Nesta quarta-feira, 30 de agosto, segundo dia do 11º Fórum das Equipes Diretivas da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), os participantes tiveram a oportunidade de discutir sobre os “Caminhos possíveis para a educação inaciana”, com a palestra do professor, ex-presidente do Instituto Singularidades e membro da equipe de transição do Ministério da Educação (MEC), Alexandre Schneider, que abordou o contexto educacional sob a perspectiva da educação integral.
Schneider apresentou o cenário do mundo em transformação, especialmente relacionado às novas tecnologias e às mudanças que elas trazem consigo. Ele destacou a importância da educação acompanhar esse contexto e de preparar os alunos para lidarem em um mercado de trabalho flexível e complexo.
Ele também abordou o tema da educação inovadora e o uso das novas ferramentas tecnológicas de forma eficaz e estratégica. Schneider trouxe o papel da liderança pedagógica, enfatizando que, diante de um mundo cada vez mais complexo, o grande diferencial das escolas da RJE é a Educação Integral, que busca formar indivíduos criativos, competentes, conscientes e comprometidos com a compaixão, capazes de responder a dilemas éticos e sociais de forma justa e fraterna. Para ele, é importante que as instituições deixem muito claro que educação integral não é sinônimo de educação em turno integral. “É possível uma educação integral em um só turno assim como pode existir um turno integral sem educação integral”, esclarece. Após a palestra, os participantes se dividiram em grupos de reflexão para trocar ideias e experiências sobre as questões levantadas por Schneider.
Os advogados Juliano Battella Gotlib e André Lucenti Estevam falaram sobre o Direito da Educação, destacando os direitos e os deveres dos públicos dos colégios. Na ocasião, aconteceu o lançamento do livro “Estudos sobre o direito da Educação”. Em seguida, uma visita ao Colégio São Luís também fez parte da programação, permitindo que as lideranças conhecessem a estrutura da instituição.
Com a apresentação dos Grupos de Trabalho (GTs) referentes aos ciclos da Proposta Educativa da RJE, GT Indicadores e Gestão de Pessoas, as equipes tiveram a oportunidade de analisar os resultados de seus trabalhos e compartilhar suas experiências e aprendizados. O dia foi encerrado com a eucaristia presidida pelo Pe. Carlos Alberto Contieri, SJ, coordenador do Núcleo Apostólico em São Paulo, proporcionando um momento de reflexão e espiritualidade para os participantes.
O 11º Fórum das Equipes Diretivas da RJE continua na próxima quinta-feira (31), com mais palestras, discussões e apresentações sobre o futuro da educação inaciana. A proposta é que o evento seja um espaço de diálogo e colaboração entre as lideranças das instituições da RJE, fortalecendo o trabalho em rede e buscando sempre a excelência na educação.
Crédito das imagens: Setor de Comunicação do Colégio São Luís