Nos dias 25 e 28 de outubro, o Colégio Medianeira, de Curitiba (PR), promoveu o 1º Simpósio de Práticas Inovadoras para todos os seus educadores. O evento teve como objetivo discutir a integração adequada das tecnologias no ambiente educacional e como elas podem proporcionar um leque de oportunidades de aprendizado, incentivando a criatividade dos estudantes, a colaboração e a resolução de problemas.
A abertura do evento contou com uma palestra do diretor da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), professor Fernando Guidini, além das participações do diretor geral do Colégio, Nereu Fank, SJ, do diretor acadêmico, Carlos Torra, e da equipe do Centro de Formação Cristã e Pastoral.
Mais de 100 autores e coautores participaram de mesas temáticas e oficinas internas, em um momento rico em aprendizagens. Foi possível conhecer projetos e ideias dos colegas, a partir de seis eixos: Educação e Tecnologias; Metodologias Ativas e Protagonismo Estudantil; Integração Curricular e Pesquisa; Sustentabilidade e Cidadania Global; Inclusão e Diversidade; e Acompanhamento, Avaliação e Mapa de Aprendizagens.
O orientador pedagógico, Mayco Delavy, que também faz parte da comissão do Simpósio, lembra que valorizar as metodologias ativas na sala de aula é empoderar os estudantes para que sejam protagonistas de seu próprio aprendizado. “Ao permitir que os alunos conduzam investigações, debates e projetos, a educação deixa de ser um processo passivo e se torna uma experiência significativa, estimulando a autonomia, a responsabilidade e o senso crítico”, comenta Mayco. Porém, ele também afirma que as metodologias, por melhores que sejam, não substituem o papel do professor e da professora, profissionais que propiciam aos estudantes empatia, respeito, paixão, motivação e esperança.
Fonte: Colégio Medianeira