RJE participa do Fórum Nacional de Educação Católica da Anec

Nos dias 21 e 22 de março,  o secretário de educação da Província dos Jesuítas do Brasil, reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e membro do Conselho da Anec, Pe. Sérgio Mariucci, SJ, o secretário executivo da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), Pedro Risaffi, o diretor-geral do Colégio São Luís, de São Paulo (SP), Pe. Edison de Lima, SJ, e o diretor-geral do Colégio Medianeira, de Curitiba (PR), Pe. Nereu Fank, SJ, participaram do Fórum Nacional de Educação Católica, promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), em Brasília (DF).

Com o tema Em saída, ao encontro – Educação católica em movimento no tempo das transições, o evento reuniu líderes e gestores das instituições mantenedoras, de Ensino Superior e de Educação Básica. O encontro foi um convite à reflexão profunda sobre o papel da Educação Católica diante das transições religiosas, políticas, socioambientais, antropológicas e tecnológicas. Inspirado nas palavras do Papa Francisco, o tema reflete o coração do Pacto Educativo Global, enfatizando o propósito de ensinar a fraternidade e educar para a paz.

A programação contou com a mesa-redonda Transição religiosa, socioambiental e tecnológica: o que temos a dizer? O que podemos fazer?, fóruns temáticos que discutiram Novos modelos de gestão para a nova economia, Ressignificar a Educação Superior no Brasil: os próximos passos, O autodesenvolvimento para uma gestão de excelência, e Por uma evangelização coerente: explorando a pastoralidade com inteligência e duas conferências, A educação católica do amanhã: que atitudes tomar hoje? e A jornada além do legado. “O Fórum provocou os gestores educacionais presentes a refletir sobre as transições em curso na sociedade e seus impactos na Educação Católica. Foram discussões relevantes que apontam para inovações necessárias, levando em conta os desafios climáticos e ambientais, a nova configuração religiosa no país e a disrupção tecnológica provocada pela Inteligência Artificial e a realidade virtual”, afirmou Risaffi.

Para o Pe. Sérgio Mariucci, o evento possibilita encontros e debates sobre a relevância da educação católica no cenário da educação brasileira, ao reunir representantes do âmbito católico, Ministério da Educação, Secretaria de Regulação, Secretaria de Ensino Superior e Secretaria de Educação Básica. “O significado do Fórum de Educação Católica e da presença da Companhia de Jesus neste evento é de comunhão, de construir juntos algo tão importante para a educação no Brasil. É bonito ver o apostolado educacional da Igreja Católica junto com a Companhia de Jesus, num evento fraterno com temas relevantes. Todas as exposições, as mesas foram muito bem participadas e trouxeram ideias muito importantes para o nosso dia a dia”, destacou.

Compartilhe esta informação: