O Colégio Catarinense, em Florianópolis (SC), realizou, no final do mês de maio, a II Semana de Justiça Socioambiental, com o tema Amizade Social: Um Ecossistema, Múltiplas Relações. O evento, realizado desde 2023, tem como objetivo principal oferecer compreensão acerca dos apontamentos da Carta Encíclica Laudato Si’, divulgada pelo Papa Francisco em 2015. Nela, o pontífice lança um convite à Igreja e a todas as pessoas, para zelar pela nossa Casa Comum, unindo as aflições da Terra às dores de toda a humanidade e convocando uma ação na busca por mudanças para enfrentar a degradação ambiental e as mudanças climáticas. Além disso, o evento busca estimular a compreensão dos desafios enfrentados pela humanidade no século XXI, mobilizar a comunidade escolar para o compromisso solidário e a transformação da realidade, aprofundar o conhecimento das exigências éticas da fé e estimular o exercício da cidadania em nível global e local.
Os estudantes da 1ª série A do Novo Ensino Médio participaram de uma atividade no Laboratório de Ecologia Integral, na qual aprenderam a produzir papel artesanal, a partir de papéis reciclados do Colégio. Representantes da organização Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) foram convidados para uma roda de conversa com os alunos da Eletiva de Voluntariado sobre os direitos dos migrantes e refugiados. O grupo também compartilhou as experiências que foram feitas durante a eletiva de Voluntariado, como a entrega de sanduíches para moradores de rua de Florianópolis, entre outras atividades desenvolvidas, tais como campanhas de doação de alimentos e roupas e vivências solidárias. O SJMR atua em favor de mais acolhimento e hospitalidade da sociedade brasileira aos migrantes e refugiados, ao promover e proteger sua dignidade e direitos e acompanhar seu processo de inclusão e autonomia. Ele está presente em seis estados do Brasil: Minas Gerais, Amapá, Brasília, Roraima, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Um bate-papo sobre as tragédias climáticas que estão acontecendo no mundo, e especialmente no Rio Grande do Sul, opções para evitá-las ou minimizá-las e a Encíclica Laudato Si’, reuniu o Grêmio Estudantil Teotônio Vilela, do Colégio Catarinense, os alunos da Eletiva de Monitoria Estudantil e os alunos Escola de Educação Básica Juscelino Kubitschek, de Florianópolis. Também estiveram presentes os professores Lucas Duarte, Maycon Maciel, Juliana Grigoli, Pedro Baesso, Vitor Bazzuco, o assistente de Pastoral, Pedro Duarte, e o diretor de comunicação da União Catarinense dos Estudantes, Mile Augusto.
As turmas do 6º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Novo Ensino Médio ouviram a história do livro O homem que espalhou o deserto, publicado em 1989 por Ignácio de Loyola Brandão. A atividade não apenas proporcionou aos estudantes uma reflexão sobre a interação humana com o meio ambiente, mas também os incentivou a adotar uma postura crítica em relação aos problemas ecológicos contemporâneos.
Fonte: Colégio Catarinense