Projeto do Colégio Medianeira (PR) é destaque em site internacional de escoteiros

O projeto “João-de-barro”, desenvolvido na disciplina de Ciências do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Medianeira, de Curitiba (PR), foi destaque no Scouts, site internacional de escoteiros. A iniciativa foi criada a partir de uma discussão sobre as ações humanas e os seus impactos no meio ambiente. A professora Eliane Barreto Maia Santos pediu que os estudantes observassem o que estava ao seu redor, na família, no bairro e na escola, e identificassem os hábitos e os problemas ambientais relacionados. A partir dessas anotações, observações e discussões nas aulas, surgiu a ideia de um projeto prático com foco na sustentabilidade.

O próximo passo foi concretizar a construção de pequenas casas multifuncionais, usando “tijolos especiais”. As paredes foram feitas à mão, com caixas de leite recheadas com plástico picado, folha de jornal e tinta à prova d’água. No ano de 2022, foram 70 alunos engajados e cerca de 1.500 pessoas beneficiadas.

Além do impacto ambiental, o projeto trabalha conceitos matemáticos, como cálculo de área, quantidade de tijolos e quadros, massa, capacidade de  peso e medição de tamanho, geometria, frações matemáticas, etc. Na área de Ciências, os alunos desenvolveram e aplicaram conhecimentos de como usar as características dos materiais, tempo de degradação, métodos de reaproveitamento e possíveis impactos se deixados na natureza.

Leia a notícia no site internacional.

Fonte: Colégio Medianeira

Compartilhe esta informação: