrade Pinheiro

Esar

A aprendizagem integral do sujeito relacionada aos espaços de aprendizagem escolar extra sala de aula

Francisco Murilo Soares de Matos

Esar

A apropriação de tecnologias digitais como ampliadores da formação em cidadania global

Giulianna Gomes de Almeida

Jesuítas

A importância do desenvolvimento das habilidades socioemocionais para a formação integral dos estudantes

Daniela Bigonha Bovareto Silveira

Jesuítas

Um olhar sobre a formação integral no contexto educacional do Colégio dos Jesuítas

Roberta Souza Pascoal Fortunato

Jesuítas

A prática de incluir: Concepções e possibilidades

Guilherme Araújo Nascimento

Loyola

Práticas de Inclusão Escolar e o Impacto no

Atendimento de Estudantes com Altas Habilidades na RJE

Luiz Felipe da Silva

Medianeira

A Compreensão da Espiritualidade Inaciana pelos Educadores do Colégio Medianeira: Perspectivas para a formação docente em vista da missão educativa

Suzana Fernanda Ferreira de Brito

Medianeira

A necessidade do olhar inaciano na construção de sujeitos em um contexto de rápidas mudanças

Manoel Araújo Granja Neto

Medianeira

Valorização dos Seres e seus Saberes – Ressignificando Aprendizados

Letícia Estela Cavichiolo Espindola

Medianeira

Da Aprendizagem Integral Inovadora à Formação de Lideranças Socioambientais

Fabíola Jéssica da Silva Godoy Pereira

Medianeira

Dimensão Espiritual Religiosa nas Práticas Pedagógicas da Educação Infantil de uma Escola Jesuíta

Allan Beckmann Costa

Medianeira

Um Olhar para os Documentos Norteadores do Componente de História de uma Escola Jesuíta, na Perspectiva da Didática da História

Karina Sayuri Itiyama

Medianeira

Mão da América

Fernando Damian Cruz Lopez

Sanfra

Passaporte para a Cidadania Global

Jaqueline Kuroshima Capalbo

Sanfra

Pedagogia Inaciana: Formação Integral e as habilidades socioemocionais

Kátia Dos Santos Monteiro

Sanfra

Ferramentas tecnológicas: impacto na prática na Educação Infantil diante da pandemia.

Cesar Augusto Tovar Silva

Santo Inácio – RJ

Os Jesuítas e a Arte: as linguagens artísticas nos documentos educacionais da Companhia de Jesus

Danielle Leal de Brito Melo

Santo Inácio – RJ

Pedagogia Inaciana e Experiência de Fé Transformadora: uma abordagem considerando as três primeiras séries do Ensino Fundamental 1

Sílvia de Oliveira Fernandes

Santo Inácio – RJ

A importância da Pedagogia Inaciana para formação dos estudantes do século XXI

Bruno Alves Baião e Michelle Gonçalves Custódio

Santo Inácio – RJ

Cidadãos no e para o Mundo: construindo cidades sustentáveis

Renilda Teixeira Pereira

São Luís

A Constituição do Educador Magis no Ambiente Escolar Inaciano: Elementos Essenciais

Rosilene Aparecida de Oliveira

São Luís

Os Referenciais de Construção Identitária dos Alunos do 6º Ano do Colégio São Luís e a Pedagogia Inaciana como Fundamento Influenciador

Notícias do Congresso

Informações gerais

Locais: PUC-Rio – Av. Padre Leonel Franca, s/n – Gávea | Rio de Janeiro – RJ
              Colégio Santo InácioRua São Clemente, 226 – Botafogo | Rio de Janeiro – RJ

Datas: 06 a 09 de agosto

Patrocinadores: