Como o trabalho em rede pode apoiar o desenvolvimento e a promoção da educação para a cidadania global?

Na manhã de quinta-feira, 28 de setembro, o secretário executivo da Rede Jesuíta de Educação (RJE), Pedro Risaffi, foi um dos convidados do sétimo webinar da série “Educação Jesuíta: uma perspectiva integral”, promovido pelo Secretariado Internacional de Educação da Companhia de Jesus na plataforma Educate Magis.

Risaffi abordou o Identificador Global nº 3, o compromisso dos Colégios Jesuítas com a Cidadania Global. Para iniciar, ele fez um breve panorama histórico das discussões realizadas sobre cidadania global no contexto educacional, entre elas o discurso proferido pelo Pe. Geral, Arturo Sosa, SJ, no  1º Congresso Internacional de Delegados (JESEDU), em 2017. “Muitos dos elementos abordados foram a base para os Dez Identificadores Globais de uma Escola Jesuíta. Pe. Sosa fez uma primeira tentativa de definir o cidadão global inaciano: ‘homens e mulheres justos, verdadeiras cidadãos globais, capazes de gerar diálogo e reconciliação entre os povos e com a criação’”, afirmou Pedro.

Um grupo de trabalho foi criado, representando as seis regiões geográficas do Apostado Educacional, e se organizou, então, uma série de planos de aula, materiais de apoio e guias de reflexão, tudo disponível na plataforma Educate Magis. Uma das principais contribuições desse grupo, avaliou Pedro, foi a definição do cidadão global inaciano: “Cidadãos Globais são aqueles que procuram continuamente aprofundar a sua consciência do seu lugar e responsabilidade num mundo cada vez mais mundo interligado, tanto local como globalmente; aqueles que estão em solidariedade com os outros na busca de uma terra sustentável e de um mundo mais mundo humano como verdadeiros companheiros na missão de reconciliação e Justiça”. Como o trabalho em rede pode apoiar o desenvolvimento e a promoção da educação para a cidadania global? A pergunta norteou a segunda parte da reflexão. “Acredito que o trabalho em rede, seja nacional, regional ou global, é a melhor forma de desenvolver e promover a educação para a cidadania global”, disse. Pedro também falou sobre o trabalho realizado pela RJE e de como é fundamental estabelecer bases comuns para a cooperação, no âmbito de rede. Além disso, ele sugeriu a existência de programas de formação continuada sobre educação para a cidadania global e espaços de comunicação, reunião e partilha, frisando a importância de garantir uma intencionalidade curricular para todo o percurso escolar, com projetos de intercâmbio estudantis, imersões socioculturais e excursões ecológicas.

Ele compartilhou com os presentes o U-Education, programa bilíngue realizado em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), que desenvolve a aprendizagem a partir de uma perspectiva de cidadania global. Até o momento, foram quase mil educadores formados. “De forma especial, a Educate Magis se consolidou como principal canal de comunicação e articulação para a rede global, apoiando inclusive, diálogos entre estudantes. É crucial que os educadores abracem e participem neste espaço colaborativo. As escolas e as redes precisam ser ambientes que se destaquem em seus processos e projetem o tipo de cidadania global que queremos ver na sociedade”, concluiu. 

O Ciclo de Webinars Perspectiva Integrada (Holística) tem como objetivo fomentar a aprendizagem e a reflexão sobre a Educação Jesuíta contemporânea entre educadores dos colégios da JGNS. A série é composta por 10 webinars, cada um organizado por uma rede de conferências do JGNS e dedicado à reflexão sobre um Identificador Global do documento “Colégios Jesuítas: Uma tradição viva no século XXI”.

Compartilhe esta informação: