Confira três passos para se tornar um voluntário

Voluntariado é um ato de amor, dedicação, e principalmente, de transformação. Transformação de vidas, sociedade e, sobretudo, transformação pessoal. A Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil, em seu eixo de Voluntariado, oportuniza que centenas de jovens em vários momentos do ano vivam experiências em todo o território nacional.

Quer entrar nesse universo e não sabe por onde começar? Vamos te apresentar três passos para que inicie o quanto antes essa caminhada que muda o mundo.

Passo 1: Descubra a sua causa

Iniciar na vida de voluntariado envolve, antes de tudo, identificar a causa que mobiliza seus sentimentos, que causa em você a vontade de agir, de fazer a diferença. Qual é a sua causa? Educação, meio ambiente, direitos humanos, saúde, proteção anima? Perceba onde seus talentos e paixões podem ser mais úteis e fazerem mais sentido.

Passo 2: Conecte-se com a instituição que atua na causa que você escolheu

Depois de descobrir seus talentos e paixões e identificar o tipo de projeto em que deseja contribuir, o próximo passo é encontrar a instituição ideal para iniciar sua jornada. Há várias organizações aguardando seu contato, mas, sugerimos, que conheça o MAGIS, um espaço repleto de oportunidades para explorar!

O MAGIS é uma Rede que incentiva os jovens a descobrirem suas habilidades e propósitos, desenvolvendo um amor ao próximo que transcende diferenças culturais e religiosas. Com uma variedade de iniciativas, como ações solidárias em casas de repouso, visitas a comunidades vulneráveis e projetos focados no meio ambiente, o MAGIS oferece experiências enriquecedoras, baseadas na máxima de Santo Inácio de “Ser mais para os demais” e “em tudo amar e servir”.

Conheça aqui os Centros, Casas e Espaços MAGIS espalhados pelo país.

Passo 3: Mergulhe de cabeça!

Hora de agir! Coloque a mão na massa e inicie a sua jornada. No MAGIS, você é um protagonista. Faz parte de um time que busca fazer o bem. Lembre-se de que você não está sozinho nessa! No início, é comum sentir-se um pouco inseguro, mas a ação traz segurança e os frutos que colherá serão incríveis.

Dicas extras:

– Comprometa-se com horários e responsabilidades.
– Lembre-se sempre do motivo pelo qual decidiu ser um voluntário.
– Seja consciente de que as pessoas estão contando com você.
– Mudanças significativas exigem tempo, tenha paciência e persista.
– Mantenha-se motivado e transmita essa positividade aos outros.

Fonte: MAGIS Brasil

Compartilhe esta informação: