Artigo: “Espiritualidade e Pedagogia Inaciana: fundamento e inspiração”

Por Maylon Adame, professor do Projeto de Vida Ensino Médio e coordenador do Ensino Fundamental 2 do Colégio Anchieta, de Nova Friburgo (RJ)

A Pedagogia Inaciana é essencialmente humanista e humanizadora. O humanismo assumido por ela, mais que uma filosofia do homem, é uma atitude frente a ele, ao próximo, ao mundo e, especialmente, a Deus, desde os pressupostos que se articulam em um estilo de pensar, de atuar e de sentir. Esse humanismo é mais do que um sistema, doutrina, política ou uma filosofia. Trata-se de um estilo de viver, um comportamento e um modo de se relacionar com o mundo, com os outros e com a própria vida.

O fundamento do caminho de humanização, proposto por essa pedagogia, se baseia nos Exercícios Espirituais inacianos. Neles, se plasmam o princípio que rege a Pedagogia Inaciana: facilitar o encontro do discípulo com o único professor (Deus da vida) para que se estabeleça com ele uma relação de intimidade. Neste caso, o trabalho do educador é o de guia, acompanhante e facilitador. O discípulo (aluno) deve ir descobrindo a verdade por si mesmo.

A Companhia de Jesus foi precursora da educação centrada no educando e de toda uma pedagogia ativa, que tem influenciado, sobremaneira, a cultura ocidental. Na Pedagogia Inaciana, esse encontro produz no educando uma experiência de liberdade, ao permiti-lo encontra-se com a sua própria humanidade, significando também a plenitude da vida em comunhão com Deus, mas sem abandonar o homem, criado por Ele.

O discípulo (educando) é chamado a refletir sobre a sua vida no sentido de se afastar daquilo que possa colocar em desordem o seu projeto de humanidade. Neste sentido, à luz da Pedagogia Inaciana, o processo educativo deve ser concebido a partir desta perspectiva, significando um meio privilegiado e possibilitador do encontro com Deus. O homem revela em si o fazer criativo de Deus, e deve revelar esta habilidade em todas as suas ações.

No exercício e prática da ação pedagógica, as interações entre professor e aluno são espaços de diálogo e de construção coletiva, onde todos têm vez e voz. Um lugar marcado pela vivência concreta dos valores cristãos, no qual alunos e professores possam assumir um verdadeiro protagonismo na transformação das estruturas sociais.

A Pedagogia Inaciana, inspirada pela Espiritualidade, é centrada no homem, que surge de uma visão de Deus e uma visão de mundo que situam o ser humano e o orientam em sua vida. O fazer humano é permeado por uma espiritualidade.

Santo Inácio inspira a visão de que o homem é criatura de Deus, feita para voltar a encontrar-se com Ele face a face e, por isso, soberanamente respeitável e digna. Desde muito pequeno, a criança é imagem de Deus, criatura sua, com um horizonte que é o próprio Deus, chamada a ser colaboradora dele. Sob a inspiração da espiritualidade inaciana, a Pedagogia Inaciana leva o aluno a ser reflexão na formação, a partir de valores cristãos e inacianos, quando percebe algo com maior clareza; quando diagnostica as causas dos sentimentos que experimentou; quando penetra mais a fundo nas implicações do que chegou a entender; quando constrói convicções pessoais sobre fatos, verdades, opiniões; quando consegue compreender quem é, e quem deveria ser em relação aos outros, e, assim, ser mais para um mundo mais justo e fraterno.

Fonte: Colégio Anchieta (RJ)

 

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