Estudante do Colégio São Luís planta mudas em ciclovia de São Paulo

Preocupada com o Meio Ambiente e com o bem-estar dos ciclistas que utilizam a ciclovia da Marginal Pinheiros, em São Paulo (SP), a estudante do International Baccalaureate (IB), do Ensino Médio do Colégio São Luís, Mariana Zake Calixto Simão, criou o projeto “Mudas para mudar”. Em sua primeira fase, que ocorreu no último sábado, 11 de março, foram plantadas diversas mudas nativas da Mata Atlântica em pontos específicos que são frequentados por ciclistas. As mudas, entre elas ingá-branco; mutambo; guabiroba-do-mato e aroeira-preta, foram doadas pelo Viveiro de Cotia.

O trabalho faz parte do componente curricular CAS (Criatividade, Atividade e Serviço), que consiste basicamente no estímulo a perseguir missões que vão além do meio acadêmico: atividades de voluntariado ligadas aos talentos e às afinidades dos/as alunos/as. E justamente por ter afinidade com o ciclismo e conhecimento das necessidades de quem realiza essa prática que a aluna se inspirou e se dedicou ao “Mudas para Mudar”.

“A ideia do projeto surgiu a partir da minha vontade, desde pequena, de plantar árvores e do relato da minha mãe, ciclista, que dizia que a ciclovia da Marginal Pinheiros era um lugar quente, seco e com mau cheiro”, disse Mariana.

A aluna, que também tem o hábito de pedalar, contou com o apoio de professores, colegas da turma  e de uma bióloga da empresa Farah Service, responsável pelo local. A profissional conseguiu a autorização junto à prefeitura, estudou as melhores mudas para a área e disponibilizou as bicicletas que levaram dez pessoas para o plantio.

Todo esse processo foi articulado, intermediado e liderado pela aluna, que colocou em prática as orientações e aprendizados do CAS. Segundo Mariana, o projeto deve continuar, inclusive nas próximas turmas do IB.

“A experiência do plantio foi ótima para todos os participantes. Não enfrentamos nenhuma dificuldade na hora, pois tudo estava muito bem organizado e planejado. Por isso, incentivamos novos participantes a entrarem no grupo, a fim de proporcionar melhores e mais sustentáveis condições aos ciclistas da Marginal Pinheiros”, finalizou Mariana.

Fonte: Colégio São Luís

Compartilhe esta informação: