Crianças do Colégio Antônio Vieira revelam aprendizagens sobre a questão humanitária da fome

Arte com desenvolvimento do pensamento crítico. As apresentações da culminância do Projeto Interdisciplinar Criando e Recriando o Mundo, envolvendo os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira, de Salvador (BA), mostraram as aprendizagens conquistadas pelas crianças da série. A proposta pedagógica tem inspiração na Campanha da Fraternidade (CF), tendo como subtema “O que causa a fome e o que a fome causa”, a partir do tema da CF 2023: Fraternidade e Fome.

“O Projeto tem por objetivo, motivar o aluno vieirense a perceber possibilidades de transformação do mundo em um lugar melhor: sem fome, mais saudável, justo, igualitário e fraterno para todos os seus habitantes”, enfatiza a equipe pedagógica. Assim, as crianças estudaram a realidade da fome no Brasil, bem como as causas que provocam a privação de alimento e os desdobramentos surgidos a partir dessa triste condição de vida da grande população carente.

No espetáculo, os estudantes buscaram traduzir as aprendizagens em diversas disciplinas e provocar reflexões por meio da arte, o que encantou suas famílias, convidadas especiais do evento. As apresentações musicais e a mostra de arte das turmas deram sequência aos estudos feitos nas 1ª e 2ª unidades sobre Cidadania Global; Direitos Humanos (Ética, Inclusão Social, Alimentação); Políticas Públicas; Coletividade/Cidadania, “refletindo acerca de que uma sociedade ética, equânime e mais humana, se constrói a partir da valorização e do cuidado com o outro, da aceitação e respeito às diferenças”, como frisa a equipe pedagógica.

“É importante ressaltar a participação e protagonismo do jovem do 5º ano, que a partir de estudos, pesquisas, partilhas desenvolveu repertório legítimo, produtivo e amadurecido acerca do tema central do projeto, ampliando a sua percepção e o seu olhar crítico e humanizado sobre as necessidades reais e urgentes de uma população menos favorecida”, declarou a coordenadora pedagógica da série, professora Maria Cristina Almeida.

Fonte: Colégio Antônio Vieira

Compartilhe esta informação: