Feira de Projetos da ETE FMC reuniu 412 participantes

Feira de Projetos da ETE FMC reuniu 412 participantes

Entre os dias 03 e 08 de outubro aconteceu a 42ª edição da PROJETE, a Feira de Projetos da ETE FMC. Nesta edição, o evento contou com projetos de 105 equipes, totalizando 412 alunos participantes.

Muita coisa mudou na área tecnológica desde a primeira edição, realizada em 1981. Sempre acompanhando os novos tempos, os temas deste ano dialogam com o Metaverso, abordando a Realidade Virtual e também a Realidade Aumentada. A professora Ana Letícia Gomes Gonçalves, coordenadora da PROJETE 2022, explicou: “Fizemos essa escolha pois vimos uma crescente utilização desses recursos tecnológicos em diversas áreas. Há novas ferramentas que facilitam o desenvolvimento de soluções nesse segmento e vemos como uma oportunidade para expandir a visão dos nossos alunos para novas perspectivas do mercado de trabalho.

O evento se tornou ainda mais emocionante para os estudantes, já que foi realizado de forma presencial e aberta a toda comunidade, diferente dos últimos anos de pandemia em que precisou ocorrer de forma mais restrita. “A maior parte dos alunos atuais não tinham participado de uma edição presencial e, dessa forma, foi uma experiência totalmente nova”, contou Ana Letícia.

Muitas novidades aconteceram na Feira de Projetos: “A edição foi única por contar com a participação de outras unidades da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), tendo educadores como avaliadores dos projetos tecnológicos apresentados nas sessões virtuais e estudantes que apresentaram ou simplesmente acompanharam as atividades. Uma das novidades desta edição foi a possibilidade de apresentação dos trabalhos em inglês pelos estudantes interessados em concorrer nessa modalidade. Vinte e uma equipes se inscreveram e surpreenderam os avaliadores nesse quesito”, contou Coordenador do Ensino Técnico, Eduardo Abranches, .

Ainda sobre as inovações deste ano, a professora Ana Letícia destacou “a demonstração do futuro Espaço Maker da ETE FMC e a volta do ETE PLAY. Novas categorias foram inseridas em função do aprendizado que tivemos com as apresentações virtuais de 2020 e 2021. Queremos estimular múltiplas habilidades dos alunos, e não somente a competência técnica específica em um ou outro assunto”.

Alunos de outras escolas de 8º e 9º anos concorreram com trabalhos científicos por meio da Categoria Especial. Com a opção facultativa de apresentação virtual ou presencial, a categoria foi uma oportunidade para os alunos de todo o Brasil se destacarem frente à comunidade avaliados nos critérios de Relevância Social, Inovação ou Investigação, e Profundidade pelo Comitê de Seleção de Trabalhos Científicos.

Compartilhe esta informação: