• Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Jesuítas
  • Educação Jesuíta
    • Constituição da Rede
    • PEC
    • Missão, visão e valores
    • Pedagogia Inaciana
    • História da Educação Jesuíta no Brasil
    • Educação Jesuíta na América Latina
    • Educação Jesuíta no Mundo
    • Renovação do Apostolado Educativo
  • Unidades
    • Colégio Anchieta (RJ)
    • Colégio Anchieta (RS)
    • Colégio Antônio Vieira (BA)
    • Colégio Catarinense (SC)
    • Colégio Diocesano (PI)
    • Colégio dos Jesuítas (MG)
    • Colégio Loyola (MG)
    • Colégio Medianeira (PR)
    • Escola Santo Afonso Rodriguez (PI)
    • Colégio Santo Inácio (CE)
    • Colégio Santo Inácio (RJ)
    • Colégio São Francisco Xavier (SP)
    • Colégio São Luís (SP)
    • CEPAC (RJ)
    • Escola Nhá Chica (MG)
    • Escola Padre Arrupe (PI)
    • Escola Técnica de Eletrônica (MG)
  • Notícias
  • Publicações
  • Projetos
  • Vídeos
  • Congresso
  • Contato
“Somos todos imigrantes”: projeto do Colégio Anchieta (RS) chama a atenção sobre os refugiados

O Dia Mundial do Refugiado ocorre todos os anos em 20 de junho. A data foi designada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para homenagear as pessoas refugiadas em todo o mundo, além de celebrar a força e a coragem daqueles que precisaram deixar o seu país de origem para fugir de conflitos ou perseguições. Para 2023, o tema do Dia Mundial do Refugiado é Esperança longe de casa: por um mundo inclusivo com pessoas refugiadas e busca incluí-las nas comunidades em que se encontram e apoiá-las no recomeço das suas vidas.

O Colégio Anchieta, em Porto Alegre (RS), desenvolve, desde 2019, o projeto We are all immigrants (“Somos todos imigrantes”, em português), com estudantes da 2ª série do Ensino Médio. O trabalho conta com a parceria do Centro Ítalo Brasileiro de Assistência e Instruções às Migrações (CIBAI Migrações), da Paróquia Nossa Senhora da Pompéia. A professora do componente curricular de Cidadania Global e de Língua Inglesa, Juliana Brundo, responsável pela iniciativa, explica que o projeto inicia com ela perguntando aos estudantes o quão distante deles está a imigração. “A grande maioria diz que ela está longe e que, às vezes, eles veem as pessoas do Haiti na rua vendendo relógios. Então, para eles, isso é imigração. Depois, eu digo para pensarem em seus nomes e fazerem um trabalho de pesquisa com as famílias, de onde os sobrenomes deles vieram, quem migrou em algum momento na história da vida deles. Ninguém é 100% brasileiro”, conta.

Depois da pesquisa, os alunos participam de atividades com leituras de notícias em sites internacionais e com o vocabulário da temática de migração. “Por meio da língua inglesa queremos que o nosso aluno seja mais compassivo, consciente e criativo. Então, a minha ideia é que eles tenham consciência do que acontece ao redor deles”, destaca. Os estudantes apresentam para os colegas, em inglês, as histórias de suas famílias: origem do nome e sobrenome, motivos da migração, data, de onde para onde, etc. O projeto envolve, ainda, a arrecadação de alimentos. Cada turma fica responsável por um item. 

Para finalizar os estudos sobre migração, as turmas assistem a uma palestra com um representante da Igreja Nossa Senhora da Pompéia e dois ou três migrantes, que contam a sua história aos estudantes, e há a entrega de todas as doações. “Eu sempre crio um formulário no final do projeto para que os estudantes façam uma avaliação, e é muito positivo o retorno deles. Os alunos me procuram para dizer que adoraram a palestra e que não tinham ideia de tudo que os migrantes passam. Geralmente, não conseguimos acertar a afetividade dos alunos em outro idioma. Tenho este desafio: como que por meio da língua vou conseguir atingir os alunos, chegar até eles e fazer com que tenham consciência do que acontece? Então, acho que com esse projeto, consigo tocá-los”, afirma Juliana.

Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados

A Companhia de Jesus tem um trabalho especializado em migração, deslocamento forçado e refúgio, em mais de 50 países, beneficiando milhares de pessoas. No Brasil, o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) atua com a prestação de serviços gratuitos, intervenções emergenciais, proteção, projetos de educação, integração, apoio psicossocial e pastoral e possui escritórios em Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Porto Alegre (RS).

Há diferentes formas de ajudar o SMJR Brasil: doação de dinheiro (transferência bancária ou PIX); de produtos de higiene pessoal ou itens de cesta básica; apadrinhamento de uma família migrante; participação de rodas de conversa e voluntariado. Acesse o site e saiba mais: https://sjmrbrasil.org/ 

Compartilhe esta informação:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
E-mail

Somos Jesuítas

Jesuítas Brasil
FLACSI

Contato

Telefone: (21) 3622-0236
E-mail: rje@jesuitasbrasil.org.br

A RJE

A Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) foi constituída em 2014 com o objetivo de promover o trabalho integrado entre as unidades de Educação Básica da Companhia de Jesus no Brasil a partir de desafios e identidade comum, buscando sempre o sentido de corpo apostólico.

Nossas Unidades

Colégio Anchieta (RJ)
Colégio Anchieta (RS)
Colégio Antônio Vieira (BA)
Colégio Catarinense (SC)
Colégio Diocesano (PI)
Colégio dos Jesuítas (MG)
Colégio Loyola (MG)
Colégio Medianeira (PR)
Escola Santo Afonso Rodriguez (PI)
Colégio Santo Inácio (CE)
Colégio Santo Inácio (RJ)
Colégio São Francisco Xavier (SP)
Colégio São Luís (SP)
CEPAC (RJ)
Escola Nhá Chica (MG)
Escola Padre Arrupe (PI)
Escola Técnica de Eletrônica (MG)

Redes Sociais

Rede Jesuíta de Educação Básica

© Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) – Todos os direitos reservados

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador.Ok