Crianças das unidades da Rede são apresentadas à Campanha da Fraternidade 2024

Em tempo de Quaresma, as unidades da Rede Jesuíta de Educação (RJE) prepararam momentos com as crianças para a apresentação do tema e do lema da Campanha da Fraternidade 2024, “Fraternidade e Amizade Social” e ”Vós sois todos irmãos e irmãs (Mateus 23,8)”. No Colégio Antônio Vieira, de Salvador (BA), o Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral(Sorpa) realizou uma série de eventos com os estudantes do Ensino Fundamental 1. O tema e o lema da CF 2024 seguem durante todo o ano, sendo enfatizados nas ações do Sorpa, entre outras atividades pedagógicas. O Voluntariado da escola também busca mobilizar a comunidade escolar, a partir da proposta da Campanha, contemplando as instituições parceiras com doações. No Ensino Médio, o tema é ainda abordado durante a Semana Santa Jovem, promovendo reflexões, encenações e propostas de ações solidárias relativas a projetos que contemplam pessoas em situação de vulnerabilidade social. Na oportunidade, são retomadas as mensagens da Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, destacando a importância da Amizade Social.

As crianças do Pré I do Colégio Anchieta, de Nova Friburgo (RJ), foram convidadas a produzirem diferentes rostos que representassem a diversidade e a beleza de cada um em sua singularidade. Os pequenos aprenderam sobre a importância de respeitarmos e sermos gentis uns com os outros, para que assim, tenhamos uma convivência harmônica e feliz. Em Juiz de Fora (MG), os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio dos Jesuítas e suas famílias se reuniram na Capela Santo Inácio para um momento de celebração e oração.

Os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santo Inácio, do Rio de Janeiro (RJ), estão participando do Challenge for Lent (Desafio para a Quaresma), uma atividade promovida em parceria com o Ensino Religioso e a Formação Cristã. Em um mural, foi criado um “Calendário Quaresmal” com tarefas específicas e uma intenção de oração para cada dia até a Semana Santa, quando se encerra o tempo litúrgico. Os estudantes estão sendo incentivados a participar ativamente desses desafios diários, que envolvem atitudes de crescimento pessoal, exercício da fraternidade com os demais, cultivo da espiritualidade e cuidado com a Casa Comum, além de compartilhar com os colegas suas experiências sobre essa vivência. A atividade foi toda planejada em inglês, oportunizando aprendizagens imersivas neste idioma. A ideia é que os estudantes possam participar de contextos comunicativos reais em língua inglesa, explorando conhecimentos de disciplinas diferentes e aplicando capacidades linguísticas e cognitivas de modo a se comunicar de forma mais efetiva em inglês.

Compartilhe esta informação: