Na terça-feira, 28 de fevereiro, tomou posse a nova Diretora Geral do Centro Educativo Padre Agostinho Castejón (CEPAC), do Rio de Janeiro (RJ). Ana Lucia dos Prazeres Tobias substitui Sílvia Henriques. Ela trabalha na instituição há oito anos como assistente social.
A missa foi presidida pelo Provincial do Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, e teve a participação do Pe. Adilson Silva, SJ, Pe. Luiz Fernando Klein, SJ, e do Diácono Jucélio Oliveira. Estiveram presentes, ainda, representantes do Colégio Santo Inácio, do Rio de Janeiro (RJ), e do Colégio dos Jesuítas, de Juiz de Fora (MG), o Diretor da Rede Jesuíta de Educação (RJE), professor Fernando Guidini, a Assessora Pedagógica da RJE, professora Ana Loureiro, o Secretário Executivo da RJE, Pedro Rissafi, Pe. Roberto Dias e Maria José, Presidente e Diretora da ASIA, respectivamente, a liderança comunitária Itamar Silva, além de professores e demais educadores do CEPAC.
A nova diretora considera que uma boa gestão deve incidir diretamente na qualidade da educação e na garantia das aprendizagens como compromisso social. “Para além de todas as questões que perpassam o fazer educação, sobretudo em contextos de vulnerabilidade social, considero que a atuação como Diretora deve incidir sobre o uso correto dos recursos e sustentabilidade financeira, a gestão de pessoas e formação continuada, a comunicação institucional, os ciclos de melhorias e infraestrutura, a promoção da interculturalidade, a formação espiritual e no diálogo inter-religioso, a promoção de ambientes seguros e saudáveis, e principalmente o fortalecimento da relação família, escola e comunidade. Contudo, podemos considerar que hoje o maior desafio está no fortalecimento da identidade institucional inaciana, que é basilar para toda e qualquer atuação junto à comunidade educativa, favorecendo uma atuação em Rede, com incidência local e como corpo apostólico”, afirmou.
Atualmente, o CEPAC atende 137 crianças de 03 a 05 anos, em horário integral. Localizado na comunidade Santa Marta, o CEPAC é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direito.