Maio é o Mês Mariano, dedicado exclusivamente à Maria, a mãe de Jesus Cristo. Por isso, diferentes atividades especiais, missas e orações aconteceram nas Unidades da Rede para celebrar a data.
Em Salvador (BA), o Colégio Antônio Vieira organizou uma celebração para as crianças, mães, avós e outros familiares. O tema da Anunciação e sua contextualização na contemporaneidade foi abordado pelo padre Cléber Gonçalves, SJ, reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima, e pela diretora-geral do Colégio Antônio Vieira, professora Mariângela Risério. Alunos também encenaram, no altar, o momento em que Maria recebeu do Anjo Gabriel a notícia de que seria mãe de Jesus. As crianças entraram no templo com lenços brancos, após terem vindo em romaria do Vieirinha até o santuário, onde as famílias as aguardavam. Um grupo de mães, em cada série, também participou da procissão de entrada segurando o andor com a imagem de Nossa Senhora. As celebrações contaram, ainda, com a presença do coordenador-geral do Vieirinha, professor Renato Barros, do coordenador do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral do Vieira (Sorpa), professor João Ramiro, além de pastoralistas entoando cânticos e lendo trechos do Evangelho. Ao final, as mães foram presenteadas pelos filhos e filhas com medalhistas de Nossa Senhora.
No Colégio Diocesano, em Teresina (PI), estudantes e colaboradores participaram da atividade “Momentos com Maria”. Também em Teresina, a Escola Padre Arrupe reuniu os estudantes para cantar e rezar uma oração, na busca de refletir a vida de Jesus no caminho vocacional de Maria, que com suas virtudes, ensina a importância de promover o diálogo cuidadoso, a escuta plena e atenciosa, o silêncio cotidiano e a convivência fraternal no ambiente educativo.
No Colégio dos Jesuítas, em Juiz de Fora (MG), a cada semana uma turma da Pré-Escola II fazia a celebração e trouxe a família para a escola. Os estudantes prepararam duas músicas e desenhos de Nossa Senhora, oferecidos logo na entrada da celebração.
Os estudantes e os colaboradores do Colégio São Luís, em São Paulo (SP), participaram de uma celebração da Coroação de Nossa Senhora. As crianças foram convidadas a cantar louvores e a oferecer flores, terço, manta e a coroa, expressando, assim, gratidão, fé e amor. O Pe. Edison de Lima, SJ, abençoou alguns terços que as crianças levaram para casa como lembrança desse momento especial.
As atividades no Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ), envolveram as turmas do 1º ano do Ensino Fundamental e da 1ª e 2ª série do Ensino Médio. Os estudantes do 1EF participaram de um momento mariano na Capelinha das Vitórias, dedicada a Nossa Senhora das Vitórias. Eles aprenderam sobre a importância de Maria para a Igreja e conheceram as diferentes devoções da Virgem Santíssima, rezaram em agradecimento às pessoas que já cuidaram ou ainda cuidam de cada um deles e, no final, depositaram flores de papel aos pés da imagem de Nossa Senhora fazendo um pedido de oração e de cuidado que precisam.
Os alunos da 1EM participaram de uma Mística Mariana, durante as aulas de Ensino Religioso, em parceria com a Formação Cristã. A experiência teve o objetivo de promover o diálogo entre fé e cultura a partir das devoções de Nossa Senhora, retratadas nos cinco continentes. Em grupos, eles foram motivados a organizarem apresentações por meio de algumas expressões artísticas, como teatro, música, pintura, poesia e oração. Ao final, os estudantes terminaram a mística, apresentando suas intenções, de forma lúdica, criativa e dinâmica. A atividade também teve o intuito de fazer com que os inacianos compreendessem os conceitos de cultura e inculturação da fé, a partir das realidades apresentadas.
A imagem peregrina de Nossa Senhora das Vitórias passou pelas salas de aula das turmas da 2EM. Durante esse momento de pausa, os estudantes fizeram uma oração e uma reflexão sobre a importância de Maria na história da salvação da humanidade, bem como sua presença na vida de cada um deles.