Palavras mágicas como ‘por favor’ e ‘obrigado/a’ podem parecer simples, mas quando se compreende seu real significado, tornam qualquer ambiente mais harmonioso. Com essa ideia em mente, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I do Colégio São Luís, de São Paulo (SP), embarcaram numa iniciativa pedagógica para entender as normas de convivência. Visitaram diversos setores da escola, entrevistaram profissionais e realizaram pesquisas com suas famílias para explorar as dinâmicas de respeito e obrigações que regem os diferentes espaços de convívio, seja na escola ou em casa.
Como será que os colaboradores do departamento administrativo do colégio convivem? Será que é da mesma forma que os da enfermaria, diretoria, cozinha ou jardinagem? Para descobrir, os alunos interagiram com diferentes profissionais e mergulharam nas normas que facilitam uma convivência harmoniosa e respeitosa.
A atividade revelou a interdependência entre direitos e deveres nos diferentes espaços que frequentam. Ao comparar as regras de convivência na escola com as de casa, os alunos puderam distinguir claramente o que é adequado em cada ambiente e por quê. Essas diferenças foram exploradas para entender como a adaptabilidade e o respeito mútuo são fundamentais para manter a ordem e a harmonia.
Inspirados pelo que aprenderam, os estudantes criaram símbolos que representam os acordos estabelecidos em grupo, como levantar a mão antes de falar, respeitar a vez de fala dos colegas e comunicar-se adequadamente com os professores e amigos. Esses símbolos foram desenhados e ilustrados pelos próprios alunos, que os colaram em vários lugares da sala para não esquecerem o que aprenderam. Mais do que meros gestos, tornaram-se ferramentas essenciais para promover a comunicação eficaz e o respeito nas interações diárias.
O projeto, que faz parte do componente de História e Geografia, enriqueceu o conhecimento dos alunos sobre a funcionalidade das normas sociais, e os preparou para aplicar esses conceitos em diversos contextos de suas vidas. A orientadora educacional do 1º ano, Camilla Cristina, destaca que “o bom convívio é uma peça fundamental na Pedagogia Inaciana, pois colabora na formação integral dos estudantes, facilita o aprendizado colaborativo, estimula o desenvolvimento pessoal e social, e contribui para a criação de comunidades comprometidas com a justiça e ao serviço dos outros.
Fonte: Colégio São Luís