Eles são organizados, conscientes e comprometidos com a realidade que os cercam. Este é o perfil dos estudantes que participam da II ONU Intercolegial da RJE que acontece, virtualmente, de 22 a 24 de setembro e são esperados cerca de 120 estudantes do Ensino Médio de todos os colégios da Rede. Durante três dias, os estudantes vivenciarão a rotina de diplomatas, caracterizados como tais, defendendo a política externa de suas representações. O evento conta com participações de educadores, estudantes e antigos alunos dos colégios Santo Inácio (RJ), Loyola (MG), Medianeira (PR) e Antônio Vieira (BA).
Na edição deste ano haverá cinco comitês, que tratarão dos seguintes temas:
1 – Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) – Guerra do Tigray: Conflito Civil e a Crise Humanitária na Etiópia
2 – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) – Desenvolvimento Sustentável da Amazônia: diferentes conflitos no uso de seus recursos naturais
3 – União Europeia (UE) – Conflito Rússia e Ucrânia Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) – Crise Humanitária dos Curdos
4 -United Nations Historical Security Council (UNHSC) – Crise dos Mísseis (1962) – comitê em inglês e participação em duplas.
A iniciativa
A I ONU Intercolegial da RJE aconteceu em setembro de 2018, no Colégio Santo Inácio(RJ). A segunda edição do projeto, prevista para 2020, no Colégio Diocesano, foi adiada em função da pandemia.
Formar cidadãos globais, que pensam soluções inovadoras e criativas para o mundo, é um dos compromissos da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE). A ONU Intercolegial representa um dos projetos que reverberam essa missão. Por meio de atividades realizadas nos colégios, e também entre as instituições da RJE, a ONU Intercolegial traz à berlinda discussões atuais e problematizações importantes no afã de preparar as juventudes para um olhar descentralizado, fraterno e socialmente justo.