• Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Jesuítas
  • Educação Jesuíta
    • Constituição da Rede
    • PEC
    • Missão, visão e valores
    • Pedagogia Inaciana
    • História da Educação Jesuíta no Brasil
    • Educação Jesuíta na América Latina
    • Educação Jesuíta no Mundo
    • Renovação do Apostolado Educativo
  • Unidades
    • Colégio Anchieta (RJ)
    • Colégio Anchieta (RS)
    • Colégio Antônio Vieira (BA)
    • Colégio Catarinense (SC)
    • Colégio Diocesano (PI)
    • Colégio dos Jesuítas (MG)
    • Colégio Loyola (MG)
    • Colégio Medianeira (PR)
    • Escola Santo Afonso Rodriguez (PI)
    • Colégio Santo Inácio (CE)
    • Colégio Santo Inácio (RJ)
    • Colégio São Francisco Xavier (SP)
    • Colégio São Luís (SP)
    • CEPAC (RJ)
    • Escola Nhá Chica (MG)
    • Escola Padre Arrupe (PI)
    • Escola Técnica de Eletrônica (MG)
  • Notícias
  • Publicações
  • Projetos
  • Vídeos
  • Congresso
  • Contato
Artigo: “Espiritualidade e Pedagogia Inaciana: fundamento e inspiração”

Por Maylon Adame, professor do Projeto de Vida Ensino Médio e coordenador do Ensino Fundamental 2 do Colégio Anchieta, de Nova Friburgo (RJ)

A Pedagogia Inaciana é essencialmente humanista e humanizadora. O humanismo assumido por ela, mais que uma filosofia do homem, é uma atitude frente a ele, ao próximo, ao mundo e, especialmente, a Deus, desde os pressupostos que se articulam em um estilo de pensar, de atuar e de sentir. Esse humanismo é mais do que um sistema, doutrina, política ou uma filosofia. Trata-se de um estilo de viver, um comportamento e um modo de se relacionar com o mundo, com os outros e com a própria vida.

O fundamento do caminho de humanização, proposto por essa pedagogia, se baseia nos Exercícios Espirituais inacianos. Neles, se plasmam o princípio que rege a Pedagogia Inaciana: facilitar o encontro do discípulo com o único professor (Deus da vida) para que se estabeleça com ele uma relação de intimidade. Neste caso, o trabalho do educador é o de guia, acompanhante e facilitador. O discípulo (aluno) deve ir descobrindo a verdade por si mesmo.

A Companhia de Jesus foi precursora da educação centrada no educando e de toda uma pedagogia ativa, que tem influenciado, sobremaneira, a cultura ocidental. Na Pedagogia Inaciana, esse encontro produz no educando uma experiência de liberdade, ao permiti-lo encontra-se com a sua própria humanidade, significando também a plenitude da vida em comunhão com Deus, mas sem abandonar o homem, criado por Ele.

O discípulo (educando) é chamado a refletir sobre a sua vida no sentido de se afastar daquilo que possa colocar em desordem o seu projeto de humanidade. Neste sentido, à luz da Pedagogia Inaciana, o processo educativo deve ser concebido a partir desta perspectiva, significando um meio privilegiado e possibilitador do encontro com Deus. O homem revela em si o fazer criativo de Deus, e deve revelar esta habilidade em todas as suas ações.

No exercício e prática da ação pedagógica, as interações entre professor e aluno são espaços de diálogo e de construção coletiva, onde todos têm vez e voz. Um lugar marcado pela vivência concreta dos valores cristãos, no qual alunos e professores possam assumir um verdadeiro protagonismo na transformação das estruturas sociais.

A Pedagogia Inaciana, inspirada pela Espiritualidade, é centrada no homem, que surge de uma visão de Deus e uma visão de mundo que situam o ser humano e o orientam em sua vida. O fazer humano é permeado por uma espiritualidade.

Santo Inácio inspira a visão de que o homem é criatura de Deus, feita para voltar a encontrar-se com Ele face a face e, por isso, soberanamente respeitável e digna. Desde muito pequeno, a criança é imagem de Deus, criatura sua, com um horizonte que é o próprio Deus, chamada a ser colaboradora dele. Sob a inspiração da espiritualidade inaciana, a Pedagogia Inaciana leva o aluno a ser reflexão na formação, a partir de valores cristãos e inacianos, quando percebe algo com maior clareza; quando diagnostica as causas dos sentimentos que experimentou; quando penetra mais a fundo nas implicações do que chegou a entender; quando constrói convicções pessoais sobre fatos, verdades, opiniões; quando consegue compreender quem é, e quem deveria ser em relação aos outros, e, assim, ser mais para um mundo mais justo e fraterno.

Fonte: Colégio Anchieta (RJ)

 

Compartilhe esta informação:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
E-mail

Somos Jesuítas

Jesuítas Brasil
FLACSI

Contato

Telefone: (21) 3622-0236
E-mail: rje@jesuitasbrasil.org.br

A RJE

A Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) foi constituída em 2014 com o objetivo de promover o trabalho integrado entre as unidades de Educação Básica da Companhia de Jesus no Brasil a partir de desafios e identidade comum, buscando sempre o sentido de corpo apostólico.

Nossas Unidades

Colégio Anchieta (RJ)
Colégio Anchieta (RS)
Colégio Antônio Vieira (BA)
Colégio Catarinense (SC)
Colégio Diocesano (PI)
Colégio dos Jesuítas (MG)
Colégio Loyola (MG)
Colégio Medianeira (PR)
Escola Santo Afonso Rodriguez (PI)
Colégio Santo Inácio (CE)
Colégio Santo Inácio (RJ)
Colégio São Francisco Xavier (SP)
Colégio São Luís (SP)
CEPAC (RJ)
Escola Nhá Chica (MG)
Escola Padre Arrupe (PI)
Escola Técnica de Eletrônica (MG)

Redes Sociais

Rede Jesuíta de Educação Básica

© Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) – Todos os direitos reservados

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador.Ok