Unisinos Education: programa de educação bilíngue auxilia a repensar práticas pedagógicas

Iniciativa envolve 15 colégios da Rede Jesuíta de Educação e já impactou cerca de 20 mil estudantes

Em 2019, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) criou a Unisinos Education, então um programa de assessoria para a implementação de currículo bilíngue integrado a outros componentes curriculares. Atualmente, a iniciativa envolve 15 colégios da Rede Jesuíta de Educação (RJE). Após cinco anos de parceria, por meio do Programa Cidadania Global da RJE, o U-Education já impactou cerca de 20 mil estudantes e 60 diretores.  Além disso, mais de 250 professores realizaram a formação e aproximadamente 700 estão em andamento.

Cristiane Schnack, gerente de Desenvolvimento de Ensino e professora do curso de Letras da Unisinos, recorda que, quando a Universidade iniciou com o programa bilíngue, a preocupação era aliar conhecimento acadêmico sobre o tema com uma metodologia de trabalho inovadora, pautada pelo engajamento, pela colaboração e pela criatividade. “Essas premissas, tanto metodológicas quanto conceituais de educação bilíngue, fazem com que fomentemos, na escola, um espaço de colaboração, de engajamento e de trabalho integrado entre os diferentes componentes curriculares e as diferentes áreas. Também observamos que as escolas repensam as suas práticas pedagógicas mais amplamente, o seu Projeto Político Pedagógico. A escola entende que não está implementando apenas melhorias ou avançando o ensino de língua inglesa ou outra língua adicional; ela está repensando, com o apoio da universidade, os seus processos, as suas formas de atuação, o seu trabalho docente e o seu currículo de forma integrada”, avalia.

O programa é dividido em três etapas. No diagnóstico e pré-implementação, busca-se conhecer a escola e identificar características e práticas que podem ser potencializadas pelo Programa Bilíngue. A partir disso, são observadas as ações necessárias para a implementação do currículo bilíngue integrado, de modo a poder construir o plano de ação que será articulado em diálogo com a escola na etapa de pré-implementação. Nesse sentido, o investimento é em formação dos professores e gestores, desenvolvimento de currículo, comunicação e extensão..

Na fase da implementação, o Programa Bilíngue chega aos estudantes na sala de aula e orienta as práticas de professores e gestores. Durante esse período, são realizadas reuniões periódicas para aprendizado do processo e avaliação de conquistas e de desafios da nova experiência. Na última etapa, de acompanhamento, são analisadas as evidências de aprendizagem e os desafios que ainda serão enfrentados para a consolidação de uma cultura institucional favorável à consolidação de um currículo bilíngue integrado na escola. Entre os diferenciais da Unisinos Education, Cristiane destaca a criação do programa por uma universidade. “A universidade é o lugar da produção de conhecimento com compromisso para a transformação social. Nós temos uma metodologia para ajudar a escola a desenvolver o seu currículo. É um trabalho bem interdisciplinar, que aciona os diferentes saberes da universidade: design, letras, linguística aplicada, educação. Todos se reúnem para uma nova forma de olhar para a educação bilíngue”, analisa.

O diretor-geral do Colégio Loyola, de Belo Horizonte (MG), Pe. Mário Sündermann, SJ, frisou que a missão de educar cidadãos globais, enquanto formação para uma visão intercultural do mundo, tem requerido da escola jesuíta do século XXI um currículo integrado e integrador, articulado a um projeto de educação bilíngue. “Por isso, ao propormos um modelo de educação bilíngue buscamos superar uma concepção de mera aquisição de uma segunda ou terceira língua. Nossa arquitetura curricular aproxima os saberes mediante o uso das diferentes línguas.  Assim, mais do que desenvolver uma habilidade linguística, trata-se de atravessar o fazer pedagógico escolar cotejando o multiculturalismo, as questões ambientais, a fraternidade humana, a valorização da vida em suas múltiplas manifestações e a acolhida da diversidade humana”.

Muito mais do que as mudanças ocorridas nos currículos das Unidades da Rede, Cristiane ressalta os aprendizados da Unisinos com o programa da Unisinos Education. “Todos os currículos de licenciatura da Universidade terão, a partir de 2024, uma disciplina obrigatória de educação em contexto bilíngue. Esse é um efeito da abertura da Universidade para se repensar, no processo de articulação com as escolas. Isso permite olhar para si e se ressignificar”.

Compartilhe esta informação: