Lideranças do Colégio Loyola participam do Pré-seminário virtual JESEDU

O II Seminário JESEDU-Jogja2024 é um evento global que convida todos os colaboradores envolvidos na educação jesuíta para o exercício contínuo do discernimento. Esse encontro se destina a um grupo especializado de participantes, que tratará da Identidade Católica/Jesuíta e da Formação Aprofundada da Fé em nossas escolas. O evento acontecerá no De Britto College, em Yogyakarta, Indonésia, entre os dias 24 e 28 de junho de 2024. 

Buscando refletir sobre questões e desafios educacionais contemporâneos que serão discutidos no II Seminário JESEDU-Jogja2024, as lideranças das áreas Acadêmica, Administrativa e de Formação Cristã do Colégio Loyola, de Belo Horizonte (MG), participaram, no final do mês de abril, do Pré-seminário virtual JESEDU. Essa atividade foi uma chamada à partilha e à reflexão sobre as questões e os desafios educacionais contemporâneos, nos quais as obras da missão estão imersas. O momento no Colégio trouxe reflexões que serão levadas ao evento presencial na Indonésia, marcando a contribuição do Loyola, mais uma vez, de forma profunda e potente na comunidade jesuíta mundial. 

A atividade foi preparada pelos coordenadores de área, e a reflexão teve como tema Educando para fé no século 21. Os colaboradores foram divididos em grupos, e as discussões foram sintetizadas na forma de postagens na plataforma Educate Magis. As partilhas de projetos e expectativas sobre os fundamentos do nosso modo de ser e proceder se tornaram registros que concretizam a tradição viva de nosso fazer pedagógico. Os pilares fé e educação sustentaram uma manhã permeada de oração, estudos, reflexões e de intensas trocas pedagógicas por meio de quatro blocos que trataram das seguintes temáticas: 

1) Educar para a fé como escolas católicas na tradição inaciana
A primeira sessão foi em diálogo com as percepções de Damian Zynda, Th.D., diretora de Missão e Ministério da McQuaid Jesuit, Rochester, NY, EUA, sobre a temática Compartilhando Deus através da espiritualidade inaciana: a espiritualidade inaciana como parte da nossa formação na fé e na formação dos formadores. Nessa primeira discussão, os colaboradores do Loyola refletiram acerca de como podemos construir, em nossas escolas, uma cultura inaciana baseada nos Exercícios Espirituais e no discernimento. 

2) Educar para o diálogo inter-religioso
O segundo momento trouxe a fala de Fatimah Husein, MA, Ph.D., diretora associada do Consórcio Indonésio para Estudos Religiosos (ICRS), sobre Educar para o diálogo inter-religioso. Nessa etapa, os envolvidos discutiram sobre o que os nossos estudantes devem aprender e compreender sobre as religiões e com que propósito/por quê? Além disso, foi debatido se existe um modelo específico que melhor se adapta ao contexto do Loyola. 

3) Formar uma fé resiliente: ensinando para uma formação aprofundada da fé em nosso contexto secular hoje
No terceiro estágio, Paul Sharkey, M.Th., M.Ed., Ph.D., coordenador de pós-graduação no Catholic Theological College, em Melbourne, na Austrália, convidou os educadores a refletir sobre como podemos acompanhar os nossos funcionários e estudantes a formar uma fé resiliente, que os leve a Deus. É necessário reimaginar a nossa educação religiosa, programas de formação religiosa e outras áreas da vida escolar para ajudar os estudantes e colaboradores? 

4) Educar para a fé como escolas católicas na tradição inaciana
A última etapa teve a fala do Pe. Daniel Patrick Huang, SJ, professor de Missiologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, na Itália, que trouxe provocações sobre a forma como nós podemos, como escolas católicas, à luz dos numerosos desafios que enfrentamos hoje nas escolas, 

  1. acompanhar e evangelizar os nossos alunos, funcionários e famílias católicos? 
  2. acompanhar outros em suas jornadas de fé? 
  3. Responder como Rede Global de Escolas Jesuítas (Jesuit Global Network of Schools — JGNS)?

Fonte: Colégio Loyola

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