O recesso escolar do meio do ano permite que as Unidades da Rede Jesuíta de Educação (RJE) promovam palestras, capacitações e eventos de formação de colaboradores antes do início do segundo semestre letivo.
No Colégio Antônio Vieira, de Salvador (BA), os gestores participaram de uma palestra sobre a importância de uma gestão humanizada, com o diretor de Gestão de Pessoas do Vieira, professor Sérgio Silveira, e sobre “A comunicação na cultura do cuidado: fluxos e assertividade”, com a gestora do Setor de Comunicação e Marketing, Aidil Brites. A Política Interna de Proteção aos Direitos da Criança e Adolescente do Colégio Antônio Vieira foi novamente destacada em formação para os colaboradores do Serviço de Vida Comunitária (Sevic) da instituição. No evento, realizado em duas etapas (palestra e roda de conversa), a Comissão Permanente do Cuidado (CPC), representada pela advogada Renata Quadros, abordou artigos preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), outras leis e regimentos dos órgãos de proteção. Em um segundo momento, todos os integrantes da Comissão apresentaram referências teóricas no campo da Psicologia, da Pedagogia, da Comunicação e da vida comunitária.
No início do mês de julho, os colaboradores da Escola Padre Arrupe, de Teresina (PI) participaram de um encontro sobre a mediação de conflitos, ocasião em que a professora Rosimar Costa ajudou os educadores a refletirem sobre a natureza dos conflitos e os caminhos de sua prevenção e mediação. Também no encontro, a diretora geral, Maria Dalva, assinou duas portarias que definem a criação, o funcionamento e a instituição do Comitê de Mediação de Conflitos da Escola Padre Arrupe. Cinco colaboradores foram nomeados para compor o Comitê: a coordenadora da Educação Infantil, Lara Lima; a psicóloga escolar Ijaiza da Paz; a representante dos Recursos Humanos, Maria da Luz; o agente de Formação Cristã, Lucas Alves; e o Padre Andrade, como representante consultivo da equipe.
Entre os meses de junho e julho, todos os colaboradores do Colégio Santo Inácio, do Rio de Janeiro (RJ), participaram da capacitação “Promovendo a cultura do bom trato e prevenindo os tipos de abuso em contextos educativos”. O treinamento foi ministrado pela Reconciliatio, instituição especializada em serviços de prevenção em saúde e promoção do desenvolvimento integral do indivíduo. Durante a Formação Permanente, foram apresentados diversos conceitos que envolvem a temática da cultura do cuidado e da prevenção de abusos, além das iniciativas desenvolvidas pelo Colégio neste âmbito.
O Colégio Diocesano, de Teresina (PI), realizou, entre os dias 03 e 11 de julho, a XIV Jornada Pedagógica 2023.2 com o tema “Da tradição à inovação educacional: abraçar o futuro com esperança”. O evento reuniu toda equipe pedagógica em oficinas, mesas redondas e sessões dialógicas com temáticas que permearam desde o paradigma pedagógico inaciano e a tradição da Rede Jesuíta de Educação (RJE) a temas como ferramentas tecnológicas na prática pedagógica do professor.
A Semana Interna de Prevenção a Acidentes (SIPAT) do Colégio Catarinense, de Florianópolis (SC), reuniu cerca de 150 colaboradores, nos dias 17 e 18 de julho, para abordar temas ligados à segurança do trabalho. O encontro, promovido anualmente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, contou com a palestra da professora, publicitária e consultora em Comunicação e Marketing, Ticiana Teixeira, que trabalhou questões ligadas à confiança e ao respeito no trabalho por intermédio de uma comunicação não-violenta. Na sequência, Davi Monteiro Teixeira, representando a Unimed, falou sobre a prática de atividades físicas e do cuidado com a saúde mental, além da manutenção de hábitos saudáveis para uma vida mais produtiva e feliz. Já o bombeiro Phillipe Kulczynski de Melo apresentou noções de atendimento pré-hospitalar, e a técnica em saúde e instrutora Danilise Elaine de Oliveira abordou a importância de comportamentos seguros no trabalho.