Ensino Médio Noturno do Colégio São Luís completa 80 anos

Uma noite de reencontros e emoção marcou a comemoração dos 80 anos do Ensino Médio Noturno do Colégio São Luís, de São Paulo (SP), realizada no dia 09 de agosto. A programação da noite contou com Missa em Ação de Graças, inauguração de uma exposição comemorativa e jantar festivo, reunindo antigos colaboradores, ex-alunos, atual corpo docente, a direção do colégio e colaboradores de outros departamentos.

Acesse a playlist com depoimentos de estudantes, ex-alunos, colaboradores e antigos colaboradores.

O encontro teve início com a celebração da Santa Missa em agradecimento às oito décadas de história. O diretor-geral, Pe. Edison de Lima, SJ, e o assessor eclesiástico, Pe. Gustavo Valentim, SJ, presidiram a celebração, relembrando momentos marcantes do segmento, fazendo memória ao fundador, Ir. Olavo Pereira, SJ, destacando a importância do Ensino Médio Noturno na garantia do direito à educação de qualidade a jovens de condição socioeconômica vulnerável. Durante a cerimônia, a diretora acadêmica, Beatriz Gallian, e a coordenadora pedagógica, Fatima Aparecida Ribeiro, ressaltaram a importância de olhar para o futuro e continuar formando pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas. Homenagens foram prestadas aos/às antigos colaboradores/as e ex-alunos/as, que contribuíram para o sucesso do Ensino Médio Noturno ao longo dos anos.

Em um momento emocionante, Fátima Aparecida Ribeiro agradeceu a todos os presentes, inclusive à equipe atual e colaboradores/as de outros departamentos, enfatizando a gratidão pela missão iniciada pelo Ir. Olavo Pereira da Silva, SJ. Para encerrar a celebração, ela homenageou os presentes cantando a música “Coração de Estudante”, de Milton Nascimento.

“A equipe está honrando o passado nobre do EMN ao garantir sua robustez e entregar uma educação de qualidade. O desenvolvimento acadêmico e humano dos alunos e alunas do EMN está sempre evidente na forma de proceder nos eventos escolares e no crescente desempenho nas diversas atividades acadêmicas propostas pelo CSL. O sucesso e a autonomia alcançados habilitam o EMN para mais 80 anos de prosperidade”, afirmou Paulo Bacelar, coordenador de área.

Exposição e jantar comemorativo

As comemorações incluíram, ainda, a inauguração da exposição “Ensino Médio Noturno, 80 anos transformando vidas”, fruto de um trabalho de pesquisa que trouxe uma mostra histórica, com o objetivo de apresentar a trajetória da escola ao longo das décadas em fotos, vídeos e depoimentos de ex-alunos e colaboradores de diferentes épocas.

O antigo colaborador Bartolomeu Colacique teve a honra de cortar a faixa, momento no qual ele declarou ter recordado dos/as professores/as que atuaram na instituição. Bartô, como é conhecido, dedicou 34 anos de sua vida ao Colégio São Luís e expressou seu sentimento de gratidão ao participar desse momento especial. Além disso, os visitantes da exposição tiveram a oportunidade de conferir um mural com a cronologia dos principais marcos do Ensino Médio Noturno: a criação em 1943 da Escola Técnica de Comércio São Luís; a incorporação da administração da escola técnica pelo Colégio São Luís em 1976; o início da oferta do Ensino Médio no segmento noturno em 1980; e a alteração do processo de ingresso em 2010 para garantir, através de análise socioeconômica, que todas as novas vagas fossem destinadas a estudantes com direito à 100% da gratuidade. Também em 2010 foram implementados os benefícios complementares à bolsa de estudos, de modo a contribuir para que esse novo perfil de estudante conseguisse permanecer no CSL até a conclusão de sua Educação Básica.

“Fui extremamente feliz durante os anos em que estudei no Colégio São Luís, de 2007 a 2009. Aproveitei ao máximo todas as oportunidades que surgiam, envolvendo-me em projetos e atividades. Lembro-me com emoção de como o colégio faz parte da minha trajetória. Quando fui aprovada em uma universidade federal para cursar Ciências, fiz questão de voltar ao São Luís e compartilhar essa conquista com meus professores. Anos depois, tive a oportunidade de trabalhar no laboratório do colégio, o que me proporcionou uma experiência incrível e muitos avanços na minha carreira profissional. Durante a celebração, reencontrei antigos professores, colegas de trabalho, amigos e alunos”, afirmou Lucélia Moradei Santos, ex-aluna e antiga colaboradora da instituição.

Atualmente, o Colégio São Luís recebe 303 jovens no período noturno, oferecendo bolsas de estudo integrais através do Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA). Além da oportunidade de estudo, os/as alunos/as recebem benefícios complementares, como material didático, uniforme, alimentação e vale transporte.

Fonte: Colégio São Luís

Compartilhe esta informação: