Colégio Santo Inácio (RJ) promove ciclo de palestras sobre uso do celular e exposição excessiva a telas

O Colégio Santo Inácio, do Rio de Janeiro (RJ), está promovendo um ciclo de palestras presenciais sobre o uso do celular e a exposição excessiva a telas por crianças e adolescentes. A iniciativa é organizada pelo Serviço de Orientação Educacional do Colégio e visa promover reflexões importantes sobre educação e tecnologia para famílias do Ensino Fundamental e Médio. Com o tema Meu filho não sai do celular. Como ajudá-lo a ter uma relação saudável com este aparelho?, a primeira palestra levou os pais a pensarem sobre o lugar que o celular tem ocupado na vida familiar e a responsabilidade que eles têm em orientar os filhos em relação ao uso do aparelho.

Também foram apresentados estudos e pesquisas que apontam os impactos do excesso de telas na rotina da família. Além disso, a psicóloga escolar Andreia Salomão e a orientadora educacional Ana Cristina Lemos pontuaram alguns comportamentos que podem ser adotados, no dia a dia, para estabelecer limites no uso de equipamentos eletrônicos a fim de não prejudicar o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Já o segundo encontro abordou o tema Meu filho quer um celular. E agora?. Além de apontarem alguns benefícios e malefícios envolvendo o uso do aparelho, a orientadora educacional Raquel Arouca e a psicóloga escolar Andreia Salomão buscaram desenvolver a percepção das famílias sobre o momento adequado para dar um celular a seus filhos. Elas também apresentaram dados de pesquisas científicas sobre o tema e discutiram a questão do controle parental. As profissionais ainda alertaram para a importância de ter atenção e cuidado com a saúde mental das crianças e adolescentes nesse contexto tecnológico.

O último bate-papo do ciclo de palestras acontecerá no mês de junho, com o tema Meu filho ganhou um celular. Como posso fazer combinados que sejam cumpridos?.

Fonte: Colégio Santo Inácio (RJ)

Compartilhe esta informação: