O Mestrado Profissional em Gestão Educacional (MPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) completou dez anos. Para celebrar esse momento, foi realizado no dia 17 de novembro um evento comemorativo, no campus de Porto Alegre (RS), além da formatura dos titulados, que contou com a presença de professores, alunos, egressos e familiares marcaram presença.
Ao longo dessa década, a parceria entre MPGE e Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) formou quatro turmas, que receberam suas titulações na cerimônia, e atualmente conta com mais uma que está em andamento. O reitor da Unisinos, Pe. Sérgio Mariucci, SJ, lembrou das pesquisadoras Flávia Werle e Marta Luz Sisson de Castro (in memoriam) como as pioneiras na interface entre gestão e educação, enfatizou o ensino realizado pelo MPGE e reforçou o compromisso da Universidade com a formação de gestores educacionais, que preservem o direito de cátedra dos professores e promovam o prestígio da categoria.
A coordenadora do MPGE, Ana Cristina Ghisleni, destacou que o curso se notabiliza por estar atento aos cenários e aos desafios educacionais. “Ao comemorar os seus dez anos, o Mestrado Profissional em Gestão Educacional celebra a realização de 19 turmas, com 283 alunos formados e em formação, e 212 dissertações produzidas. O programa também se fortalece com a existência de três grupos de pesquisa, com o fortalecimento da pesquisa e da articulação com diferentes setores sociais, respondendo de maneira cada vez mais assertiva às demandas da gestão educacional”.
Pioneiro na Região Sul do Brasil, o MPGE também desenvolve competências de gestão e liderança, a partir de uma abordagem interdisciplinar, além de proporcionar o aprofundamento de estudos para aprimorar uma gestão corresponsável e participativa das organizações educacionais.
Fonte: Unisinos