• Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Jesuítas
  • Educação Jesuíta
    • Constituição da Rede
    • PEC
    • Missão, visão e valores
    • Pedagogia Inaciana
    • História da Educação Jesuíta no Brasil
    • Educação Jesuíta na América Latina
    • Educação Jesuíta no Mundo
    • Renovação do Apostolado Educativo
  • Unidades
    • Colégio Anchieta (RJ)
    • Colégio Anchieta (RS)
    • Colégio Antônio Vieira (BA)
    • Colégio Catarinense (SC)
    • Colégio Diocesano (PI)
    • Colégio dos Jesuítas (MG)
    • Colégio Loyola (MG)
    • Colégio Medianeira (PR)
    • Escola Santo Afonso Rodriguez (PI)
    • Colégio Santo Inácio (CE)
    • Colégio Santo Inácio (RJ)
    • Colégio São Francisco Xavier (SP)
    • Colégio São Luís (SP)
    • CEPAC (RJ)
    • Escola Nhá Chica (MG)
    • Escola Padre Arrupe (PI)
    • Escola Técnica de Eletrônica (MG)
  • Notícias
  • Publicações
  • Projetos
  • Vídeos
  • Congresso
  • Contato
11º Fórum das Equipes Diretivas da RJE discute o futuro da educação

Teve início na manhã desta terça-feira, 29/08, o 11º Fórum das Equipes Diretivas da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE). Até quinta-feira (31), as lideranças das 17 unidades educacionais – cerca de 70 pessoas –  estarão reunidas no Colégio São Luís, em São Paulo (SP), para comemorar os 30 anos desde a publicação da obra “Pedagogia Inaciana: uma proposta prática” e discutir sobre a finalização da etapa de atualização dos planos estratégicos e os desafios jurídicos na Educação, além de apresentar a proposta para o II Congresso da RJE 2024.

Na abertura, o Provincial dos Jesuítas no Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, parabenizou as equipes pelo trabalho realizado nas unidades e destacou a cultura do cuidado e do trabalho em rede. “Hoje, podemos afirmar que o trabalho em rede faz parte de nossa abordagem educacional e tem contribuído para consolidar o trabalho dos colégios. Esse modo de atuar apoia a partilha de experiências e de recursos, ajudando a todos nas inovações necessárias frente aos desafios presentes e futuros, com um foco apostólico e uma perspectiva internacional favorecida pelas iniciativas da Rede Global de Colégios Jesuítas. E para dar mais um passo na profissionalização e no aprofundamento dessa cultura do cuidado, a Província apresentará, em breve, uma Política de Gestão de Crises e o canal de ouvidoria, que exigirão alguns ajustes pontuais nos processos hoje em curso na RJE. Que este Fórum seja um espaço fraterno de diálogo sobre o nosso fazer educativo em seguimento à missão de Cristo”.

Em seguida, o diretor da RJE, professor Fernando Guidini, resgatou alguns pontos importantes do X Fórum das Equipes Diretivas da RJE, que ocorreu em 2022, reforçando o conceito de Rede. A sua fala foi dividida em três dimensões principais: experiência, reflexão com ênfase em indicadores e um convite à ação. Ele enfatizou que todas as ações devem estar focadas na formação integral dos estudantes: “Como líderes, devemos examinar nossos documentos, planos, processos e sistemas de qualidade, sempre com o objetivo final de promover a educação integral dos alunos”, disse Guidini. A manhã finalizou com a palestra “Igreja, educação, cultura, respostas”, com o arcebispo da Arquidiocese de Goiânia (GO), Dom João Justino, primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “Educação católica significa uma educação de qualidade, centrada na antropologia cristã e voltada para a construção de uma sociedade justa e fraterna. Em síntese, uma orientação para o humanismo integral e solidário”, afirmou o arcebispo.

A programação do Fórum ainda inclui uma palestra sobre o contexto educacional brasileiro, com o professor, ex-presidente do Instituto Singularidades e membro da equipe de transição do Ministério da Educação (MEC), Alexandre Schneider; a apresentação do livro “Aprender por refração”, lançamento do jesuíta filipino, Pe. Johnny Go, pelo secretário executivo da Federação Latinoamericana de Colégios da Companhia de Jesus (Flacsi), Juan Felipe Carrillo; e uma explanação sobre o status da implementação do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE) no Brasil com a professora e diretora do SQGE da Flacsi, Mora Podesta.

Crédito das imagens: Setor de Comunicação do Colégio São Luís

Compartilhe esta informação:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
E-mail

Somos Jesuítas

Jesuítas Brasil
FLACSI

Contato

Telefone: (21) 3622-0236
E-mail: rje@jesuitasbrasil.org.br

A RJE

A Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) foi constituída em 2014 com o objetivo de promover o trabalho integrado entre as unidades de Educação Básica da Companhia de Jesus no Brasil a partir de desafios e identidade comum, buscando sempre o sentido de corpo apostólico.

Nossas Unidades

Colégio Anchieta (RJ)
Colégio Anchieta (RS)
Colégio Antônio Vieira (BA)
Colégio Catarinense (SC)
Colégio Diocesano (PI)
Colégio dos Jesuítas (MG)
Colégio Loyola (MG)
Colégio Medianeira (PR)
Escola Santo Afonso Rodriguez (PI)
Colégio Santo Inácio (CE)
Colégio Santo Inácio (RJ)
Colégio São Francisco Xavier (SP)
Colégio São Luís (SP)
CEPAC (RJ)
Escola Nhá Chica (MG)
Escola Padre Arrupe (PI)
Escola Técnica de Eletrônica (MG)

Redes Sociais

Rede Jesuíta de Educação Básica

© Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) – Todos os direitos reservados

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador.Ok