A Conferência dos Provinciais da América Latina e do Caribe (Cpal) e a Província dos Jesuítas do Brasil promoveram, entre os dias 07 e 11 de agosto, a Jornada Internacional de Comunicação, na Casa de Retiros Padre Anchieta (Carpa), no Rio de Janeiro (RJ). Cerca de 60 comunicadores das províncias da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela e também de obras e serviços do Brasil – inclusive os profissionais das Unidades da Rede Jesuíta de Educação (RJE) – estiveram reunidos com o objetivo de, cada vez mais, colocar a Comunicação a serviço da missão da Companhia de Jesus.
O tema escolhido para a Jornada foi “Desconectando para Conectar”, uma provocação de como podemos utilizar a Comunicação e seus instrumentos de forma efetiva e conectada às Preferências Apostólicas Universais, que são os quatro pontos de referência para os trabalhos de jesuítas e leigos inacianos.
Assim, a programação do encontro incluiu visitas ao Colégio Santo Inácio (CSI), à Igreja Santo Inácio e ao Centro Educativo Padre Agostinho Castejón (Cepac). O grupo de comunicadores participou, ainda, de momentos com o presidente da Cpal, Pe. Rafael Garrido, SJ, o Provincial do Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, e o sócio do Provincial do Brasil, Ir. Davidson Braga, SJ.
Após, Gustavo Robichez, professor e coordenador da Central de Educação a Distância da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e fundador do Ecoa (Ecossistema Multidisciplinar de Inovação e Ações Educacionais da PUC-Rio), apresentou a plataforma Discern e como ela conectará as frentes apostólicas com a sociedade.
Outra palestrante da Jornada, Rosângela Florczak, decana da Escola de Comunicação, Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e sócia-diretora da Verity Consultoria, falou sobre comunicação para o cuidado, abordando políticas, protocolos e posicionamentos para uma gestão efetiva das crises. O fechamento da Jornada foi com a palestra de Débora Nassif, coordenadora de Comunicação e Marca na Unimed-Rio, sobre como construir uma marca de valor. Além do compartilhamento de informações importantes para o trabalho comunicacional, o evento permitiu conhecer os novos colaboradores, trocar experiências e traçar projetos e ações para as diferentes realidades da América Latina e do Caribe.