Gonçalo Ponte Leite, estudante da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Diocesano, de Teresina (PI), é finalista da 21ª Feira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), promovida anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Poli-USP. O evento acontece entre os dias 20 e 24 de março, em São Paulo e reúne trabalhos de jovens do Brasil inteiro. O projeto, intitulado Análise da viabilidade e eficiência da filtragem de cor na quantificação do percentual de cobertura arbórea no processamento de imagens de satélite, foi orientado pelo Analista de Desenvolvimento Maker, Victor Eduardo.
O aluno desenvolveu um software de monitoramento ambiental. Gonçalo já praticava programação, com temáticas voltadas ao desenvolvimento de jogos, mas foi a partir do diálogo e da prática dentro do laboratório do Colégio que ele teve o interesse ampliado para outras áreas da programação.
“Com o incentivo do Colégio, acabei tendo interesse em desenvolvimento de sites e outras áreas. A ideia da temática surgiu depois que o Victor me mostrou uma lei que exige um percentual de arborização em condomínios na cidade. Porém, por conta da fiscalização ser manual, ela acaba sendo lenta e pouco eficiente, além de ter resistência interna dos síndicos. Então, pensamos que automatizar a fiscalização seria interessante”, relatou.
A expectativa de Gonçalo vai além de um destaque na FEBRACE. O adolescente deseja que o software desenvolvido chegue às entidades públicas para que possa ser usado concretamente na fiscalização em Teresina. “A gente sempre almeja o melhor, mas são muitos projetos incríveis e eu acho que todo mundo que está como finalista tem um bom motivo para estar ali. Eu prefiro não esperar nada, vamos ver o que vai acontecer. Quero que algum órgão veja o projeto para que possa ser implementado e os condomínios irregulares sejam multados”, finaliza.
Fonte: Colégio Diocesano