• Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Jesuítas
  • Educação Jesuíta
    • Constituição da Rede
    • PEC
    • Missão, visão e valores
    • Pedagogia Inaciana
    • História da Educação Jesuíta no Brasil
    • Educação Jesuíta na América Latina
    • Educação Jesuíta no Mundo
    • Renovação do Apostolado Educativo
  • Unidades
    • Colégio Anchieta (RJ)
    • Colégio Anchieta (RS)
    • Colégio Antônio Vieira (BA)
    • Colégio Catarinense (SC)
    • Colégio Diocesano (PI)
    • Colégio dos Jesuítas (MG)
    • Colégio Loyola (MG)
    • Colégio Medianeira (PR)
    • Escola Santo Afonso Rodriguez (PI)
    • Colégio Santo Inácio (CE)
    • Colégio Santo Inácio (RJ)
    • Colégio São Francisco Xavier (SP)
    • Colégio São Luís (SP)
    • CEPAC (RJ)
    • Escola Nhá Chica (MG)
    • Escola Padre Arrupe (PI)
    • Escola Técnica de Eletrônica (MG)
  • Notícias
  • Publicações
  • Projetos
  • Vídeos
  • Congresso
  • Contato
Projeto de ensino de português para migrantes e refugiados chega à sua 5ª edição

O curso de português para migrantes e refugiados, ação desenvolvida pelo Projeto de Ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc), está na sua quinta edição. Vinculado ao Programa TARIN (Programa de Atenção Humanitária a Migrantes e Refugiados), o projeto é coordenado pela Profª Drª Graziela Hoerbe Andrighetti, do Curso de Letras da Universidade do Rio dos Sinos (Unisinos), de São Leopoldo (RS) e conta com a  participação de duas bolsistas graduandas do curso de Letras e com a colaboração de professores e graduandos de outras áreas do conhecimento da Universidade. 

As aulas iniciaram no dia 17 de março e seguem até 14 de julho. A turma atual é composta por 25 estudantes haitianos, venezuelanos e cubanos, além de um aluno dominicano e um sírio. O curso tem carga horária total de 42 horas, com encontros presenciais às sextas-feiras, das 19h às 21h, no Senac São Leopoldo, e atividades assíncronas também. Ao final, são fornecidos certificados para os alunos que obtiveram frequência e entregaram as atividades pedagógicas e avaliativas. A certificação atende a demandas trazidas por muitos migrantes com relação à comprovação de curso de Língua Portuguesa para fins de processo de naturalização de brasileiros. 

As ações têm como objetivos proporcionar oportunidades de aprendizagem da língua portuguesa e de aspectos culturais brasileiros, visando à ampliação da participação dos migrantes nas práticas sociais do contexto em que vivem no Brasil; desenvolver as habilidades linguístico-discursivas e de letramentos em diferentes práticas sociais cotidianas; e promover oportunidades de trocas e de sensibilização cultural envolvendo nacionalidades e ricos repertórios.

O projeto conta, ainda, com a parceria do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) da Unisinos, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC São Leopoldo) e da Prefeitura de São Leopoldo, representada pela Secretaria dos Direitos Humanos. O curso é oferecido desde 2021, e está prevista a oferta de mais uma turma no 2º semestre de 2023.

Compartilhe esta informação:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
E-mail

Somos Jesuítas

Jesuítas Brasil
FLACSI

Contato

Telefone: (21) 3622-0236
E-mail: rje@jesuitasbrasil.org.br

A RJE

A Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) foi constituída em 2014 com o objetivo de promover o trabalho integrado entre as unidades de Educação Básica da Companhia de Jesus no Brasil a partir de desafios e identidade comum, buscando sempre o sentido de corpo apostólico.

Nossas Unidades

Colégio Anchieta (RJ)
Colégio Anchieta (RS)
Colégio Antônio Vieira (BA)
Colégio Catarinense (SC)
Colégio Diocesano (PI)
Colégio dos Jesuítas (MG)
Colégio Loyola (MG)
Colégio Medianeira (PR)
Escola Santo Afonso Rodriguez (PI)
Colégio Santo Inácio (CE)
Colégio Santo Inácio (RJ)
Colégio São Francisco Xavier (SP)
Colégio São Luís (SP)
CEPAC (RJ)
Escola Nhá Chica (MG)
Escola Padre Arrupe (PI)
Escola Técnica de Eletrônica (MG)

Redes Sociais

Rede Jesuíta de Educação Básica

© Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) – Todos os direitos reservados

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador.