Alunos do CSI partilham sobre o significado da palavra ‘cuidado’

Alguns estudantes dos três segmentos do Diurno do Colégio Santo Inácio, do Rio de Janeiro, foram convidados a partilhar sobre o que significa para eles a palavra ‘cuidado’. Entre os depoimentos, destacam-se algumas palavras-chave que marcaram as falas dos inacianos, como respeitar, ajudar, acolher e ouvir.

 Para Beatriz Benevenuto, aluna do 1º ano do Ensino Fundamental, “cuidar é ajudar meu amigo no recreio”. Um gesto simples, mas de grande valor para quem necessita de atenção. Justamente o que também acredita a inaciana Helena Sodré, do 6º ano.

 “Sabe aquele amigo na Educação Física que fica sempre sozinho? Por que você não vai lá ajudar, falar que tá tudo bem, perguntar como ele está? Isso é cuidar. Cuidar é amar”, relata.

 A aluna Luísa Ferrão, do 9º ano, comenta que “cuidar é se importar e fazer alguma coisa para que faça diferença na vida do outro ou de si mesmo”. Ana Luiza Queres, estudante da 2ª série do Ensino Médio, reflete sobre a empatia: “cuidar é se pôr no lugar do outro”.

 Os depoimentos foram compartilhados em diversos vídeos nas redes sociais do CSI. O material também está disponível no canal do Colégio no YouTube. Para visualizar, basta clicar no link youtube.com/user/ColegioSantoInacio e rolar a tela até a sessão ‘shorts’. As frases também estampam painéis espalhados por todo o colégio. 

 O CSI tem a missão de cuidar em sua essência e ao longo de sua história não apenas pratica o cuidado, como o ensina tendo como base a relação com o próximo, consigo e com o mundo. A Cultura do Cuidado permeia as diversas atividades do Colégio através de formações oferecidas a toda a comunidade educativa, de diversos documentos elaborados pela própria instituição ou pela Companhia de Jesus, de iniciativas da Formação Cristã, assim como práticas de escuta ativa e de Justiça Social. Para saber mais, acesse a página da Cultura do Cuidado no site.

Compartilhe esta informação: