Artigo: “Crianças que têm acesso à linguagem de programação desenvolvem habilidades para lidar com desafios ao longo da vida”

Por Rafael Gonçalves, coordenador de Tecnologia Educacional do Colégio Antônio Vieira, de Salvador (BA)


O ensino da linguagem de programação nas escolas desempenha um papel fundamental na preparação das crianças e jovens para o mundo digital em que vivemos, sempre em constante evolução. Ao aprender a programar, os estudantes desenvolvem habilidades essenciais, como pensamento computacional, resolução de problemas e criatividade. Essas habilidades não apenas os preparam para futuras carreiras em tecnologia, mas também os capacitam a enfrentar desafios em diversas áreas da vida.

Esse aprendizado desde cedo, ainda na infância, permite que os alunos desenvolvam uma base mais sólida para resolver situações do cotidiano e também habilidades essenciais para sua rotina de estudo e aprendizagem. Ao trabalhar com conceitos fundamentais e estimular a criatividade, as crianças podem aplicar esses conhecimentos de forma prática, tornando o aprendizado em geral ainda mais completo.

Programação e robótica

A robótica educacional é uma excelente aliada no ensino das linguagens de programação. Além de envolver conceitos de engenharia, física e mecânica, ela aplica os princípios da linguagem de programação, permitindo que os alunos vejam seus códigos transformados em resultados tangíveis. Com a possibilidade de visualizar o comportamento dos protótipos, fazer ajustes e melhorias, o aprendizado se torna mais estimulante, sobretudo com o trabalho em equipe, que para além do desenvolvimento técnico, é também essencial para entender, estudar e resolver os desafios propostos.

No Colégio Antônio Vieira, em Salvador, a robótica educacional é parte essencial da grade de cursos livres, sendo oferecidas turmas para estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Durante as aulas da chamada Oficina RobotiCav, os alunos têm a oportunidade de construir e programar robôs, utilizando materiais que vão desde sucatas e legos educativos até placas e componentes eletrônicos mais modernos, explorando diversas linguagens de programação embarcada. Essas experiências práticas também os preparam para o mundo digital em que vivem.

Da escola para o trabalho

A participação das crianças na oficina de robótica não apenas as beneficia no estudo de outras disciplinas, assim como as capacita em áreas relacionadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Desenvolvendo, desde muito cedo, habilidades e competências valorizadas no mercado de trabalho, muitos desses alunos acabam, quando adultos, seguindo carreira na área de tecnologia ou usando as habilidades em profissões diversas.

A qualidade da RobotiCav é outro diferencial à parte. Nos últimos cinco anos, temos observado um aumento significativo no número de medalhas conquistadas pelos alunos vieirenses em competições nacionais de robótica, a exemplo da última edição da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em 2023, com a conquista de 13 medalhas de ouro, 7 de prata e 13 de bronze. Isso demonstra não apenas o desenvolvimento de competências técnicas, mas também a eficiência do trabalho em equipe, tão necessário para competir nesses eventos. Depois, o que se constata, no mercado de trabalho e em seus projetos de vida como um todo, são jovens reconhecidos e valorizados por suas experiências e habilidades conquistadas desde crianças, destacando-se como candidatos altamente qualificados e preparados para os desafios do mundo moderno.

Fonte: Colégio Antônio Vieira

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