Quinze estudantes do Colégio Antônio Vieira, de Salvador (BA), divididos em cinco equipes, embarcam no mês de agosto para Campinas (SP), para a grande final da 15ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), promovida pela Unicamp. Após vencerem seis etapas on-line, as equipes, formadas com três alunos cada, disputarão as medalhas da competição com 340 grupos de todo o país. O Vieira é novamente destaque na ONHB tendo agora como finalistas uma equipe do 9º do Ensino Fundamental (EF), outra da 1ª série do Ensino Médio e três da 2ª série do Ensino Médio.
“Com as cinco equipes classificadas, o nosso Colégio iguala ou supera, sozinho, a quantidade de trios classificados por 18 estados, um importante feito diante de uma das edições mais concorridas da Olimpíada. Este ano a temática geral trabalhada foi a questão indígena no Brasil. Foram feitos inúmeros desafios e, muito provavelmente, a prova final exija também conhecimentos dentro desse tema”, frisou o professor de História e orientador das equipes, Thiago Palma. A 15ª edição teve 30,5 mil equipes inscritas, de todos os estados brasileiros.
Sobre a ONHB
A ONHB conta com seis fases on-line, com duração de uma semana cada. As provas dessas etapas incluem questões de múltipla escolha e realização de tarefas, que podem ser elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor. Além de temas sobre a História do Brasil, a Olimpíada apresenta questões que permeiam assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades etc.
A Olimpíada é realizada com apoio do Departamento de História da Unicamp e da Associação Nacional de História (Anpuh), e conta com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos.
Fonte: Colégio Antônio Vieira