VI Congresso Nacional de Educação Católica: reflexões contribuem para fortalecer práticas educativas jesuítas

Promover inovações nas metodologias de ensino-aprendizagem, estando atentos ao contexto e aos novos interesses das crianças e jovens do século 21 – sem, entretanto, deixar de preservar os princípios humanistas cristãos, cada vez mais necessários à sociedade. Esta foi uma das reflexões do VI Congresso Nacional de Educação Católica, realizado nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho, em Salvador (BA). O evento reuniu cerca de 2 mil participantes, entre especialistas, educadores, gestores e expositores de todo o país, além de autoridades religiosas.

Durante os três dias, grandes nomes do setor educacional brasileiro reuniram-se no Centro de Convenções da Bahia para discutir tendências da área, a partir do tema “Transformar o Presente e Tecer o Futuro da Educação Católica: pactos e compromissos”. O Congresso foi aberto pelo Pe. João Batista, diretor-presidente da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), promotora do evento. “O nosso objetivo é que, ao término desses três dias de trabalho, cada participante tenha se apropriado de percepções e ideias que impactarão na gestão administrativa, pedagógica e pastoral de sua intuição, multiplicando as boas ideias”, afirmou. 

A Rede Jesuíta de Educação (RJE) se fez presente com uma delegação de, aproximadamente, 60 educadores das Unidades de todo o país. “Uma alegria estar em Salvador fazendo e visualizando juntos o presente e o futuro da educação católica no país, pensando os processos de ensino-aprendizagem em sala de aula e os nossos anúncios como educação e, também, como a Rede Jesuíta de Educação pode colaborar nesse processo educativo que, como o Papa Francisco nos propõe, é um convite para um grande pacto global”, disse o professor Fernando Guidini, diretor da RJE.

Um dos destaques do segundo dia do Congresso foi a participação da diretora geral do Colégio Antônio Vieira, de Salvador (BA), Mariângela Risério, na mesa-redonda sobre “Inovação nas Escolas Católicas”. Para ela, o congresso foi um momento relevante de reflexão sobre a educação católica: “Uma oportunidade para olharmos para o presente e o futuro, tecendo juntos a educação que nós sonhamos, a partir das nossas raízes fundacionais, da nossa tradição histórica e da nossa própria história de educação como colégios confessionais”, disse.

Após o final do evento, no sábado à tarde, um grupo de representantes de unidades educativas da RJE de todo o Brasil aproveitou a vinda a Salvador para visitar as instalações do Colégio Antônio Vieira. Os educadores foram recepcionados por membros do Conselho Diretivo e conheceram alguns dos espaços de aprendizagem.

Fonte: Colégio Antônio Vieira

Compartilhe esta informação: