Brasil africano, religiosidade, Amazônia, artes indígenas, esporte, literatura e mundo digital foram temas de alguns dos mais de 90 projetos apresentados durante a Feira de Humanidades 2023, ocorrida no dia 07 de outubro no Colégio Santo Inácio, do Rio de Janeiro (RJ).
Após uma intensa preparação dos trabalhos, os inacianos do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio tiveram a oportunidade de mostrar à comunidade educativa o resultado de todo o processo de pesquisa, sensibilização, criação e experimentação decorrentes das propostas dos eixos temáticos que nortearam esta edição do evento.
Como parte da programação cultural, aconteceram apresentações de peças teatrais protagonizadas pelos estudantes e a exibição de curtas produzidos durante a eletiva de Cinema Contemporâneo e Expressão Pessoal, do Ensino Médio do CSI. Ao longo do dia, o Pátio do Sino foi palco de diversos shows dos alunos. Eles cantaram músicas nacionais e internacionais que animaram o público presente. A banda que acompanhou cada uma das apresentações também foi formada pelos próprios inacianos, sob a supervisão do assessor cultural da escola.
O ponto alto do espetáculo foi a grande final do 1º Festival Inaciano da Canção, vencida pelo estudante Felipe Lamy, da 1EM, com a música Tutorial. Também estiveram na disputa os alunos Giulia Coletta (Ideia ilusória), da 1ª série EM, e Antônio Tomich (I hope you tell me), da 2ª série EM.
A Feira de Humanidades representa um espaço dedicado à construção do conhecimento, que desempenha um papel de destaque na promoção de uma educação integral para os alunos, proporcionando oportunidades para estabelecer conexões interdisciplinares, desenvolver habilidades sociais e emocionais e envolver ativamente corpo docente e discente.
Fonte: Colégio Santo Inácio (RJ)