Dentro de algumas Unidades da Rede Jesuíta de Educação (RJE), existem figuras emblemáticas que desempenham um papel significativo nas atividades pedagógicas, as mascotes. Além de trazerem alguns valores e a própria identidade da instituição, elas promovem uma sensação de pertencimento entre toda a comunidade escolar.
O Lobato é a mascote do Colégio Loyola, de Belo Horizonte (MG), desde 2011. Ele é um lobo, e a origem dele está na família Loyola, que deu nome à instituição, e tinha como símbolo dois lobos apoiados em uma cadeira. Inclusive, é o significado do nome: LOY é “lobos” e “OLA” é “caldeira”. Quando ainda era chamado de Curso Loyola – Padres Jesuítas, que viria a se tornar o Colégio de hoje, Francisco Lobato cedeu um terreno para dois padres tornarem possível a construção da escola. Então, o nome dele é uma homenagem ao gentil homem que cedeu o primeiro espaço para o Loyola construir sua casa. Além disso, o nome do Lobinho foi resultado de uma votação realizada no ano de seu nascimento.
No Colégio São Francisco Xavier, de São Paulo (SP), o nome da mascote – Xaveritiger – foi escolhido em 2019 por uma votação entre todos os alunos. Ela é um tigre que representa as atividades esportivas da instituição e está em todos os uniformes dos esportes. É a junção do termo Xaveriano, que designa o estudante do Sanfra, com a palavra tigre em inglês.
Em 2010, o Leo Livro chegou ao Colégio Anchieta, de Porto Alegre (RS), para compor a Semana Literária. Na época o nome foi escolhido por meio de um concurso cultural entre os estudantes. Em 2023, o visual da mascote foi renovado para a 24ª Semana Literária e 9ª Semana Cultural. A intenção do Anchieta é usá-lo mais vezes ao longo do ano letivo.
Em maio de 2022, foi feita uma enquete para a escolha da mascote do Colégio dos Jesuítas, de Juiz de Fora (MG), entre um sagui e um ouriço-caixeiro. Ambos os animais estão presentes na área de Mata Atlântica preservada pelo Jesuítas e que representa mais da metade dos 70 m² do Colégio. Na eleição virtual, via plataforma AVA, venceu o macaquinho. No mês seguinte, cada turma escolheu um nome para a mascote e uma comissão julgadora, formada por educadores docentes e não-docentes, definiu os três que se destacaram entre mais de 50 sugestões: Abu, Saguita e Quick. Novamente em eleição virtual acessível a toda a comunidade, o nome foi escolhido: Abu, com 42% dos votos. Com diferentes significados, o nome pode representar “Pai” em árabe, Deus das plantas na mitologia suméria e uma espécie de bananeira.
A chegada oficial de Abu no Colégios dos Jesuítas aconteceu na abertura das Olimpíadas de 2022. Desde então, o sagui participa de todos os eventos do Colégio e é um dos principais animadores dos estudantes e dos educadores.