André Takahara, estudante da 2ª série do Ensino Médio do Colégio São Luís, de São Paulo (SP), é coautor de um artigo científico publicado na Scientific Reportings, da Nature, uma das revistas científicas mais importantes na área das ciências. O artigo é resultado de um projeto de pré-iniciação científica em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
O artigo destaca o estudo do comportamento e das diferenças na reação dos reguladores gênicos após um insulto hipertermico. Esses reguladores têm um papel crucial na formação de um indivíduo. Alguns ratos, semelhantes geneticamente aos humanos, desenvolveram epilepsia após o insulto, enquanto outros foram resistentes. Essa investigação inovadora analisou e comparou as diferenças entre esses reguladores nos ratos resistentes.
O aluno contou com o apoio do orientador educacional Thiago Vicente, que contribuiu significativamente para o desenvolvimento e o sucesso desse projeto de pesquisa.
Fonte: Colégio São Luís