Matheus Accioly Lins Guimarães, estudante do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira, de Salvador (BA) conquistou a medalha de Ouro na edição de 2022 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Recentemente, o aluno foi aprovado nas três provas on-line que seleciona equipes para representar o Brasil na 16ª International Olympiad of Astronomy and Astrophysics (XVI IOAA), na Polônia, e na 15ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (XV OLAA), no Panamá.
O aluno do Vieira é um dos dois jovens baianos da rede privada classificados. Com isso, Matheus integra o seleto grupo de 364 jovens que participarão, nos dias 14 e 15 de março, no Rio de Janeiro (RJ), das provas presenciais da OBA. A etapa é composta por duas provas teóricas e duas provas observacionais.
“Sempre me interessei por assuntos relacionados à astronomia e aeronáutica e a OBA me motivou a buscar mais conhecimento. Tenho assistido a vídeos sobre os temas escolhidos para as seletivas, me dedicado à observação do céu e à leitura de livros específicos e cartas celestes. A aprendizagem tem sido constante”, afirmou Matheus.
Para Wilson de Castro, professor de Física do Vieira, a classificação de Matheus vai inspirar muitos estudantes nesta área do conhecimento.
“É uma classificação inédita, que mostra todo empenho e contribuição dele nas aulas. Participar dessa fase presencial da OBA é um reconhecimento muito importante e estamos torcendo para que ele brilhe mais uma vez”, destacou.
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
A OBA é um desafio de conhecimentos, destinado a estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, realizado anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). O objetivo da olimpíada é fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.
Com informações do Colégio Antônio Vieira.