Colégio Santo Inácio (RJ) se torna uma escola associada da Rede PEA/Unesco

O Colégio Santo Inácio, do Rio de Janeiro (RJ), passou a integrar o Programa de Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Rede PEA/Unesco), do qual o Colégio Catarinense, de Florianópolis (SC), faz parte. A Rede PEA/Unesco é uma comunidade global de mais de 10 mil escolas em aproximadamente 180 países que trabalham pela construção de um mundo mais justo, pacífico, inclusivo e sustentável, a partir de preocupações ambientais, como pobreza, fome, racismo e consumo excessivo, e trabalha na promoção do desenvolvimento sustentável, da paz, dos direitos humanos, da democracia, da aprendizagem intercultural e do patrimônio cultural. 

Em termos pedagógicos, o grupo fomenta a promoção da “aprendizagem durante a vida” e “habilidades e competências para a vida”, com foco em aprender a saber, fazer, ser e conviver. Essa conquista reflete o compromisso e o alinhamento do Santo Inácio com os valores da Unesco e da Agenda 2030, com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), de forma ordenada com a missão (“Promover educação de excelência, inspirada nos valores cristãos e inacianos, contribuindo para a formação de cidadãos competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos”), com a visão (“Ser um centro inovador de aprendizagem integral, que educa para a cidadania global, com uma gestão colaborativa e sustentável”) e com os valores institucionais (Amor e serviço; Justiça socioambiental; Discernimento; Cuidado com a pessoa; Formação integral; Colaboração e sustentabilidade; Criatividade e inovação) da escola. 

Dentre as ações desenvolvidas pelo Santo Inácio e que ratificam seu alinhamento com os princípios citados, estão diversas atividades das oficinas de sustentabilidade (9EF a 2EM), de Voluntariado, da disciplina de Empreendedorismo Social, a ONU Colegial, o Projeto Arapiuns, vários trabalhos desenvolvidos pelos estudantes que aparecem expostos nas feiras do conhecimento (FECIT e Humanidades), parcerias com a Embrapa Solo e o Light Recicla, além de diversas outras práticas que permeiam o nosso currículo formativo nas diferentes séries.

Recentemente, o Colégio sediou o VI Seminário PEA/Unesco-RJ, evento que reúne as escolas associadas da rede na região do Rio de Janeiro. No encontro, a diretora acadêmica do CSI, Rita Mury, fez uma apresentação sobre as ações de voluntariado e sustentabilidade do Projeto Arapiuns, com a participação dos inacianos Ana Castier, Bernardo Távora e Sofia Bereta, que partilharam sobre a experiência que viveram esse ano. Durante o Seminário, também aconteceu a entrega do Prêmio Iluminando Ideais. A aluna Manuela Pinheiro Campbell Penna (5EF) conquistou o 1º lugar no Fundamental 1, na modalidade Produção Artística, com inspiração no tema Se cuidarmos da natureza, ela cuidará de nós: a importância das florestas na cultura da paz

Já os estudantes Manuela Assis dos Santos (8EF) e Pedro Kottler Vieira (2EM) conquistaram o 2º lugar no Fundamental 2 e o prêmio de Menção Honrosa no Ensino Médio, respectivamente, na modalidade Produção Textual, a partir do tema O diálogo como garantia de paz: construindo relações harmoniosas no cotidiano. O Prêmio Iluminando Ideais tem o objetivo de debater temas que possam inspirar iniciativas e fortalecer atitudes e valores em prol da natureza e do futuro da humanidade.

Fonte: Colégio Santo Inácio (RJ)

Compartilhe esta informação: