Artigo: Cidadão global no mundo atual

Por Maria Luiza Lannes e Raíza Senra, estudantes do 7º ano do Colégio Anchieta, de Nova Friburgo (RJ).


Atualmente, enfrentamos diversos problemas no dia a dia, tendo como exemplo: o racismo, o machismo, a homofobia e a desigualdade social, além das dificuldades que o planeta enfrenta, como o desmatamento, a poluição, o consumo excessivo de água e o aquecimento global.

Falando dos problemas pessoais pode-se dizer que é algo muito difícil de lidar, podendo causar depressão, ansiedade ou distúrbios mentais. Pensando nisso, a sociedade procura um jeito de ajudar ou melhorar. Algumas das soluções encontradas foram as manifestações, a empatia, a doação e as eleições, além da luta pelo direito de todos.

Ao refletir sobre o mundo, percebemos algumas situações que podem afetar o futuro, já que não existem soluções permanentes, mas sim, ajudas momentâneas, tendo como atitudes contribuidoras a reciclagem, a reutilização, a economia de água, o consumo consciente e menos poluição.

Essas ajudas momentâneas não apresentam tantos resultados, pois apenas uma pequena parte da população contribui, já que a maioria das pessoas acredita que é mais fácil o descarte do que a reutilização.

Um grande apoiador da cidadania global é o Papa Francisco que criou o Laudato Si’ que é:“… uma Encíclica, na qual o Pontífice critica o consumismo e o desenvolvimento irresponsável e faz um apelo à mudança e à unificação global para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas.”

Com a contribuição de amigos, familiares e da escola, podemos adquirir conhecimentos e dicas de como se tornar a sua melhor versão, podendo assim, ajudar a nós mesmos, as pessoas ao nosso lado e ao mundo, tornando todos cidadãos globais.

Após ler esse texto, você deve estar se perguntando: o que é um cidadão global?

Cidadão global remete à uma ideia de integração com base no fato de que todos têm os mesmos direitos e responsabilidades e de que isso não depende de nação ou local. Ou seja, um conceito ligado à identidade que ultrapassa barreiras políticas e geográficas, muito mais ligado ao princípio de “humanidade”. Sendo assim, é aquele que conhece e compreende o mundo em geral e seu lugar nele, tornando nosso planeta mais igual, justo e sustentável, tendo também como visão que todo ato tem sua consequência na Terra e no modo como todos vivemos.

Compartilhe esta informação: