Conheça as mascotes das Unidades da RJE

Dentro de algumas Unidades da Rede Jesuíta de Educação (RJE), existem figuras emblemáticas que desempenham um papel significativo nas atividades pedagógicas, as mascotes. Além de trazerem alguns valores e a própria identidade da instituição, elas promovem uma sensação de pertencimento entre toda a comunidade escolar. 

O Lobato é a mascote do Colégio Loyola, de Belo Horizonte (MG), desde 2011. Ele é um lobo, e a origem dele está na família Loyola, que deu nome à instituição, e tinha como símbolo dois lobos apoiados em uma cadeira. Inclusive, é o significado do nome: LOY é “lobos” e “OLA” é “caldeira”.  Quando ainda era chamado de Curso Loyola – Padres Jesuítas, que viria a se tornar o Colégio de hoje, Francisco Lobato cedeu um terreno para dois padres tornarem possível a construção da escola. Então, o nome dele é uma homenagem ao gentil homem que cedeu o primeiro espaço para o Loyola construir sua casa. Além disso, o nome do Lobinho foi resultado de uma votação realizada no ano de seu nascimento. 

No Colégio São Francisco Xavier, de São Paulo (SP), o nome da mascote – Xaveritiger – foi escolhido em 2019 por uma votação entre todos os alunos. Ela é um tigre que representa as atividades esportivas da instituição e está em todos os uniformes dos esportes. É a junção do termo Xaveriano, que designa o estudante do Sanfra, com a palavra tigre em inglês.

Em 2010, o Leo Livro chegou ao Colégio Anchieta, de Porto Alegre (RS), para compor a Semana Literária. Na época o nome foi escolhido por meio de um concurso cultural entre os estudantes. Em 2023, o visual da mascote foi renovado para a 24ª Semana Literária e 9ª Semana Cultural. A intenção do Anchieta é usá-lo mais vezes ao longo do ano letivo.

Em maio de 2022, foi feita uma enquete para a escolha da mascote do Colégio dos Jesuítas, de Juiz de Fora (MG), entre um sagui e um ouriço-caixeiro. Ambos os animais estão presentes na área de Mata Atlântica preservada pelo Jesuítas e que representa mais da metade dos 70 m² do Colégio. Na eleição virtual, via plataforma AVA, venceu o macaquinho. No mês seguinte, cada turma escolheu um nome para a mascote e uma comissão julgadora, formada por educadores docentes e não-docentes, definiu os três que se destacaram entre mais de 50 sugestões: Abu, Saguita e Quick. Novamente em eleição virtual acessível a toda a comunidade, o nome foi escolhido: Abu, com 42% dos votos. Com diferentes significados, o nome pode representar “Pai” em árabe, Deus das plantas na mitologia suméria e uma espécie de bananeira.

A chegada oficial de Abu no Colégios dos Jesuítas aconteceu na abertura das Olimpíadas de 2022. Desde então, o sagui participa de todos os eventos do Colégio e é um dos principais animadores dos estudantes e dos educadores. 

Compartilhe esta informação: