Grupo de estudantes do Colégio Antônio Vieira está na final da Olimpíada Nacional de História do Brasil

Quinze estudantes do Colégio Antônio Vieira, de Salvador (BA), divididos em cinco equipes, embarcam no mês de agosto para Campinas (SP), para a grande final da 15ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), promovida pela Unicamp. Após vencerem seis etapas on-line, as equipes, formadas com três alunos cada, disputarão as medalhas da competição com 340 grupos de todo o país. O Vieira é novamente destaque na ONHB tendo agora como finalistas uma equipe do 9º do Ensino Fundamental (EF), outra da 1ª série do Ensino Médio e três da 2ª série do Ensino Médio. 

“Com as cinco equipes classificadas, o nosso Colégio iguala ou supera, sozinho, a quantidade de trios classificados por 18 estados, um importante feito diante de uma das edições mais concorridas da Olimpíada. Este ano a temática geral trabalhada foi a questão indígena no Brasil. Foram feitos inúmeros desafios e, muito provavelmente, a prova final exija também conhecimentos dentro desse tema”, frisou o professor de História e orientador das equipes, Thiago Palma. A 15ª edição teve 30,5 mil equipes inscritas, de todos os estados brasileiros.

Sobre a ONHB

A ONHB conta com seis fases on-line, com duração de uma semana cada. As provas dessas etapas incluem questões de múltipla escolha e realização de tarefas, que podem ser elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor.  Além de temas sobre a História do Brasil, a Olimpíada apresenta questões que permeiam assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades etc. 

A Olimpíada é realizada com apoio do Departamento de História da Unicamp e da Associação Nacional de História (Anpuh), e conta com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos.

Fonte: Colégio Antônio Vieira

Compartilhe esta informação: