Atualizada em 08/01/2024.
A segunda edição da campanha “Doar para educar” foi um sucesso entre as unidades da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE). Entre os meses de setembro, outubro e novembro, as instituições contaram com a ajuda dos estudantes, famílias, ex-alunos e colaboradores para arrecadar materiais escolares, como cadernos, livros paradidáticos, lápis, lápis de cor, régua, cola, apontador, borracha e tesoura. As doações beneficiaram os educandos e atendidos por obras sociais da Província dos Jesuítas do Brasil, como a Fundação Fé e Alegria e o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), e outras instituições indicadas pelos colégios.
No Colégio Anchieta, de Porto Alegre (RS), a campanha foi realizada juntamente com a Semana Anchietana. Os 215 kits de materiais escolares, 450 materiais escolares diversos, 755 livros paradidáticos e 1.250 brinquedos pedagógicos arrecadados beneficiaram a Fundação Fé e Alegria, o Plante Mágico (reforço escolar), o Lar São José, o SJMR, a Creche Negrinho do Pastoreio e a Comunidade Indígena Mbya.
Em Nova Friburgo (RJ), o Colégio Anchieta recebeu mais de 3.000 itens, entre estojos, jogos de canetinhas, caixas de lápis de cor, cadernos etc. As doações serão destinadas a três instituições: Missão Peixes, Aldeia da Criança e Casa Madre Roseli.
As 410 crianças da Escola João Paulo II, obra assistencial jesuíta localizada na cidade de Feira de Santana (BA), vão ganhar um estímulo a mais para os estudos em 2024: materiais escolares doados pelas famílias de estudantes do Colégio Antônio Vieira, em Salvador (BA). Os itens foram arrecadados durante celebrações especiais realizadas com os estudantes antes do encerramento do ano letivo, antecipando as comemorações do Natal.
A comunidade educativa do Colégio dos Jesuítas, de Juiz de Fora (MG), arrecadou centenas de brinquedos e itens de material escolar. As doações, resultantes de duas campanhas distintas, foram entregues à Escola Nhá Chica, de Montes Claros (MG). “É muito gratificante ver essa parceria sendo estabelecida entre o Colégio dos Jesuítas e a Escola Nhá Chica, o que proporcionou um momento muito especial para os alunos e famílias, prova de solidariedade e empatia, que são valores muito importantes para serem ensinados desde cedo”, celebra a diretora da instituição de Montes Claros, Leila Amorim. “Essa colaboração entre as escolas é fundamental para o fortalecimento da rede de ensino, contribuindo para a troca de experiências e conhecimentos”, acrescenta.
Com a colaboração de toda a comunidade educativa, o Colégio Santo Inácio, do Rio de Janeiro (RJ), arrecadou mais de 5.400 itens, como cadernos, lápis, borrachas, réguas, dentre muitos outros. Os materiais foram destinados para o Centro Educativo Padre Agostinho Castejón (Cepac), Associação de Comunidades de Vida Mariana (ACVM), Escola Dom Cipriano, Favelivro e Creche Mundo Infantil.
Ao todo, mais de 8.500 itens foram arrecadados no Colégio São Luís, em São Paulo (SP). Os representantes de turmas do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio Integral recolheram, organizaram e contabilizaram as doações:
- 35,537 kg de massinhas
- 112 kits de tinta guache
- 919 borrachas
- 3200 folhas de sulfite branco
- 500 folhas de sulfite colorido
- 120 papéis canson
- 142 papéis colorset
- 403 papéis cartão
- 219 papéis crepom
- 50 papéis camurça
- 260 cartolinas
- 105 aventais de pintura
- 40 canetinhas
- 99 caixas de lápis de cor – com 12
- 1241 lápis preto
- 10 caixas de Giz de cera – com 12
- 161 tubos de cola branca
- 27 unidades de pincéis
- 363 unidades de apontador
- 304 unidades de caneta esferográfica
- 146 unidades de réguas
- 140 unidades de fitas adesivas