Unidades da Rede celebram o Mês de Maria

No mês de maio, período de especial devoção a Nossa Senhora, as unidades da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) prepararam atividades especiais para celebrar Maria, mãe de Jesus Cristo. As crianças do Colégio Antônio Vieira, em Salvador (BA), fizeram a tradicional encenação da Coroação de Nossa Senhora. O evento foi iniciado no domingo, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, com a participação de alunas vieirenses que fazem balé na Ebateca. Depois, o Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa) promoveu um momento especial no Pátio Aquarela, com estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (EF). Conforme explica o professor João Ramiro, coordenador do Sorpa, este ano as homenagens da Coroação de Maria foram para Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. “Foi uma oportunidade também de renovar os pedidos de proteção, especialmente para a população do Rio Grande do Sul, vítima das fortes enchentes que devastaram muitas regiões do estado”, contou.

Toda a comunidade educativa do Colégio Diocesano, em Teresina (PI), se reuniu para a procissão e celebração em homenagem a Nossa Senhora. Em Juiz de Fora (MG), os estudantes do Colégio dos Jesuítas prestaram uma homenagem a Nossa Senhora da Imaculada Conceição, com uma coroação na Capela Santo Inácio. Eles ofereceram flores, terço, véu e a coroa, acompanhados de suas famílias e professoras. No final do mês, a comunidade educativa participou da Coroação de Nossa Senhora.

Em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, o Colégio Santo Inácio, em Fortaleza (CE), organizou uma caminhada, começando pela Educação Infantil, passando pelos Anos Iniciais até a capela, e também a celebração da Coroação de Nossa Senhora. O Colégio Medianeira, em Curitiba (PR), organizou o Tríduo a Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, uma sequência de três dias de vivência, reflexão, oração e coroação à patrona do Colégio. Em um gesto de solidariedade e amor ao próximo, os estudantes escreveram mensagens de carinho e acolhimento que serão entregues aos alunos da Escola Medianeira, localizada em Santa Maria (RS). Os estudantes do Ensino Fundamental e da catequese participaram de uma cerimônia especial de Coração da Nossa Senhora, junto com a equipe do Centro de Formação Cristã e Pastoral.

Os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ), participaram de um momento mariano, organizado pela Formação Cristã em parceria com o Ensino Religioso. As crianças do 2º ano experimentaram uma vivência marcada por orações, história e música, na qual puderam aprender um pouco mais sobre os títulos dados a Maria. Ao final, os pequenos registraram suas preces em um desenho em formato de anjo, que foi usado para montar um grande mural de orações. Já os estudantes do 3º ano puderam aprofundar seu entendimento sobre o papel de Maria na vida de Jesus e na história da salvação. Através da oração do Terço, nossos inacianos manifestaram suas preces a Deus, buscando a intercessão de Nossa Senhora das Vitórias.

Os estudantes do 5º ano testemunharam passagens marcantes da vida da mãe de Jesus, como a Anunciação do Anjo Gabriel, a visita à sua prima Isabel e a Festa nas bodas de Caná. Na encenação, Maria apareceu sob o título de Nossa Senhora Aparecida. A atividade também inaugurou um ciclo de aprendizagem sobre as histórias sagradas das mulheres bíblicas, com o intuito de visibilizar as narrativas dessas personagens e perceber como Deus também atua por meio do feminino na História da Salvação.

As crianças do 1º ano se reuniram na Capelinha das Vitórias para agradecer a presença de Nossa Senhora em suas vidas. Elas puderam compreender que o coração de Maria é sempre o suave caminho que nos leva a Jesus. Durante a atividade, os pequenos receberam uma conta branca e foram motivados a cuidar dela, voltando seus pensamentos e preces para as pessoas que colaboram para o seu cuidado no dia a dia. Ao final, eles juntaram as contas aos pés da imagem de Nossa Senhora das Vitórias, formando um colar, que, ao longo das próximas semanas, visitará a casa de cada estudante para que possam fazer um momento de oração em família.

No último domingo do mês de Maio, o grupo da Catequese realizou uma singela homenagem a Nossa Senhora, através da coroação na Missa da Comunidade Educativa. Foram destacadas algumas das diversas aparições de Maria Santíssima, como Nossa Senhora do Amor Divino, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores, dentre outras. A partir de suas orações lidas pelos estudantes, todos puderam recordar que Maria sempre vai ao encontro de seus filhos quando esses de coração sincero recorrem a ela. A Imagem de Nossa Senhora das Vitórias foi coroada, com toda a Comunidade Educativa rezando e cantando em agradecimento àquela que, com generosidade, aceitou ser a Mãe do Redentor da humanidade.

Os estudantes da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental I do Colégio São Luís, em São Paulo (SP), participaram da Coroação de Nossa Senhora. Durante a celebração, as crianças foram convidadas para cantar louvores em honra à Nossa Senhora, para quem também ofereceram flores, terço, manto e coroa, expressando assim gratidão, fé e amor. Elas também rezaram pelas suas famílias e pela comunidade escolar, enchendo o ambiente de esperança e espiritualidade.

Na abertura do mês mariano da Escola Padre Arrupe, em Teresina (PI), os alunos do 2º ano, por meio de uma apresentação artística teatral, trouxeram a passagem de João 1, 1-11 em que Jesus, encorajado por sua mãe, realiza seu primeiro milagre, transformando água em vinho para um casamento na cidade de Caná na Galileia. Os educandos reconheceram a importância dos pais, amigos, família e professores como personagens de suas vidas que os ajudam no processo transformador que é conhecer a si mesmos, seus potenciais e dificuldades. A exposição Maria: Mulher de Muitos Nomes (Mary: Woman of Many Names), realizada entre os dias 27 e 29 de maio, retratou alguns dos títulos atribuídos a Maria ao longo da história. A abordagem integrou a formação religiosa e artística, motivando os educandos a entenderem cores, formas, padrões e elementos de diversas culturas presentes nas representações que explicavam os vários nomes dados a ela. Também foi uma oportunidade para que estudantes aprofundassem os significados e razões dos vários títulos de Maria, chamada de Nossa Senhora, na tradição católica. Para encerrar o mês, a Escola celebrou a coroação de Nossa Senhora com uma emocionante apresentação artística feita por educandos e educandas de várias turmas.

 

Compartilhe esta informação: