Criado em 1976, o Biologia Marinha marcou a vida de centenas de estudantes e educadores do Colégio Loyola, de Belo Horizonte (MG). Em 2023, 21 estudantes da 2ª série do Ensino Médio e quatro educadores vivenciaram a experiência, entre os dias 12 e 14 de setembro, no Espírito Santo (RS). O projeto integra os conteúdos trabalhados em sala de aula, em diversas disciplinas, como Biologia Marinha, Ecossistemas Litorâneos, Seres vivos marinhos; Ecossistemas de Mata Atlântica, Costão Rochoso, Manguezais e Bacias Hidrográficas; Maricultura e Aquicultura; Biodiversidade e comunidades marinhas; Adaptação e evolução das espécies marinhas.
Em Guarapari, o grupo teve um dia de mergulho e explorou embarcações náufragas, como o cargueiro britânico Bellucia e o navio Victory 8B, afundado de forma controlada em 2003, para criar o maior Recife Artificial Marinho da América Latina e um dos mais importantes pontos turísticos do Estado do Espírito Santo. O mergulho do tipo “batismo” (PADI Discover Scuba Diving) é a mais popular introdução ao mergulho autônomo do mundo e proporciona ao estudante um amplo conhecimento dos ecossistemas marinhos.
Os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer o Santuário Nacional de São José de Anchieta. O Conjunto Jesuítico de Anchieta foi o lugar escolhido pelo jesuíta José de Anchieta para viver os últimos anos de sua vida.
Fonte: Colégio Loyola