O grupo de jovens Peregrinos de Calça Jeans (PCJ), formado por alunos e ex-alunos do Colégio Antônio Vieira, em Salvador (BA), completou dez anos no dia 09 de abril. Um encontro especial na sacristia do Santuário Nossa Senhora de Fátima, que fica localizado no Colégio, marcou as comemorações do aniversário, celebrado no domingo de Páscoa.
O PCJ, que se baseia nos valores inacianos e está diretamente ligado à Companhia de Jesus e ao Programa MAGIS, tem como tripé fundamental a amizade, espiritualidade e ação social, possuindo um carisma voltado à juventude e à prática missionária, visto que o grupo surgiu de uma experiência de missão na Semana Santa Jovem em 2013. Na ocasião, os jovens vivenciaram momentos marcantes e, movidos por um sentimento de amor e serviço, comprometeram-se a ajudar uma orquestra que ensinava música a jovens na cidade de Capim Grosso, no Sertão da Bahia.
“Desde que o PCJ foi fundado, nós já sabíamos que muitas vidas seriam transformadas, mas não imaginávamos que seriam tantas. Resgatar crianças e jovens do ócio para estudarem música, a partir da doação de 13 violinos, foi algo realmente transformador. E essa foi apenas a primeira ação do grupo, que já mostrava a sua razão de ser”, lembra Igor Tosta, engenheiro químico e ex-coordenador do PCJ. “Depois disso, o lema cristão do ‘Amar e Servir’, conclamado por Santo Inácio de Loyola, tornou-se cada vez mais profundo em nossos corações. Foi, assim, caminhando em comunidade, vivendo a Espiritualidade Inaciana e sendo Magis com os amigos ao nosso redor, que fomos e seremos sempre fogo que acende outros fogos. Avante PCJ!”
Ao longo desses dez anos, o PCJ já promoveu mais de oito retiros anuais para novos membros, ajudou comunidades carentes no interior da Bahia, apoiou inúmeras instituições filantrópicas e tem marcado forte presença nas Semanas Santas promovidas pelo Colégio Antônio Vieira, nas missões da Companhia de Jesus, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e pré-Jornada Mag+s.
Fonte: Peregrinos de Calça Jeans