Ser + Com os demais: conheça a nova campanha da Província dos Jesuítas do Brasil

Na véspera da Solenidade de São José de Anchieta, no dia 09 de junho, a Província dos Jesuítas no Brasil lançou a campanha Ser + com os Demais. O evento ocorreu em Anchieta (ES), reunindo centenas de jovens, jesuítas, religiosos, acompanhadores de jovens e imprensa. A cerimônia de abertura contou com experiências artísticas, pronunciamentos e partilhas. Pe. Edson Tomé Pacheco, SJ, secretário para Juventude e Vocações, destacou a importância da colaboração: “É preciso ser cada vez mais com os demais. Os jovens têm muito a nos ensinar”.

No final da celebração, uma grande bandeira levada pelos jovens marcou o início da campanha, simbolizando a esperança na juventude. “A juventude tem muito a ensinar sobre ser com os demais”, afirmou o coordenador da campanha, Ir. Bira Costa, SJ.

A campanha é uma iniciativa do Programa Vinde e Vede, visando fomentar a cultura vocacional nos ambientes onde a Companhia de Jesus está presente, ajudando as juventudes na construção de um projeto de vida aberto aos demais, cheio de sentido e esperança. A missão desta iniciativa inter-redes se estenderá até julho de 2025, com diversas ações online e presenciais. “É essencial pensarmos novas possibilidades de estarmos juntos hoje. Olhar para a juventude aqui reunida e ver que cada um de nós é um projeto de vida que precisa ser acompanhado, com um discernimento sério, responsável e autêntico. Olhar para essa ação da Companhia de Jesus no país é uma grande esperança para nós jovens”, disse o jovem universitário Samuel Condé, de Belo Horizonte (BH).

Conheça, abaixo, os objetivos específicos da campanha:

  1. Fortalecer o trabalho em rede nas diversas frentes apostólicas da Companhia de Jesus, bem como de outros organismos da Igreja no Brasil e da sociedade civil que desejam ajudar os jovens na construção dos seus projetos de vida.
  2. Oportunizar aos jovens experiências que possibilitem a vivência dos Exercícios Espirituais e o acompanhamento pessoal como ferramenta de discernimento nas suas buscas e escolhas.
  3. Ajudar os jovens a tomarem consciência das suas capacidades e das condições do mundo em que habitam, a fim de se formarem para a fraternidade.
  4. Auxiliar o jovem na construção do projeto pessoal de vida e a vivência da vocação e o seguimento da pessoa de Jesus Cristo.
  5. Promover experiências transformadoras a partir das Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus, dando uma atenção especial à perspectiva socioambiental, a fim de que o jovem faça a experiência de ampliar seus horizontes.

Fonte: MAGIS Brasil

Compartilhe esta informação: