Unidades da RJE juntas no combate ao bullying e à violência nas escolas

A Lei nº 13.277 de 2016 instituiu o dia 07 de abril como o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas, com o objetivo de visibilizar e de trazer à reflexão o fenômeno do bullying e as suas complexas causas, instigando a sociedade e, em especial, educadores, pais e alunos a se unirem no combate a esse tipo de violência. Durante a semana de 08 a 12 de abril, as unidades da Rede Jesuíta de Educação (RJE) realizaram diferentes atividades com estudantes, famílias e colaboradores.

As atividades de prevenção e conscientização do Colégio Catarinense, de Florianópolis (SC), iniciaram no dia 1º de abril. As turmas de 4º e 5º ano participaram de um momento sobre os cuidados no uso responsável das mídias sociais. Eles analisaram um questionário elaborado pelos próprios alunos, com perguntas a respeito do uso das tecnologias e das atitudes perante seus colegas. Já para as Unidades de Ensino II (do 6º ao 9º ano) e III (Novo Ensino Médio), as atividades pertinentes ao tema aconteceram durante as aulas de Formação Humana e Cristã, por meio da exibição de um filme e da leitura de um texto.

No Colégio Medianeira, de Curitiba (PR), os estudantes do 5º ano vivenciaram a Biblioterapia. A atividade teve como foco o livro “Ernesto”, escrito por Blandina Franco. O personagem é vítima de muitos boatos, ninguém gosta dele, só porque ele não é igual a todo mundo. A intolerância e o bullying ficam tão grandes, que Ernesto se vê isolado e sem amigos. Uma história que nos convida a pensar nas atitudes, julgamentos e no sentimento do outro e nos inspira empatia, inclusão e respeito. Após a leitura do livro, os estudantes compartilharam seus sentimentos e escreveram cartinhas para o personagem. O livro “A Raiva”, de José Carlos Lollo e Blandina Franco foi a base da atividade do itinerário Formação Cidadã com o 4º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes receberam uma bexiga com farinha dentro e foram convidados a enchê-la um pouco, a cada vez em que a raiva aparece na história do livro. Até que, por fim, a bexiga explode de tanta raiva. A farinha faz o seu papel mostrando que “explodir de raiva” não é bom para quem sente e nem para o outro, pois seu espaço acaba sendo invadido e comprometido. O objetivo da atividade foi promover um maior conhecimento sobre os sentimentos. As crianças contaram como se sentem com raiva e quais são suas estratégias para lidar com ela, o que pode ser muito útil para evitar casos de bullying.

O Colégio Santo Inácio, do Rio de Janeiro (RJ), produziu uma série de vídeos para as redes sociais relacionados à temática. Realizada em 2023, a campanha #nãoésóumabrincadeira envolveu todas as séries da instituição com o objetivo de fomentar o respeito às diferenças, a empatia, o cuidado e as relações saudáveis entre os estudantes. Em um dos vídeos, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental relembram a campanha, compartilham um pouco de suas experiências sobre o tema e mostram que o combate ao bullying não se restringe a uma data, mas deve ser um esforço coletivo e contínuo. Já a outra produção mostra os estudantes que integram o grupo de Liderança Inaciana do 8º ano participando de um quiz sobre bullying. Sob supervisão das equipes de orientação educacional e formação cristã do colégio, o objetivo da dinâmica foi reforçar os conhecimentos aprendidos pelos estudantes sobre o tema. A partir disso, eles promoverão ações de conscientização com turmas de outras séries. Em Fortaleza (CE), as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santo Inácio participaram de uma roda de conversa reflexiva sobre o bullying. Os estudantes compartilharam relatos e leram cartas autorais.

Os estudantes da Escola Padre Arrupe, de Teresina (PI), participaram do Comitê de Mediação de Conflitos, espaço de diálogo, negociação e mediação. No âmbito dos educandos é, sobretudo, um espaço de aprendizagem sobre como lançar mão de estratégias não violentas na relação com o outro, que envolvam a escuta, a reflexão e o discernimento de ações que reconciliem e promovam a paz. 

No Colégio Loyola, de Belo Horizonte (MG), as turmas do 4º ano se envolveram no Show de Talentos – Dons e Valores. Por meio de um trabalho interdisciplinar de Ensino Religioso, Língua Inglesa, Música e Arte, a equipe de professores especializados buscou integrar o filme “Sing” com a mensagem da Campanha da Fraternidade, promovendo valores de solidariedade, respeito e amizade. Os estudantes do 8º Ano fizeram uma oração pela paz no mundo, e, em sincronia, todas as turmas fizeram um minuto de silêncio pela paz. A Biblioteca promoveu durante os recreios um campeonato de “Stop colaborativo” para os estudantes do 7º ano à 3ª série do Ensino Médio, e as crianças do 1º ano exploraram o tema amizade com a leitura do livro “Uma história de amizade” e o curta-metragem “O que é amigo?”. Depois, coloriram o desenho da Campanha da Fraternidade.

No Colégio Antônio Vieira, de Salvador (BA), as ações buscam envolver também as famílias dos estudantes. No último mês de março, um informativo foi enviado aos pais, alertando-os sobre bullying e cyberbullying, convidando-os a também participar da campanha do colégio. Cartazes, com uma linguagem próxima da realidade dos estudantes, também serão afixados nos espaços de aprendizagem do Vieira. O Colégio segue com rodas de conversa e materiais didáticos que abordam o tema.

O Colégio Anchieta, de Porto Alegre (RS), promoveu a 1ª Semana de Prevenção ao Bullying. Com o tema Faça Amigos, não faça bullying, e inspirada na Campanha da Fraternidade da CNBB de 2024, sob o tema Fraternidade e Amizade Social, a 1ª Semana foi organizada pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE). As turmas do 1º ano participaram da contação da história “Da minha boca saem cobras e lagartos”, de Adriana Zanonato e Luiz Prado. Os colegas do 2º e do 4º ano refletiram sobre a Cultura da Paz, enquanto que os do 3º ano buscaram respostas para a questão “Afinal, o que é bullying?”. Os estudantes do 5º ano realizaram estudos dos “Direitos e Deveres: internet como fonte de informações”. Os estudantes de todo o Ensino Fundamental I também assistiram a peça de teatro “Caravana da Fantasia Conta o Patinho Feio”, promovida pela Companhia de Arte Tríade. Ao apresentar uma mãe cuidadosa e preocupada com os constantes ataques que o filho sofre e com a agressividade dos outros animais, como ser chamado de Patinho Feio, a história dramatiza de forma lúdica temas atuais, como bullying, preconceito e discriminação. Após o término da apresentação, os  alunos foram provocados a fazer uma reflexão sobre o sofrimento do personagem e como ele lidou com a situação.

No Fundamental II, o 8º ano recebeu o convidado Emílio Finger para uma palestra sobre a Gestão do Coração. Finger, que tem paralisia infantil, falou sobre momentos desafiadores e de superação promovidos pela sua condição crônica, assim como impactos do bullying, apoio da família e caminhos que o levaram a concretizar sonhos. Durante todos os dias da semana, as turmas do 6º ano fizeram uma reflexão inspirada no livro “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, uma das leituras obrigatórias do 1º trimestre. Já o 7º ano participou de um bate-papo com a orientadora educacional. Nas atividades do Ensino Médio, os jovens receberam os buttons da Semana e leram o material informativo recebido.

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