Durante todo o mês de junho e início de julho, as comemorações juninas animaram estudantes, colaboradores e famílias das Unidades da Rede Jesuíta de Educação (RJE). Comidas típicas, brincadeiras e apresentações artísticas fizeram parte da programação dos arraiais.
No Colégio Antônio Vieira, de Salvador (BA), o concurso da família vieirense mais bem caracterizada marcou a edição 2023 do evento. As três vencedoras ganharam um balaio junino, após votação feita por uma comissão de professoras, com a contribuição do público, indicando com aplausos as preferidas entre as 24 inscritas. Os estudantes do Ensino Médio Noturno também prepararam um “arraiá” com banda de forró, decoração especial e comidas típicas.
Para marcar os 80 anos, o Colégio Loyola, de Belo Horizonte (MG), organizou a sua comemoração com o lema Cuidando do presente para fazer história.Cuidar do presente é cuidar da Casa Comum, da espiritualidade, da cultura e da tradição; é cuidar da memória afetiva. O Colégio São Luís, de São Paulo (SP), promoveu, pela primeira vez na sede nova, a sua tradicional Festa Junina. A festa reuniu expressões culturais de diferentes partes do país: da tradicional quadrilha até a dança do boi-bumbá, passando pelo coco de roda e o forró.
A solidariedade também se fez presente nos eventos. Em diferentes Unidades, o valor arrecadado foi revertido em doações para entidades. No Colégio Anchieta, de Nova Friburgo (RJ), a festa junina foi em prol da Casa Madre Roselli, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
O Arraiá do Colégio dos Jesuítas, de Juiz de Fora (MG), teve a sua renda destinada à Casa da Criança Jacinta e Francisco, instituição coordenada pelas irmãs da Congregação do Divino Mestre. O Colégio doou cerca de R$17 mil e 2 toneladas de alimentos. Aproveitando as festividades juninas, o Colégio Medianeira, de Curitiba (PR), estendeu as ações da Campanha da Fraternidade 2023 e arrecadou alimentos não perecíveis para a Associação Beneficente São Roque, a União da Comunidade de Estudantes e Profissionais Haitianos (Uceph) e a Associação de Moradores da Vila Torres.
No Colégio Santo Inácio, do Rio de Janeiro (RJ), o Arraial da Solidariedade Inaciana – ARSOI 2023 tem caráter solidário. Toda a arrecadação é destinada às obras sociais apoiadas pela instituição. Em São Paulo, o Colégio São Francisco Xavier organizou a festa junina com o propósito de apoiar entidades que prestam serviços de assistência social. As doações foram entregues na Casa de Acolhida Dom Luciano Mendes de Almeida e no Centro Santa Fé.