Sanfra e São Luís recebem atividades da 5ª Semea

Como parte da 5ª edição da Semana de Estudos Amazônicos (Semea), realizada pelo Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (Olma) e sediada pelo Centro Universitário FEI, os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais do Colégio São Francisco Xavier, o Sanfra, participaram da oficina de musicalidade amazônica. As turmas foram conduzidas por Márcia Wayna Kambeba, indígena do povo Kambeba, e por Eliberto Barroncas, artista plástico e percussionista.

O Colégio São Luís recebeu, no dia 27 de setembro, integrantes do Projeto Guardiões Ambientais Ribeirinhos e do CAC (Centro Alternativo de Cultura), ambos do estado do Pará (PA), para uma manhã de atividades com as turmas da 2ª série do Ensino Médio.

Com o objetivo de “amazonizar” quem está fora da Amazônia, os ribeirinhos e quilombolas trouxeram elementos importantes da natureza, como folhas, plantas aromáticas, sementes e ervas, proporcionando uma experiência sensorial para os alunos. A partir disso, exploraram temas como biomas, economia circular, impacto ambiental e desafios, compartilhando suas experiências na luta pela preservação da Amazônia.

Finalizando a manhã, uma apresentação teatral sobre o “Mundo das encantarias da Amazônia” trouxe uma visão sobre as ameaças que a região vem sofrendo, além de apresentar um pouco da cosmovisão dos povos originários.

A 5ª Semea aconteceu entre os dias 26 e 29 de setembro e contou com uma programação diversificada com temas que envolvem desde tecnologia sustentável até diálogos sobre direitos humanos e saberes originários. O objetivo principal do evento é educar pessoas sobre a importância da Amazônia, sua cultura, povos originários e seus espaços, por meio de painéis, exposições e representações artísticas. 

Fonte: Colégio São Francisco Xavier e Colégio São Luís

Compartilhe esta informação: