• Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Jesuítas
  • Educação Jesuíta
    • Constituição da Rede
    • PEC
    • Missão, visão e valores
    • Pedagogia Inaciana
    • História da Educação Jesuíta no Brasil
    • Educação Jesuíta na América Latina
    • Educação Jesuíta no Mundo
    • Renovação do Apostolado Educativo
  • Unidades
    • Colégio Anchieta (RJ)
    • Colégio Anchieta (RS)
    • Colégio Antônio Vieira (BA)
    • Colégio Catarinense (SC)
    • Colégio Diocesano (PI)
    • Colégio dos Jesuítas (MG)
    • Colégio Loyola (MG)
    • Colégio Medianeira (PR)
    • Escola Santo Afonso Rodriguez (PI)
    • Colégio Santo Inácio (CE)
    • Colégio Santo Inácio (RJ)
    • Colégio São Francisco Xavier (SP)
    • Colégio São Luís (SP)
    • CEPAC (RJ)
    • Escola Nhá Chica (MG)
    • Escola Padre Arrupe (PI)
    • Escola Técnica de Eletrônica (MG)
  • Notícias
  • Publicações
  • Projetos
  • Vídeos
  • Congresso
  • Contato
Nova webinar da RJE reflete o processo de avaliação em formato remoto

No dia 01 de junho, aconteceu um novo momento de formação exclusivo para a comunidade educativa da RJE e reuniu cerca de 160 educadores. O encontro virtual tratou do tema “Avaliação da aprendizagem: reflexões sobre a aplicação em formato remoto” e foi idealizado e apresentado pelo Comitê Currículo da Rede. Fazem parte do Comitê os educadores: Ana Loureiro, Daniel Accioly e Pe. Tárcio do Colégio Santo Inácio (RJ), Claudia Miranda do Colégio Medianeira (PR), José Teixeira (Zelão) do Colégio Antônio Vieira (BA), Maria Margareth do Colégio Diocesano (PI) e Paulo Henrique Cavalcanti do Colégio dos Jesuítas (MG).

A ideia da realização da webinar surgiu a partir da reação dos diretores acadêmicos à postagem de uma decisão do governo argentino em não computar as notas de avaliações das instituições educativas daquele país. Para o comitê, era necessário trazer o assunto para a reflexão de todos como rede, já que falar sobre avaliação da aprendizagem, é tratar do currículo em seu sentido mais abrangente.

Coordenadora do comitê e Diretora Pedagógica do Colégio Santo Inácio do RJ, Ana Loureiro, partilha quais objetivos da webinar: “Primeiramente, olhar o tema como um dos elementos mais desafiadores e instigadores do cotidiano escolar, e darmo-nos conta de que avaliar a aprendizagem já se apresenta dessa forma presencialmente, mas que se intensifica em tempos remotos. Apresentar também princípios norteadores da avaliação da aprendizagem, indicando a necessidade de que tenha caráter diagnóstico, formativo e processual. E que quando tratamos de formar integralmente, há valores que necessitam ser contemplados, como a justiça e o caráter ético da avaliação”, resume.

No contexto de uma fala sobre a avaliação num cenário da pandemia, é necessário voltar a alguns princípios e fundamentos da educação jesuíta e da pedagogia inaciana, a fim iluminar nosso entendimento e nossa prática avaliativa. Não se trata, então, de se falar tanto da avaliação de aprendizagem, mas como a avaliação integra o processo formativo na interface entre o ensino e a aprendizagem. Ao se falar de avaliação somos remetidos à estreita relação entre a Espiritualidade Inaciana e a Pedagogia Inaciana.

Coordenador da Formação Cristã do Colégio dos Jesuítas e integrante do comitê, Paulo Henrique Cavalcanti, relembra um episódio importante da Rede: “No lançamento do PEC (Projeto Educativo Comum), em 2016, nos perguntávamos, conforme consta na autobiografia de Santo Inácio de Loyola: que nova vida é esta que agora começamos? Parafraseando para este nosso tempo, poderíamos nos perguntar ‘que vida é esta que agora estamos vivendo? Que escola é esta que fomos levados tanto quanto possível a instituir? E que avaliação é necessária-possível constituir para este tempo de COVID-19?’. A resposta a essas perguntas precisam considerar um elemento constitutivo do modo de ser e proceder inaciano, o discernimento. Para isso é imprescindível que nossa avaliação considere a busca inaciana por uma excelência acadêmica e humana, que é nossa forma de traduzir o sentido do Magis em educação”, considera Paulo Henrique.

A avaliação na Pedagogia Inaciana

A Pedagogia Inaciana não é prescritiva. Não há fórmulas prontas ou modelos acabados e que poderiam ser implementados de modo replicado nos mais variados contextos. De acordo com o Pe. Klein a Pedagogia Inaciana é “atitude, mentalidade e enfoque’, um modo de proceder contínuo que, mantendo a inter-relação de professor, aluno e matéria, ilumina o planejamento e a realização de qualquer atividade formativa, seja atividades em classe, teóricas e práticas, de qualquer disciplina, seja extra-classe: esportivas, culturais, religiosas, de serviço social…” (Klein, 1997a: 131). Entende-se a avaliação como uma das dimensões do Paradigma Pedagógico Inaciano.

A pedagogia inaciana pensa a avaliação como um processo de exame reflexivo sobre a prática pedagógica (metodologia, meios, estruturas, ensino e aprendizagem) em busca da magnanimidade. Sendo a quinta etapa do paradigma pedagógico inaciano é a conclusão de um ciclo e o início do outro, uma vez que oferece novos dados e informações, que se tornam insumo e abrem para um novo contexto. Nesse sentido, trata-se de uma avaliação contextualizada. Por isso, falar de avaliação em tempos de pandemia à luz da tradição educativa jesuítica requer considerar: tempo, espaço e pessoas.

Para refletir sobre a Avaliação na Pedagogia Inaciana recomenda-se a referência do texto: Pedagogia Inaciana. Uma proposta prática – nos números 63 a 67. Neste documento se responde às questões:  O que se entende por “avaliação” no ensino e aprendizagem? Por que a “avaliação” é importante para o ensino e aprendizagem? Como levar o aluno à “avaliação” na aprendizagem? O que não é a “avaliação” no sentido da pedagogia inaciana?

Um trecho do documento diz que a avaliação consiste na “tomada de consciência dos educadores e dos alunos do progresso que estes realizam na aquisição de conhecimentos e no seu crescimento integral”. Ora, ao se falar de avaliação nesta perspectiva rompe-se com a visão de prestação de contas a partir de uma quantificação em forma de nota. Nesse paradigma, a avaliação é um processo e não um episódio. Por isso, fala-se de avaliação em termos de diagnóstico. O objeto de avaliação é o processo do trabalho pedagógico realizado através do ensino e da aprendizagem. Nesse sentido, professores e estudantes são sujeitos da avaliação e não seu objeto. Avalia-se neste modelo também os meios colocados à disposição do processo, envolvendo estruturas humanas e materiais, didática – no sentido das teorias e práticas que aportaram a operacionalização do trabalho pedagógica. Esse processo avaliativo ao modo de diagnóstico levanta informações relativas ao todo do processo do trabalho pedagógico. As mediações ou instrumentos que serão usados, bem como o seu enfoque – qualitativo ou quantitativo necessitam considerar tempo, espaço e pessoas. Ao integrar a avaliação na dinâmica do trabalho pedagógico que ocorre no ensino e na aprendizagem, a Pedagogia Inaciana favorece a qualificação e a melhoria do processo formativo neste contexto atípico.

Finalizando a reunião, Ana Loureiro destaca outro objetivo do momento formativo: demonstrar que os colégios Jesuítas têm fundamentos teóricos em sua origem que nos ajudam em tomadas de decisão. Os documentos sobre educação da Companhia de Jesus e a Pedagogia Inaciana, assim como a prática cotidiana do discernimento, nos dão subsídios e fundamentos para a construção de métodos e ferramentas de avaliação que revelem a concepção de mundo, pessoa e educação presentes em seu currículo.

Compartilhe esta informação:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
E-mail

Somos Jesuítas

Jesuítas Brasil
FLACSI

Contato

Telefone: (21) 3622-0236
E-mail: rje@jesuitasbrasil.org.br

A RJE

A Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) foi constituída em 2014 com o objetivo de promover o trabalho integrado entre as unidades de Educação Básica da Companhia de Jesus no Brasil a partir de desafios e identidade comum, buscando sempre o sentido de corpo apostólico.

Nossas Unidades

Colégio Anchieta (RJ)
Colégio Anchieta (RS)
Colégio Antônio Vieira (BA)
Colégio Catarinense (SC)
Colégio Diocesano (PI)
Colégio dos Jesuítas (MG)
Colégio Loyola (MG)
Colégio Medianeira (PR)
Escola Santo Afonso Rodriguez (PI)
Colégio Santo Inácio (CE)
Colégio Santo Inácio (RJ)
Colégio São Francisco Xavier (SP)
Colégio São Luís (SP)
CEPAC (RJ)
Escola Nhá Chica (MG)
Escola Padre Arrupe (PI)
Escola Técnica de Eletrônica (MG)

Redes Sociais

Rede Jesuíta de Educação Básica

© Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) – Todos os direitos reservados

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador.Ok