Unidades da RJE participam de live do lançamento do livro do 6º Concurso de Redação e Arte

No final da manhã de terça-feira, 18 de abril, estudantes, famílias e educadores das Unidades da Rede Jesuíta de Educação participaram da live de lançamento do livro do 6º Concurso de Redação e Arte. O projeto foi desenvolvido ao longo de 2022, e envolveu estudantes e professores do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental na temática da Campanha da Fraternidade da CNBB, “Fraternidade e Educação”, sob o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr. 31, 26). 

O livro reúne os trabalhos que tiveram as melhores avaliações dos mais de 3.900 estudantes e educadores que votaram nas produções, divididas nas categorias de desenho, produção literária e fotografia. Ao todo, são 27 textos, 27 fotos e 27 produções artísticas. Além da versão digital, disponível no link acima, as Unidades da RJE receberam exemplares impressos. 

Acesse aqui a versão digital.

A abertura e mediação do evento foi realizada pelo Secretário Executivo da RJE, Pedro Risaffi. “Este é o primeiro lançamento virtual. O projeto permite que todos tenham a oportunidade de conhecer o trabalho dos colegas de outras cidades”, afirmou. Logo após, as estudantes que tiveram os trabalhos mais votados pelo público e pela comissão julgadora contaram aos presentes como foi participar do Concurso.

As estudantes Laura Lima, Maria Luiza Lobo e Beatriz Guerra contaram como foi participar do Concurso.

A produção de Laura Rodrigues Zerbone Lima, do Colégio Santo Inácio, do Rio de Janeiro (RJ), ilustra a capa do livro. Com o título de “Não importa a etnia, a educação é para todos”, a estudante disse que antes de ter a ideia de desenho, pensou em dois pontos: ele deveria parecer uma capa de livro e ter a mistura de diferentes técnicas. Sendo assim, ela utilizou lápis de cor, aquarela e canetas. “As crianças simbolizam todas as crianças do mundo. Todas estão com a mesma roupa, pois elas são iguais e têm direito a uma educação boa”.

“Todas as lições” é o título do texto escrito por Maria Luiza Lobo, do Colégio Catarinense, de Florianópolis (SC). A estudante falou que a inspiração veio dos pais, que também são professores. “Sempre tive essa visão diferente sobre educação, mais sensível. A escola forma nossos círculos e com quem a gente acaba se relacionando. Quando eu estava escrevendo, tinha certeza das ideias e como eu gostaria de transmiti-las”.

Já Beatriz Arbex Guerra, do Colégio dos Jesuítas, de Juiz de Fora (MG), foi destaque com a fotografia chamada “Amor do ensino”. “Utilizei como símbolo para a frase ‘ensinar com amor’, o livro e montei o cenário com o coração. Estou muito feliz em estar aqui”, disse.

No encerramento, o Diretor da RJE, professor Fernando Guidini, destacou as aprendizagens que o projeto fomenta e o olhar sensível dos trabalhos apresentados no livro. “Ao folhear as páginas, vemos a diversidade e representações dos estudantes de Teresina, de Fortaleza, da Bahia, até chegarmos lá no Rio Grande do Sul. É a nossa rede, é a proposta educativa que nos inspira. Nós temos um grupo de mais de 50 educadores que se envolveram no projeto, entre professores, diretores e coordenadores. Vocês nos ajudam a olhar sobre a realidade do nosso país, a promover diálogos essenciais na aprendizagem e a apontar caminhos para uma formação humana e integral”, salientou. Guidini também anunciou o lançamento da 7ª edição do Concurso, com o tema da Campanha da Fraternidade de 2023: Fraternidade e Fome.

“Muito lindo  e rico este projeto. Os alunos, às bases da espiritualidade e da Pedagogia Inaciana, produzem conhecimento, ampliam o olhar crítico e humano sobre  a vida e sobre a responsabilidade social de cada um”, resumiu a professora Maria Cristina Almeida, articuladora do Concurso no Colégio Antônio Vieira, de Salvador (BA).

Concurso de Redação e Arte da Rede Jesuíta de Educação

Criado em 2016, o projeto escolhe os melhores trabalhos criados pelos estudantes do 7º ao 9º ano para compor uma coletânea publicada pelas Edições Loyola sempre no ano seguinte à realização do concurso. As duas primeiras edições estiveram centradas no 7º ano – que representava as produções artísticas – e 8º ano – com produções textuais – para, a partir de 2018, contemplar também as turmas do 9º – que concorrem com fotografias.

A iniciativa foi um chamado para o trabalho em rede e para a valorização das habilidades e talentos dos estudantes das unidades da RJE. Muito mais que uma competição, o Concurso de Redação e Arte é um exercício de Aprendizagem Integral, pois a cada ano um novo tema é levantado para nortear as produções dos jovens. Por meio de cada temática, o estudante é convidado à criticidade e à reflexão, expressando artisticamente o seu ponto de vista frente às questões. O Concurso de Redação e Arte é uma oportunidade para a ressignificação de posturas e olhares, tendo sempre no horizonte os valores da fé cristã e da justiça socioambiental.

Compartilhe esta informação: