A criança tem papel central no processo de ensino-aprendizagem. Essa premissa fundamental na pedagogia inaciana foi amplamente defendida nas palestras e oficinas do “1º Seminário do Jesuítas: Educação e Infância”, que reuniu mais de 300 pessoas no Colégio dos Jesuítas, em Juiz de Fora (MG), nos dias 18 e 19 de agosto. Na plateia do evento estavam professores, estudantes, pesquisadores e outros profissionais da educação. Ao longo de sete horas, durante dois dias, o público discutiu propostas distintas para o aprimoramento da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. “Esta é uma instituição privada, mas não faz sentido se ela não estiver a serviço da cidade, da coletividade. Hoje, nós cumprimos essa vocação do Jesuítas”, celebrou o diretor geral do Colégio, professor Edelves Rosa Luna.
Abrindo o primeiro dia, o diretor da Rede Jesuíta de Educação (RJE), professor Fernando Guidini, ressaltou a importância de se pensar nas experiências vivenciadas pelas crianças nessa etapa que alicerça a trajetória educativa. “Nosso grande propósito é pensarmos juntos e atuarmos em prol de uma educação católica, inaciana e integral. O Projeto Educativo Comum da Rede Jesuíta de Educação nos provoca à centralidade do estudante; à dimensão da excelência; às dimensões cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa; à uma educação que forma pessoas para e com as demais. É um projeto para toda a vida”, observou.
Fazendo uma firme defesa da educação que transforma, a mesa de abertura do seminário foi composta pelo diretor geral do Jesuítas; pela prefeita municipal de Juiz de Fora, professora Margarida Salomão; pela superintendente regional de ensino de Minas Gerais, Dalva Rodrigues de Amorim; pela secretária municipal de educação de Juiz de Fora, Nádia de Oliveira Ribas; pelo vice-diretor da Faculdade de Educação da UFJF, Giovani Cammarota; e pelo gerente da FTD Educação na filial de Minas Gerais, Wellington Marquezin. Encerrando a noite do primeiro dia do Seminário, o professor e pesquisador da Unisinos Paulo Fochi abordou a vida cotidiana na Educação Infantil, retratando as singularidades da criança, e suas tantas capacidades e habilidades, que podem ser estimuladas e desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem.
A abertura do segundo dia do evento foi com a professora e pesquisadora da UFJF Hilda Micarello, que também defendeu a complexidade dos modos de agir da criança ao refletir sobre a linguagem escrita nos anos iniciais. Na sequência, os participantes se encaminharam para uma das 14 oficinas oferecidas pelo evento, finalizando a manhã com uma apresentação emocionante do InaciArtes, grupo artístico do Colégio. “No Jesuítas, todas as nossas iniciativas crescem, florescem e geram frutos”, pontuou professor Edelves Rosa Luna, classificando positivamente a iniciativa que trouxe à Juiz de Fora participantes de diferentes cidades e estados, congregou educadores de outros colégios da Rede Jesuíta de Educação e integrou redes particular e pública em prol do pensamento sobre a etapa que é a base da trajetória educacional. “A educação, especialmente na infância, é instrumento de edificação de tantas vidas”, argumentou o diretor geral, celebrando um projeto que espera ter novas e futuras edições.
Fonte: Colégio dos Jesuítas